x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 38

Hybrid View

atenção, potencia das SUV`S é pura ilusão

Tenho observado a preocupação que as pessoas(até as revistas especializadas) tem dado a "potencia " de motor das SUVS e cross-overs. Para ranquea-los, tudo bem...vale qualquer ítem , mas o que vejo é quase uma neurose pela procura da maior "cavalaria" , mas , pelo menos no caso das suvs mais comercializadas (até 130k , por exemplo), esta diferença de potência(teórica) , não se reflete, na pratica, em melhora de desempenho. Coincidentemente , motores mais potentes equipam suvs com relação de marcha pior , ou com coeficiente aerodinamico ruim , ou com peso muito maior. a unica matemática que obedece a logica nesta conta é que maior potência = maior consumo. vejamos ...
    honda CR-V 150 cv. cons. estrada 13km/l faz de 0 a 100km em 10.5s
    toyota RAV4 170 cv. cons. estrada 11km/l faz de 0 a 100km em 10.5s
    kia sorento 268 cv. cons. estrada 09km/l faz de 0 a 100km em 10.3s
    estes dados podem ser extrapolados para outros indices de performance como por exemplo , os 3 carros acima giram na faixa de 2.300 a 2.500 rpm a 120km(se naum me engano) .
    Talvez a grande diferença só se faça sentir com o carro muito pesado em subidas ou quem leva um trailer no reboque , aonde o maior torque dos motores mais potentes aí sim apareça

ja ia me esquecendo...
    Honda CR-V 1450 kg.
    Toyota RAV4 1550 kg.
    kia sorento 2000 kg.
    Talvez uma das poucas excessões nesta lista seja a do chevrolet captiva v-6 com desempenho melhor , mas ao custo quase impagavel de fazer na estrada media de 06 km/l!!!!
    observação: não considerei SUVs de luxo como grand cherokee ou porsche cayenne esta regra que observei vale para SUVS ditas "médias"

Banido
    Entrada
    03/04/2008
    Agradecimentos: 0
    pois é,

sabe que a tempos eu gostaria de conversar e levantar essa questão de potencia relativa aqui no forum.

Parei para analisar alguns fatores, e notei que pra se chegar a potencia nominal do veiculo, é analisado somente motor. (ou no maximo, motor e transmissão) rapidamente vi que existem parametros e tabelas diferentes, segundo normas internacionais que regulamentam os testes.

O peso do veiculo nunca é levado em questão, nem mesmo a relação peso x potencia. É pelo menos, a dedução que cheguei ao avaliar a relação peso potencia de um GM Celta, espantado como ele anda tão bem com miseros 70cv.

Acho que os experts aqui do forum, podem explicar e comprovar melhor o que "tentei" justificar aqui.
    Abraços

Pois é pessoal, Acho que alem do pesox potencia......... Olhando msn postadas anteriormente aqui no forum, eu não lembro agora em que seção estava mas alguem aqui do forum escreveu o que o Carrol Shelby disse a anos atras: "horsepowers sells cars, Torque wins race" e realmente é verdade!! hoje Não me preocupo mais somente com potencia e sim procuro examinar também o torque. Geralmente motor de grande cilindrada vem acompanhado de torque grande. Claro que ai vem aquela conta peso x potencia.

Usuário Avatar de rafaelfernandez
    Entrada
    21/05/2008
    Local
    Belém/PA
    Agradecimento: 1
    Alem da relação peso/potencia, temos tambem peso/torque. Ambas influem no desempenho. Tanto que a Lotus é famosa por seus carros nem tao potententes assim mas tao leves que acabam se tornando verdadeiras balas.
    Entao na verdade nao é quanto força ou potencia voce tem, mas sim a relação entre o peso e o conjunto motriz do veiculo. Tanto que motos sao muito mais rapidas do que carros e usam motores que produzem muito menos potencia que os carros.

[]´s
    Rafael

[]´s
    Rafael

Usuário Avatar de lcdalzoc
    Entrada
    01/06/2009
    Local
    Farroupilha/RS
    Agradecimentos: 9
    Influem em desempenho e consumo, principalmente, relação peso/potência e peso/torque, como comentado anteriormente. Porém, outras variáveis entram na pizza, como eficiência do motor, casamento entre motor e câmbio (lembram dos motores excelentes da L200 Triton com o câmbio burro?), relações de marcha, aerodinâmica, largura dos pneus...

Lembrando que o peso dos veículos vem aumentando de geração em geração, visto as exigências em relação à segurança em colisões. No caso do novo Sorento, o peso diminui algo em torno de 200kg, mas é monobloco (o anterior é chassi de longarinas) e não possui mais reduzida.

Thumbs down

Citação Postado originalmente por alexandre nunes marreiros Ver Post
    Talvez uma das poucas excessões nesta lista seja a do chevrolet captiva v-6 com desempenho melhor , mas ao custo quase impagavel de fazer na estrada media de 06 km/l!!!!
    Captiva... Corre... Dela e da GM !!! Leia isso: http://www.reclameaqui.com.br/239101...seus-defeitos/
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    13/03/2007
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Alexandre, nunca nem entrei num CRV, mas tenho quase certeza que a 120 Km/h o giro desse carro não deve ser menor do que 3.000 rpm.

Citação Postado originalmente por Alberto Henrique Da Costa Ver Post
    Alexandre, nunca nem entrei num CRV, mas tenho quase certeza que a 120 Km/h o giro desse carro não deve ser menor do que 3.000 rpm.
    Alberto , pesquisei no yahoo e google e achei uma reportagem da 4 rodas que cita o giro do motor do honda CRV a 100km/h na casa dos apenas 1.950rpm( talvez pelo excelente cambio automatico de 5 marchas) , e a titulo de comparação ele mesmo diz que um C-4 picasso aos mesmos 100km/h tem o giro de seu motor em 2.500Rpm.
    pelo que vi , acho que não chega perto dos 3.000rpm aos 120km/h , mas vou procurar outras informações

Citação Postado originalmente por alexandre nunes marreiros Ver Post
    Alberto , pesquisei no yahoo e google e achei uma reportagem da 4 rodas que cita o giro do motor do honda CRV a 100km/h na casa dos apenas 1.950rpm( talvez pelo excelente cambio automatico de 5 marchas) , e a titulo de comparação ele mesmo diz que um C-4 picasso aos mesmos 100km/h tem o giro de seu motor em 2.500Rpm.
    pelo que vi , acho que não chega perto dos 3.000rpm aos 120km/h , mas vou procurar outras informações
    acabei de achar um forum americano com tabela de giro de motores de alguns carros. o CRV consta como a 110km/h girando na casa dos 2.100rpm( dado bem compativel ao anterior)

Usuário Avatar de fernandodenardin
    Entrada
    13/05/2010
    Agradecimentos: 0
    Realmente Alexandre, isso é uma coisa que pouca gente leva a sério quando vai comprar um Suv.

Eu no meu caso possuia um Fiesta 1.6 Flex Sedan com 114cv. Como tenho banda e puxo um reboque(carretinha) de apróximadamente 350, 400kg ele nao aguentava muito. Troquei por uma Blazer Gasolina 2.4 com 128cv... Vendo na teoria apenas ganhei apenas 28cv(128-114), pouca diferença pra quem puxa tanto peso. Mas aí que entra as outras informações técnicas... Além de 28cv que ganhei, também tem que levar em conta o torque que do fiesta pra blazer praticamente dobra a força de torque!

É uma sequencia de coisas que se leva em conta na hora de comparar/avaliar algum veículo.

Usuário
    Entrada
    13/03/2007
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Achava q o CRV girava mais alto pelo fato do motor ser 2.0, o q considero pouco para o seu tamanho e peso. A quinta deve ser over drive, para economizar gasolina. O q acontece é q em qualquer subida, mesmo muito pouco íngrame, o câMBIO VAI REDUZIR PARA QUARTA MUITO MAIS CEDO DO Q SE FOSSE EM UM CARRO COM MAIS TORQUE, já q o CRV deixa a desejar nesse quesito. Numa ultrapassagem vai reduzir direto para a terceira mesmo sem afundar o pé. Como o Alexandre disse (em tese está certo) potência não é tudo. E o CRV é um carro que se enquadrabem como ex.pois tem uma cavalaria razoável (150cv), mais deixa a desejar em torque. Fico imaginando uma CRV com uma família e bagagem subindo uma serra. Outro ex. é o X-trail da Nissan.
    Alexandre, quando digo que vc está certo em tese vou citar o ex. do Fernando. Como ele precisa carregar peso optou pela Blazer, que tem um bom torque, que é o que ele precisa, não se preocupando com a potência (velocidade final). Neste caso potência não é tudo. No entanto há casos em que potência é documento sim. Qualquer Suv, Cross ou picape moderno com motor 3.0 pra cima vai sempre vir acompanhado de muita força (torque) em todas as faixas de rotações. A tecnologia fez com que motores de média cilindrada, e até pequena, atingissem boas doses de potência, mas para o torque não conseguiu o mesmo sucesso.

Sapo- Bomba - Tenho um Tucson V6 e no começo achava ele meio travado. Tinha dificuldade para passar dos 160Km/h. Ma agora ele tá com 13.000 Km e tá chegando fácim fácim nos 190Km. Aí eu tiro o pé, pq aqui no Brasil não tem estrada para andar mais nao.

Abraço a todos.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem