x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 38

Hybrid View

  • #1

    atenção, potencia das SUV`S é pura ilusão




    Tenho observado a preocupação que as pessoas(até as revistas especializadas) tem dado a "potencia " de motor das SUVS e cross-overs. Para ranquea-los, tudo bem...vale qualquer ítem , mas o que vejo é quase uma neurose pela procura da maior "cavalaria" , mas , pelo menos no caso das suvs mais comercializadas (até 130k , por exemplo), esta diferença de potência(teórica) , não se reflete, na pratica, em melhora de desempenho. Coincidentemente , motores mais potentes equipam suvs com relação de marcha pior , ou com coeficiente aerodinamico ruim , ou com peso muito maior. a unica matemática que obedece a logica nesta conta é que maior potência = maior consumo. vejamos ...
    honda CR-V 150 cv. cons. estrada 13km/l faz de 0 a 100km em 10.5s
    toyota RAV4 170 cv. cons. estrada 11km/l faz de 0 a 100km em 10.5s
    kia sorento 268 cv. cons. estrada 09km/l faz de 0 a 100km em 10.3s
    estes dados podem ser extrapolados para outros indices de performance como por exemplo , os 3 carros acima giram na faixa de 2.300 a 2.500 rpm a 120km(se naum me engano) .
    Talvez a grande diferença só se faça sentir com o carro muito pesado em subidas ou quem leva um trailer no reboque , aonde o maior torque dos motores mais potentes aí sim apareça

  • #2
    ja ia me esquecendo...
    Honda CR-V 1450 kg.
    Toyota RAV4 1550 kg.
    kia sorento 2000 kg.
    Talvez uma das poucas excessões nesta lista seja a do chevrolet captiva v-6 com desempenho melhor , mas ao custo quase impagavel de fazer na estrada media de 06 km/l!!!!
    observação: não considerei SUVs de luxo como grand cherokee ou porsche cayenne esta regra que observei vale para SUVS ditas "médias"

  • #3
    Banido
    Entrada
    03/04/2008
    Posts
    829
    Agradecimentos: 0
    pois é,

    sabe que a tempos eu gostaria de conversar e levantar essa questão de potencia relativa aqui no forum.

    Parei para analisar alguns fatores, e notei que pra se chegar a potencia nominal do veiculo, é analisado somente motor. (ou no maximo, motor e transmissão) rapidamente vi que existem parametros e tabelas diferentes, segundo normas internacionais que regulamentam os testes.

    O peso do veiculo nunca é levado em questão, nem mesmo a relação peso x potencia. É pelo menos, a dedução que cheguei ao avaliar a relação peso potencia de um GM Celta, espantado como ele anda tão bem com miseros 70cv.

    Acho que os experts aqui do forum, podem explicar e comprovar melhor o que "tentei" justificar aqui.
    Abraços

  • #4
    Pois é pessoal, Acho que alem do pesox potencia......... Olhando msn postadas anteriormente aqui no forum, eu não lembro agora em que seção estava mas alguem aqui do forum escreveu o que o Carrol Shelby disse a anos atras: "horsepowers sells cars, Torque wins race" e realmente é verdade!! hoje Não me preocupo mais somente com potencia e sim procuro examinar também o torque. Geralmente motor de grande cilindrada vem acompanhado de torque grande. Claro que ai vem aquela conta peso x potencia.

  • #5
    Usuário Avatar de rafaelfernandez
    Entrada
    21/05/2008
    Local
    Belém/PA
    Idade
    47
    Posts
    1,940
    Agradecimento: 1
    Alem da relação peso/potencia, temos tambem peso/torque. Ambas influem no desempenho. Tanto que a Lotus é famosa por seus carros nem tao potententes assim mas tao leves que acabam se tornando verdadeiras balas.
    Entao na verdade nao é quanto força ou potencia voce tem, mas sim a relação entre o peso e o conjunto motriz do veiculo. Tanto que motos sao muito mais rapidas do que carros e usam motores que produzem muito menos potencia que os carros.

    []´s
    Rafael

    []´s
    Rafael

  • #6
    Usuário Avatar de lcdalzoc
    Entrada
    01/06/2009
    Local
    Farroupilha/RS
    Idade
    47
    Posts
    915
    Agradecimentos: 9
    Influem em desempenho e consumo, principalmente, relação peso/potência e peso/torque, como comentado anteriormente. Porém, outras variáveis entram na pizza, como eficiência do motor, casamento entre motor e câmbio (lembram dos motores excelentes da L200 Triton com o câmbio burro?), relações de marcha, aerodinâmica, largura dos pneus...

    Lembrando que o peso dos veículos vem aumentando de geração em geração, visto as exigências em relação à segurança em colisões. No caso do novo Sorento, o peso diminui algo em torno de 200kg, mas é monobloco (o anterior é chassi de longarinas) e não possui mais reduzida.
    _____________
    Renegade STD

  • #7

    Thumbs down

    Citação Postado originalmente por alexandre nunes marreiros Ver Post
    Talvez uma das poucas excessões nesta lista seja a do chevrolet captiva v-6 com desempenho melhor , mas ao custo quase impagavel de fazer na estrada media de 06 km/l!!!!
    Captiva... Corre... Dela e da GM !!! Leia isso: http://www.reclameaqui.com.br/239101...seus-defeitos/
    4X4 Brasil

  • #8
    Usuário
    Entrada
    13/03/2007
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    55
    Posts
    68
    Agradecimento: 1
    Alexandre, nunca nem entrei num CRV, mas tenho quase certeza que a 120 Km/h o giro desse carro não deve ser menor do que 3.000 rpm.

  • #9
    Citação Postado originalmente por Alberto Henrique Da Costa Ver Post
    Alexandre, nunca nem entrei num CRV, mas tenho quase certeza que a 120 Km/h o giro desse carro não deve ser menor do que 3.000 rpm.
    Alberto , pesquisei no yahoo e google e achei uma reportagem da 4 rodas que cita o giro do motor do honda CRV a 100km/h na casa dos apenas 1.950rpm( talvez pelo excelente cambio automatico de 5 marchas) , e a titulo de comparação ele mesmo diz que um C-4 picasso aos mesmos 100km/h tem o giro de seu motor em 2.500Rpm.
    pelo que vi , acho que não chega perto dos 3.000rpm aos 120km/h , mas vou procurar outras informações

  • #10
    Citação Postado originalmente por alexandre nunes marreiros Ver Post
    Alberto , pesquisei no yahoo e google e achei uma reportagem da 4 rodas que cita o giro do motor do honda CRV a 100km/h na casa dos apenas 1.950rpm( talvez pelo excelente cambio automatico de 5 marchas) , e a titulo de comparação ele mesmo diz que um C-4 picasso aos mesmos 100km/h tem o giro de seu motor em 2.500Rpm.
    pelo que vi , acho que não chega perto dos 3.000rpm aos 120km/h , mas vou procurar outras informações
    acabei de achar um forum americano com tabela de giro de motores de alguns carros. o CRV consta como a 110km/h girando na casa dos 2.100rpm( dado bem compativel ao anterior)

  • #11
    Usuário Avatar de fernandodenardin
    Entrada
    13/05/2010
    Idade
    40
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0
    Realmente Alexandre, isso é uma coisa que pouca gente leva a sério quando vai comprar um Suv.

    Eu no meu caso possuia um Fiesta 1.6 Flex Sedan com 114cv. Como tenho banda e puxo um reboque(carretinha) de apróximadamente 350, 400kg ele nao aguentava muito. Troquei por uma Blazer Gasolina 2.4 com 128cv... Vendo na teoria apenas ganhei apenas 28cv(128-114), pouca diferença pra quem puxa tanto peso. Mas aí que entra as outras informações técnicas... Além de 28cv que ganhei, também tem que levar em conta o torque que do fiesta pra blazer praticamente dobra a força de torque!

    É uma sequencia de coisas que se leva em conta na hora de comparar/avaliar algum veículo.

  • #12
    Usuário
    Entrada
    13/03/2007
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    55
    Posts
    68
    Agradecimento: 1
    Achava q o CRV girava mais alto pelo fato do motor ser 2.0, o q considero pouco para o seu tamanho e peso. A quinta deve ser over drive, para economizar gasolina. O q acontece é q em qualquer subida, mesmo muito pouco íngrame, o câMBIO VAI REDUZIR PARA QUARTA MUITO MAIS CEDO DO Q SE FOSSE EM UM CARRO COM MAIS TORQUE, já q o CRV deixa a desejar nesse quesito. Numa ultrapassagem vai reduzir direto para a terceira mesmo sem afundar o pé. Como o Alexandre disse (em tese está certo) potência não é tudo. E o CRV é um carro que se enquadrabem como ex.pois tem uma cavalaria razoável (150cv), mais deixa a desejar em torque. Fico imaginando uma CRV com uma família e bagagem subindo uma serra. Outro ex. é o X-trail da Nissan.
    Alexandre, quando digo que vc está certo em tese vou citar o ex. do Fernando. Como ele precisa carregar peso optou pela Blazer, que tem um bom torque, que é o que ele precisa, não se preocupando com a potência (velocidade final). Neste caso potência não é tudo. No entanto há casos em que potência é documento sim. Qualquer Suv, Cross ou picape moderno com motor 3.0 pra cima vai sempre vir acompanhado de muita força (torque) em todas as faixas de rotações. A tecnologia fez com que motores de média cilindrada, e até pequena, atingissem boas doses de potência, mas para o torque não conseguiu o mesmo sucesso.

    Sapo- Bomba - Tenho um Tucson V6 e no começo achava ele meio travado. Tinha dificuldade para passar dos 160Km/h. Ma agora ele tá com 13.000 Km e tá chegando fácim fácim nos 190Km. Aí eu tiro o pé, pq aqui no Brasil não tem estrada para andar mais nao.

    Abraço a todos.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade