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  • #1
    Usuário Avatar de Jean Batistelli
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    GC ZJ 5.2 v8 - Morre após engatar?




    Olá companheiros, estou com problemas com a minha GC 96, hoje sai para dar uma vol e entrando na garagem ela morreu do nada, dei na partida novamente e funcionou normal, quando coloquei e D apagou e assim está agora, ela funciona normalmente só que quando tira do P para engatar qualquer marcha que seja (R,D, 1 ou 2) ela morre na hora, fizo o teste da chave e está constando o cod 24 (sensor TPS), como eu tenho outra cherokee que comprei só para servir de doadora de peças, retirei o sensor TPS dela e fui fazer o teste só que me deparei com um impasse, a cherokee que tenho para doar peças o ano é 98 e muda o encaixe do sensor, retirei o encaixe com o sensor da 98 e testei na 96 ligando os fios seguindo a mesma coloração e não deu certo. Será que o da 98 é diferente da 96 só o encaixe ou o sensor tb é? ou pode ser outro sensor que esteja dando esse problema? Desde já, agradeço a atenção de todos !!!
    ZJ V8 96 - Kit Susp. "6", Snorkel Ogz, Guincho Hi Pull 9100B, Pneus "35", True Trac dif. diant....

  • #2
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    Outro detalhe que me esqueci de mencionar, é normal ela da partida em N?, pois a minha pega em N sem problemas, pois estava pensando em algum problema com o sensor Park/neutral.
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  • #3
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    É normal ela dar partida em N sim.

    Tua luz de ré liga quando tu engata o ré? Se tu liga ela em N, ela fica funcionando normal?

    O TPS tem três fios, dá pra testar com um multímetro. Se não me engano:

    Preto / azul claro -> neutro
    Laranja / azul escuro (é o do meio) -> sinal de saída do sensor, varia de 0 a 5v com a posição da borboleta
    Preto / branco -> 5v constante

    O sinal é o mesmo tanto na 96 como na 98, muda o conector, o da 96 acho que é o de pinos redondos e o da 98 tem pino chato, e não sei se muda a ordem dos fios, mas são os mesmos três, neutro-sinal-5v.

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  • #4
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    Oi André, a luz de Ré ascende normal quando engata a ré, realmente no sensor de TPS da 96 não pinos redondos e da 98 são pinos chatos, os fios seguem a mesma cor, fiz o teste com o da 98 e ficou do mesmo jeito, da na partida funciona direitinho, não falha, a marcha lenta normal, só que quando engata qualquer marcha morre na hora, dá uma estancada. Vol tentar arrumar um voltimetro e fazer os teste como vc falou. Por enquanto ainda estou meio perdido. Qualquer idéia será bem vindo !!!
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  • #5
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    Já tentou mover ela na posição N mesmo com o motor desligado?

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  • #6
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    Olá wilsonaa, não tentei ainda, mais a questão do sensor tps já foi descartado, está funcionando testamos com multimetro e está trabalhando normalmente, o que me encuca que no teste da chave ainda persiste o código de erro nº 24, vou partir para os outros sensores, de Rotação, park/neutro. Vou tentar colocar e N com o motor desligado. e se ela não for para o N? é um problema?
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  • #7
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    Jean, acho que o Wilson quis dizer pra empurrar ela com o câmbio em N pra ver se não tem nada "emperrado" nos diferenciais, caixa, etc.
    Outra hipótese é que o conversor de torque tenha ficado travado, aí quando engata a marcha o motor apaga pelo "peso" do conversor.. por acaso a luz do OD não tá acesa? Esse câmbio é aquele que foi reformado há pouco?

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  • #8
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    Olá André, é isso mesmo, fiz o cambio recentemente, pois eu até fiz om tópico para ver a possibilidade de coloca-lo manual, ainda não verifiquei a questão do OD, a impressão que se tem é essa mesma, como se o conversor estivesse travado e ao engatar pesa e o motor morre, a uns 10 dias fiz uma trilha com ela, e apresentou o mesmo problema, depois de andar 500 mts com ela em 1º reduzida quando parei ela apagou, dei na chave novamente e quando engatava apagava, esperei um pouco até o motor esfriar e tenteinovamente ai segurou e fui embora, voltei para casa sem nenhum problema (uns 200 kms). ontem levei para arrumar o escapamento estava funcionando direitinho, quando cheguei na garagem que tem uma subidinha um pouco ingrime ela apagou, dei na partida novamente e de lá para cá assim está.
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  • #9
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    Eu lembro que tu estavas com problema no câmbio. Testa se com o OD desativado o problema continua. Torço pra que seja "somente" algum curto no circuito que trava o conversor de torque, e não um problema mecânico.

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  • #10
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    PS: O teste acima é porque quando vi uma demonstração do sistema de paddle shifter pras Sports, que vai ligado direto nos fios do câmbio pra controlar as marchas manualmente, eles reforçam o aviso de que não pode esquecer a trava do conversor ligada senão pode fazer o motor apagar. Exatamente como tá acontecendo contigo. Como a tua é 96, ela ainda não mostra os códigos de erro do câmbio, nas mais novas tem um código específico pra isso, quando o TCC fica travado.

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  • #11
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    Citação Postado originalmente por andretomasi Ver Post
    Jean, acho que o Wilson quis dizer pra empurrar ela com o câmbio em N pra ver se não tem nada "emperrado" nos diferenciais, caixa, etc.
    Outra hipótese é que o conversor de torque tenha ficado travado, aí quando engata a marcha o motor apaga pelo "peso" do conversor.. por acaso a luz do OD não tá acesa? Esse câmbio é aquele que foi reformado há pouco?

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    BLZ André , é exatamente este o objetivo deste teste

    Um outro teste poderia ser feito verificando os fusíveis e reles .

    T+

    Wilson

  • #12
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    Grande andré é isso mesmo, o conversor de torque está travado, meu mecanico levou ela e colocou ela no elevador deu na partida colocou em D e engatou normalmente sem apagar, como não tem o peso do carro nas rodas, não apagou, ainda não tive tempo de ir até lá para ver a questão do OD para ver se está aceso ou não, agora te pergunto, como faço para ver esse defeito no OD? fora o botão do painel tem algum relé ou algo assim que possa está acionando o OD mesmo parada? já que o OD só deveria travar o conversor em 4º?
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