Pessoal, quando me iniciei no 4x4 li praticamente todos os tópicos deste Forum e em um deles alguém disse que não era legal colocar tiras de aço como reforços no chassi dos Jeeps porque ele precisa ser flexível pois faz parte da suspensão. O chassi trabalha juntamente com a suspensão, contorcendo-se para que o Jeep enfrente os obstáculos.
Assistindo a esse vídeo da Turma 4x4 percebí nitidamente esse trabalho e achei interessante postar aqui como esclarecimento.
Vejam no primeiro obstáculo, a partir de 20 segundos até dois minutos de filme, a dificuldade para os veículos de suspensão mais moderna, mais adequada ao asfalto, passarem pela erosão. A Tracker e as TR4 penam para passar. O Troller passa com facilidade devido ao bloqueio, aliás o vídeo é bom também para ilustrar o funcionamento do bloqueio de diferencial, vejam como a roda do Troller fica no ar e vira na mesma velocidade da roda que ficou em contato com o chão.
O CJ5 se contorce feito uma lagarta e, graças ao trabalho conjunto da suspensão e chassi, não toma nem conhecimento do obstáculo:
YouTube - ‪Canal de turma4x4‬‏