Prezados,

Ontem à noite, após uma semana sem ligar o jipe, fui dar uma volta por POA. Antes mesmo de o motor esquentar, o led indicador do nível de água do sistema de arrefecimento começou a piscar bem fraquinho, como se estivesse num curto-circuito. Após pouco tempo, reparei que a luz acendia forte quando eu freiava (a água do reservatório ia para a frente do mesmo, fazendo o sensor que fica parte de trás fechar contato e dar o aviso).

Rodei bem na manha até chegar em um posto, onde verifiquei que estava pingando água pelo rolamento da bomba d'água. Desliguei o jipe, esperei o motor esfriar um pouco e abri a tampa do reservatório bem devagar, permitindo o gradual alívio de pressão existente no sistema. Verifiquei então que havia algo como 0,5 - 1cm de água no reservatório e que a mesma também não havia fervido.

Completei o nível com água e rodei mais 6 quadras até chegar em casa.

Acredito que o rolamento da bomba tenha colapsado parciamente permitindo que a mesma perdesse água, mas ainda mantendo a circulação de água pelo bloco.

Se eu não tivesse o sensor, a água teria baixado até o ponto em que a bomba, mesmo funcionando parcialmente, não teria mais o que bombear pelo bloco. Desse ponto para um motor fundido ou grandes prejuízos teria sido um "abraço"...

Gastei R$ 500,00 (R$ 350,00 da tampa com sensor original da Range Rover + R$ 150,00 do módulo do Krueger).

Quanto eu poupei?! Não gosto nem de pensar no custo e menos ainda em ter que fazer o motor do jipe...

Quem aqui no fórum ainda roda SEM sensor???

Quanto as causas desse colapso, um breve resumo:
- comprei o jipe com 55.000km e ele já veio apenas com água comum no sistema de arrefecimento
- rodei mais 20.000km com essa água, sempre me enrolando pra fazer a troca...
- 1 mês atrás eu fiz a limpeza completa do sistema de arrefecimento numa casa especializada, bem como a troca de todo a água pelo fluido correto. Aliás, semana que vem eu deveria retornar lá para fazer a segunda e definitiva troca do fluido do sistema
- Na penúltima vez que eu usei o jipe, forcei o motor em 3ª marcha para dar uma "limpada" no escapamento, pois reparei num leve aumento de fumaça nos últimos tempo...

Acredito sinceramente que a limpeza do sistema tenha liberado detritos que, no momento que eu forcei o motor para limpeza do escape, tenham colapsado a já fragilizada bomba d'água (por ter rodado muitos mil km apenas com água...)

Fica aqui o relato e o aviso: não tire seu land da garagem sem ter alarme de nível!!!

Agora é estudar os manuais e ver se eu dou conta de fazer a troca em casa mesmo! Só preciso arrumar um torquímetro emprestado... hehehe

Abraços!!!