Impasse: Os carros maquiados para o off-road são ou não capazes do off-road leve (4X2)?


Com o lançamento do Crossfox, volta a haver uma discussão que não parece ter fim: Para que um carro maquiado para off-road se de off-road não tem nada? Vejo em muitas revistas automobilísticas, duras críticas por parte de alguns leitores quando o assunto são os carros Adventure, Crossover, Rally, etc, entretanto, vendem muito por sua aparência robusta, o que ninguém pode discutir. Agora faço outra pergunta: Qual carro não é off-road? Alguém já parou pra pensar nisso? Vou dar exemplo da região onde moro, moro em Campo Grande, MS, uma capital de quase 1 milhão de habitantes, que tem uma ligação muito forte com o meio rural. Aqui, exagerando um pouco, tem quase 1 pick-up para cada carro, e com freqüência se vê carros pequenos muito sujos de lama, que voltaram de fazendas (as caminhonetes estão sempre limpas e no asfalto), em estradas de terra muito precárias sem que esteja escrito na traseira Adventure, Crossover...
Não há necessidade de ter tração 4x4, suspensão elevada, nem reforço estrutural para sair do asfalto, vou dar outro exemplo: em uma das etapas do rali universitário de 2004, houve um episódio que prova isso, grande parte dos universitários aqui tem caminhonetes e, participaram do rali, em uma das etapas havia um lugar de areão para passar, as caminhonetes 4x2 chegavam lá com suas suspensões altas e pneus BF e ficavam atoladas, algumas 4x4 passavam com certa dificuldade, então se aglomerou atolados no lugar, quando surge um Uno, que estava competindo, que não tinha pneus A/T, não tinha suspensão elevada e nenhuma forma que o caracterizasse off-road, então o Uno entra no areão, os pilotos das caminhonetes riam muito e tiravam sarro, então o Uno foi patinando na areia e transpondo o trecho bem vagarosamente, com a platéia toda contra ele, e o Uno foi indo sem afundar, e foi e foi, a platéia ficou silenciosa e quando viram que o Uno já havia passado as caminhonetes e estava próximo ao fim do trecho de areão, seus concorrentes começaram o torcer pra ele e acabou transpondo o trecho sem atolar, lembrando que para participar não pode ter sido piloto ou já ter participado de outro rali, é só para iniciantes universitários! Outra coisa, as empresas de sal mineral, sementes de pastagem, topografia, oficinas e concessionários de trator, que oferecem serviços nas fazendas optam por Uno e Gol, parece estranho, mas não é, pode perguntar porque, que os empresários vão responder: Agüentam o tranco, não dão problema, manutenção de rotina barato e são mais rápidos nas estradas de chão que as caminhonetes! É fato!
Os carros podem enfrentar vários tipos de terreno sem muito sofrimento, tudo depende do dono, Ferraris, Lambrguinis, alguns Porsche, esses sim são carros que não tem nada de off-road e não devem ter mesmo, são bons pro asfalto, agora qual o problema em enfrentar um trecho de trilha ou uma estrada de terra batida com uma Strada Adventure, que tem 17 cm do chão? Ou com uma Saveiro Crossover? Com um EcoSport 4x2? Ou com o próprio Crossfox? Pode raspar em baixo em alguns lugares, mas tem protetor do carter, é só não passar a 110km/h que não haverá mais problemas, o mesmo ocorre na lama, é só saber transpor!
Agora, se você quer passar sobre arvores caídas, subir morro ou atravessar uma lagoa, agora sim, compre um Land Rover, um Troller, ou um Cross Lander e divirta-se, mas se você quer um carro robusto que tenha uma ou outra forma de melhoria (mesmo se for pouco significativa) para o off-road, para pescar em um fim de semana, ir a fazenda sem precisar carregar muita coisa, se aventurar em estradas de terra que você não conhece.... compre algum dos off-roads leves que você vai se dar bem, e outra coisa, vai me dizer que o EcoSport, linha Adventure e linha Crossover não fazem bem as vistas no trânsito das grandes cidades? Que bela maquiagem!