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  • #1

    Recirculação de Gases - A hora da verdade.




    Olá Colegas!

    Estou voltando novamente com o último diagnóstico do meu "incômodo" sistema de recirculação de gases (EGR) . Se alguém conhecer desse sistema do Vitara iria me ajudar muito (são todos iguais dos modelos 93 pra cima).

    Na ultima "fuçada", eu testei e lubrifiquei o sistema da válvula EGR com WD-40 e ela estava com a movimentação OK.

    desobstruí as entradas do coletor na fixação da válvula e tirei muita sujeira do Modulador EGR (injetando água e depois expelindo pelo diafragma) e lubrifiquei pelo orifício de respiro, só pra ter certeza.

    Por ultimo verifiquei se havia obstrução na válvula solenoide e estava tudo ok (lubrifiquei o orífício do filtro, só pra ter certeza).

    Melhorou bem pouco e o curioso é que ele começa a apresentar defeito apenas quando o motor está bem quente (temperatura ótima de serviço), provocando oscilações e solavancos apenas entre 1400 e 2000 rpm e mantendo a aceleração em ponto morto entre 1500rpm.

    O mais curioso de tudo é que esse "fenômeno" (permanecer acelerado) só ocorre quando há altas solicitações de carga (acelerações em subidas ou retomadas) e por outro lado os solavancos só ocorrem quando há baixas solicitações (acelerar levemente em descidas ou velocidade de estacionamento).

    Sei que a função básica da válvula EGR é regular a vazão de gás recirculante entre cargas baixas e altas, mas aparentemente o meu sistema está ok.

    Perguntas:
    Poderia a válvula estar com muita resistência? Pois eu precisei fazer uma certa força para deslocar o diafragma.
    Há a possibilidade de ainda haver galerias entupidas? Caso positivo eu teria que desmontar toda a TBI para limpeza geral?
    Tem a famosa válvula PCV que sai da capa do comando de válvulas e se liga no coletor. Poderia ser esta o problema (é mais complicada de analisar devido ao posicionamento).

    Desculpe pelo texto longo e os vários termos técnicos, mas realmente tenho esperanças que alguém tenha passado por um problema semelhante e o solucionado, afinal, acredito que esses sistema deve dar muitos problemas, mas a maioria encara como normal e não dá muita atenção, até virem outros problemas em decorrência disso .

    No mais, Obrigado.
    Paulo

  • #2
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    Caro amigo Nepó,

    Existe algum fio na válvula EGR que limpou, movimentou e removimentou?
    Resposta = Não
    Tem alarme de "Check engine" durante os falhamentos? qual é o código?

    Provavelmente seu problema vem do entupimento do famoso tubinho no coletor de ar, aquele que se liga a solenóide vermelha, que por incrível que pareça é a solenóide ligada a EGR.

    Se o tubinho estiver desentupido, o problema está no pistão da solenoide que necessita limpeza.

  • #3
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    Acho que troquei de solenóide, a da EGR é a azul, e a sucção e feita na TBI, que pode estar obstruido. Remova o tubo de baixo da solenóide durante o funcionamento do motor e verifique se há sucção.

  • #4
    Fala Periquito,

    A EGR é do estilo simples, sem fios e sensores, apenas o duto de entrada do coletor (aonde é parafusado) e as duas saídas para o modulador.

    O mais intrigante é que quando realizo o Check engine dá cód. 12, ou seja, tudo OK.

    Já testei a sucção sa saída do modulador e está perfeita. Inclusive fiz um teste na qual eu deixava desconectada a mangueira de saída da válvula solenóide (azul) e o carro ficou acelerado mas sem os solavancos. Depois fiz uma conexão direta entre as duas mangueiras (entrada e saída da solenóide) e o carro ficou com a aceleração OK mas dava trancos a baixa potência. Porisso estou presumindo que o problema seja realmente o sistema EGR. Tudo isso, apenas quando o motor está quente. Quando está frio, de manhã, fica jóia.

    Você já fez o teste de movimentação da válvula EGR? No manual fala que ela deve se movimentar com a aceleração, o que não está ocorrendo no meu teste.

  • #5
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    Analise melhor o defeito, seu problema pareçe ser outro que não EGR, EGR fatalmente dá código de erro.

  • #6
    Pois é...
    Já cogitei ser problema do TPS e/ou redutor de pressão de combustível, mas pelo fato do carro ficar OK quando está frio já descarta essas duas possibilidades certo?

    Como controle de aceleração que varia apenas quando o carro aquece, não me sobraram muitas alternativas que não o EGR e talvez a válvula PCV que liga o comando de válvula do motor à TBI.

    O sistema EGR do Vitara 8v é puramente mecânico e não sei se o cód de falhas conseguiria detectar uma possível falha. Pelo que sei, apenas as válvulas com sensor de temperatura são interligadas com a ECM.

    Vou verificar TODAS as conexões de sensores, cabos elétricos e aterramento (mais uma vez por via das dúvidas) mas acredito que se fosse problema eletro-eletrônico fatalmente estaria acusando no "check engine".

    Realmente é muito chato, já estudei tanto esse motor que o conheço mais do que qualquer mecânico que consulta, o que me desespera mais ainda porque se eu não estou conseguindo diagnosticar, imagine "eles".

  • #7
    Usuário Avatar de Periquitooffroad
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    Citação Postado originalmente por nepomuk
    Pois é...
    Já cogitei ser problema do TPS e/ou redutor de pressão de combustível, mas pelo fato do carro ficar OK quando está frio já descarta essas duas possibilidades certo?
    Regulador de pressão com diafragma furado não falha quando frio pois o combustível que afoga a TBI desce com o passar do tempo. Quando começa a rodar ele acaba por afogar o motor pois a gasolina e sugada pelo vácuo.
    Remova a mangueirinha mais fina, que saí dele para TBI e ligue o motor, se passar gasolina já viu.

    Somente erros de sensores da injeção são apontados no "CHECK ENGINE".

    O sensor da EGR é o que está ligado a EGR, ou seja a Solenoide Azul chamada de VSV EGR.

  • #8
    Tem alguma técnica (ou gambi) para se vedar as conexões das mangueiras nos terminais?

    Estava pensando em algo como silicone líquido ou até mesmo aqueles "veda-rosca" utilizado em tubos PVC.

    De tanto tirar e colocar as mangueiras para teste elas já não estã mais tão firmes.

  • #9
    CARA QUANDO EU TINHA UM VITARINHA ELE DEU ESTE PROBLEMA DAI PEGUEI E FIZ OQ VC FEZ SO QUE TANBEM LIMPEI O CANISTER POIS QUANDO FICA MUITO USADO PASSA PODE CARVAO PARA VALVULA BEM LIGUE O TUBO QUE SAI DO COLETOR NA PRIMEIRA ENTRADA DA VALVULA E DEIXE A SEGUNDA QUE VAI PRO CANISTER DESLIGADA DEUMAS PISADAS NELE DAI VC CONECTA A MANGUEIRA DO CANISTER NA ENTRADA DO MEIO DA VALVULA NO CANISTER DEVE TER UMA QUE VAI PARA O TANQUE ISSO APOS FAZER UMA LIMPESA COM SOLVENTE NA VALVULA E DEPOS LUBRIFICALACOM WD 40 DAI VC TROCA A VALVULA PVC PELA DO COROLA ANO 2000 QUE FICA BOM BEM PELOMENOS NO MEU FICOU

  • #10
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    Nepo...

    Vc consegui resolver seu problema?

    Recebi um Check Engine 51 outro dia... to com a luz acesa até hoje... naum tenho os problemas de marcha lenta que vc relatou naum... o carango liga frio com 1500 Rpm, depois reduz para 1000 e depois para uns 700/800... mas a porcaria do Check engine tá lá bem aceso com um 51 memorizado... se apagar a memória do módulo a luz acende logo que o carro termina de aquecer....

    De boa idéia este 51 naum tem nada....

    O caso é que já testei e limpei quase todo o sitema... as duas válvulas de PVC estão Ok, o atuador de marcha lenta (AIC) está OK, o modulador de EGR está OK... só que a EGR em sí parece emperrada.... e descofio dela mesmo pois a luz só acende quando o carro aquece que é quando a desgramada deveria começar a funcionar...

    A sua EGR estava emperrada e vc limpou, é isso? Deu certo?Gostaria de saber pois se deu certo vou fazer na minha também...

    P.S. Os problemas na EGR são detectados quando a leitura da sonda lambda saem da escala esperada para cada ponto de RPM, Temperaturas etc....

    []s aguardando uma ajudinha e esquentando as ferramentas para remover e EGR e Tascar Wd 40, White Lub, Acido Sulfurico ou o que precisar se isso resolver o problema

  • #11
    Olá Gasoso,

    Infelizmente o combustível brasileiro é uma CACA ao quadrado e o que deveria durar 200.000 km sem manutenção começa a dar pau antes dos 100k.
    O Ponto crítico (e fraco) do motor do vitara é o sistema de vácuo e gazes de exaustão que, se colocar uma gasolina mais vagabunda, entope de primeira.

    No meu caso, a minha EGR, bem como as tubulações, estavavam bastante carbonizadas, mas não o suficiente para obstruí-las e causar algum problema mais sério. No final das contas o problema todo estava em um By-pass gambiarra que o antigo prorpietário fez para se contornar uma obstrução de um dos canais de vácuo. Foi só desobstruir tudo com um arame e um pano fino embebido em querosene. Ficou jóia!

    No seu caso, se o sistema está apontando a EGR, é bem provável que ela estaja entupida em alguma parte.
    Conselho: Não utilize WD40 ou qualquer outro solvente químico para se limpar a válvula pois ela tem uma menbrana de borracha que fatalmente será danificada no contato com esses produtos.

    Utilize Diesel, querosene ou até mesmo a própria gasolina.
    Se o problema persistir pode se a sua sonda-lambda que está com uma leitura errada (suja).

    Abraço,
    Paulo

  • #12
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    Se o problema persistir pode se a sua sonda-lambda que está com uma leitura errada (suja).
    Minha soda lambida é no vinho...

    troquei ela a poucos dias... a antiga ainda estava variando a leitura, porém menos do que o esperado.... achei que fosse ela a culpada e adaptei uma Generica mesmo.... a leitura da sonda ficou 100%, mas nada do 51 desaparecer...

    Vou ver se abro minha EGR este fim de semana (com um porrete na mão pois acho que vai saí até bicho de dentro dela....)
    mas espero que tenha como limpar....

    Que bom que vc resolveu sua bronca...
    []s e valeu a força

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