Eu tenho duas V6 ano 1997, não posso fazer comparação com o V8 pois nunca tive uma....
Eu recomendo a Explorer sim, pra tudo que voce precisa, uso apenas na cidade e em viagens(estive em SP semana passada com ela), não sei como é o desempenho em trilhas pois nunca fiz, mas alguns amigos que usam na trilha recomendam, só nao dá pra exagerar no tamanho do pneu sem colocar body lift.
Quanto a manutenção, muitas das peças são as mesmas da Ranger V6, é o mesmo motor, ja as V8 acho que é só Explorer que tem então vai ficar mais complicado de encontrar as peças de reposição... só importando ou pagando um olho da cara...
Preferi o cambio manual da Explorer, é mais dificil de achar(tambem da Ranger), não que o automático seja ruim, o cambio é muito bom, o problema é o dono anterior que, salvo raros casos, nunca fez a manutenção preventiva do cambio(troca de filtros, óleo e etc)
Ja tenho mais de 30.000Km de Explorer e nao me arrependo nada, inclusive quero vender uma das minhas 97 pra pegar uma Limited agora...
Qualquer duvida que eu possa te ajudar basta entrar em contato!!
Abração!