Tenho uma Rural 63 4x4. Quando uso a reduzida e forço ela, fica escapando a dianteira. E não precisa forçar muito não, ela escapa fica estralando e não puxa... é normal na automatica ou ela deve estar gasta??
O que me recomendam mudar pra isso resolver??
O problema é que final de semana fiquei encalhado...a traseira patinando e a da frente até que tava pegando traçao, so que não tirava a camionete do atoleiro porque ficava estralando e escapando a reduzida....com muito custo e aos poucos colocando pedras na roda traseira...consegui sair....mas se não escapasse a dianteira garanto que sairia com muito mais facilidade....
Tenho uma Rural 63 4x4. Quando uso a reduzida e forço ela, fica escapando a dianteira. E não precisa forçar muito não, ela escapa fica estralando e não puxa... é normal na automatica ou ela deve estar gasta??
O que me recomendam mudar pra isso resolver??
Olá Jdutra!!!
Se vc tem a roda-livre automática, pode ser ela sim. O sintoma é esse mesmo. Solução: ponha uma roda-livre manual. Não vale à pena trocar o reparo dessa roda-livre, pois dura pouco...
Ouvi dizer que as novas rodas livres automáticas da AVM já não tem mais esse problema e o sistema é bem mais robusto. No site da Donatti tem a manual e a automática à venda, sendo a automática quase o dobro do preço.
Alguém tem experiência com essas rodas livre automáticas novas ou vou ter o mesmo problema caso force ela também?
Ouvi dizer que as novas rodas livres automáticas da AVM já não tem mais esse problema e o sistema é bem mais robusto. No site da Donatti tem a manual e a automática à venda, sendo a automática quase o dobro do preço.
Alguém tem experiência com essas rodas livre automáticas novas ou vou ter o mesmo problema caso force ela também?
Olá Jdutra!!!
Não sei se estamos falando da mesma, mas um amigo meu quebrou as automáticas na 1ª voltinha...
Para saber o que esta acontecendo, só mesmo desmontando a reduzida.
Dificilmente o sistema de engate da reduzida dá problema, por ser um equipamento de uso eventual.
Existe o paliativo, se for contatado o desgaste nas engrenagens do sistema de engate, de se frezar as engrenagens, o que eu particularmente não gosto de fazer.
Mas, como ja foi citado, verifique se o sistema de roda livre é automatico e se ele esta funcionando. De qualquer forma se for RL automatica substitua por uma manual.
Para saber o que esta acontecendo, só mesmo desmontando a reduzida.
Dificilmente o sistema de engate da reduzida dá problema, por ser um equipamento de uso eventual.
Existe o paliativo, se for contatado o desgaste nas engrenagens do sistema de engate, de se frezar as engrenagens, o que eu particularmente não gosto de fazer.
Mas, como ja foi citado, verifique se o sistema de roda livre é automatico e se ele esta funcionando. De qualquer forma se for RL automatica substitua por uma manual.
Ok! Vou verificar...
Tinha me preocupado quanto aos custos...pois acabei de negociar a camioneta...e na jogada...acabei ficando com isso para fazer...arrumar a reduzida que ta escapando...no pior das hipotese o que tu acha que gastaria uns 500,00 no pau brabo?
a roda livre automática pode estar gasta, ou o acionamento das alavancas com folga e por isso escapando
Amigo Renam e colegas...
Entendi perfeitamente, mas ainda estou com duvidas...ocorre que nas rodas dianteiras, existe a opçao de girar um botao e colocar 4x4 (AVM) entao agora confudiu...o que é um avm automatico e um manual?
Nem girei os botoes ainda pois estou com duvidas...sao duas meneiras conjuntas de colocar 4x4? ou seja manual, girando os botoes e/ou automatica, trocando na lavanca no interior do veiculo...caramba...
Novamente coloco a situaçao do meu jipe, nao tem a opcao de torcar nas rodas (acionamento 4x4), so trocar tudo nas alavancas e tchau...um abraço...o bicho ronca e fuça sem parar...heheh
Sera que eu teria de acionar o 4x4 manual (nas rodas) e depois engatar a reduzida na alavanca no interior da vtr? Assim nao escaparia a reduzida ou nao tem nada a ver?
Sistema de roda livre automática é o que não precisa girar na roda, apenas na alavanca...
Sistema manual (o mais forte e confiável) tem que além da alavanca interna, girar nas rodas.....
Se apenas girar nas rodas...o que ocorre é que quando você andar vai girar o diferencial dianteiro também....se desligar a roda...elas ficam livres....e para ter força do motor no diferencial dianteiro tem que ligar a alavanca .....e se ligar a alavanca e não ligar na roda não tem 4x4 e vice versa...pra funcionar 4x4 tem que além de ligar na roda...ligar na alavanca...
Eu quando entro na trilha....ligo nas rodas...e quando precisa usar a 4x4 uso a alavanca...quando saio da trilha desligo as rodas também...
Sistema de roda livre automática é o que não precisa girar na roda, apenas na alavanca...
Sistema manual (o mais forte e confiável) tem que além da alavanca interna, girar nas rodas.....
Se apenas girar nas rodas...o que ocorre é que quando você andar vai girar o diferencial dianteiro também....se desligar a roda...elas ficam livres....e para ter força do motor no diferencial dianteiro tem que ligar a alavanca .....e se ligar a alavanca e não ligar na roda não tem 4x4 e vice versa...pra funcionar 4x4 tem que além de ligar na roda...ligar na alavanca...
Eu quando entro na trilha....ligo nas rodas...e quando precisa usar a 4x4 uso a alavanca...quando saio da trilha desligo as rodas também...
Abraços,
Jonas
Jonas,
Agora entendi tudinho...legal... obrigado...para testar vou girar nas rodas e ligar na alavanca interna 4x4 e engatar reduzida (ou seja aciono tudo). Podera ser que a reduzida esteja escapando por nao estar ligado o 4x4 nas rodas.