Pessoal, meu jeep é 1976 e originalmente veio com motor OHC 4CC, câmbio 4 marchas e relação de diferencial 9:44.
Em algum ponto da sua história o motor foi substituído por um BF 161, mas o câmbio e o diferencial foram mantidos. Quando chegou em minhas mãos já estava assim.
Seu desempenho na trilha é excelente e não tenho do que reclamar, mas na rodovia, até chega aos 90Km/h, mas forçando muito o motor.
Uma velocidade de cruzeiro confortável é por volta de 60/70 Km/h, mas hoje em dia essa velocidade chega a ser perigosa em rodovias, atrapalhando demais o trânsito.
Eu gostaria de melhorar um pouco o desempenho dele no asfalto. Já vi aqui no forum o pessoal falando de um over drive americano para adptar, mas não chegaram a conclusão nenhuma. Pensei também em uma caixa com 5 marchas (5ª ov), mas eu não gosto de adaptações e gostaria de manter o mais original possível.
Comecei então a fazer algumas contas e tive uma idéia e gostaria da opinião dos colegas.
Para mim, o desempenho nas trilhas de um CJ5 com motor BF 161, caixa de 3 marchas, diferencial com relação 8:43 e pneus 7,50X16 é mais que suficiente, mas em rodovias nem pensar, é pior que o meu.
Pensei então na substituição da relação de diferencial por uma mais longa, uma 11:47. Meu mecânico não quis nem ouvir, disse que não funciona, que o jeep perderá a força na trilha e eu me arrependerei da modificação, mas a idéia não saiu da minha cabeça, porque segundo as minhas contas ficaria bom para trilha e bom no asfalto, vejam meus cálculos.
43/08 = 5,375
44/09 = 4,889
47/11 = 4,273
Câmbio 3 marchas c/ dif.8:43
1ª 2,798 X 5,375 = 15,039:1
2ª 1,551 X 5,375 = 08,337:1
3ª 1,000 X 5,375 = 05,375:1
Câmbio 4 marchas do OHC c/ dif. 9:44 (meu jeep)
1ª 3,570 X 4,889 = 17,453:1
2ª 2,381 X 4,889 = 11,640:1
3ª 1,530 X 4,889 = 07,480:1
4ª 1,000 X 4,889 = 04,889:1
Câmbio 4 marchas do OHC c/ dif. 11:47
1ª 3,570 X 4,273 = 15,254:1
2ª 2,381 X 4,273 = 10,173:1
3ª 1,530 X 4,273 = 06,537:1
4ª 1,000 X 4,273 = 04,273:1
Como vocês podem ver a relação final da 1ª do câmbio 4 marchas com diferencial 11:47 é pouca coisa mais forte que a 1ª do câmbio 3 marchas com diferencial 8:43.
Com a segunda, ocorre a mesma coisa.
Na última marcha, que é 1:1, fica muito mais longa no 4 marchas.
Assim, acho que ele teria um desempenho semelhante (um pouco mais forte) ao 3 marchas c/ 8:43 na trilha e um desempenho muito melhor em rodovias em função da relação mais longa do diferencial.
Minha dúvida é se não vai ficar longa demais e o jeep vai perder muita velocidade na subida, pedindo 3ª com frequencia.
Qual a opinião de vocês?
Alguém tem alguma experiência nesse sentido?
Desculpem-me pelo post longo, mas eu precisava explicar minha teoria.