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  • #1

    Buchas de suspenção




    Gostaria da ajuda dos amigos do forum, gostaria que fosse postado diversas medidas de buchas do jumelo e das molas de varios veiculos, como toyota, suzuki, willis, etc... Preciso destas medidas por que quero adaptar em meu jipe (rocsta) buchas em PU, mas tambem para ajudar aqueles que podem precisar futuramente. Nescessito mais das medidas externas.

  • #2
    Usuário Avatar de Rodrigo Baratti
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    Citação Postado originalmente por danilorocsta Ver Post
    Gostaria da ajuda dos amigos do forum, gostaria que fosse postado diversas medidas de buchas do jumelo e das molas de varios veiculos, como toyota, suzuki, willis, etc... Preciso destas medidas por que quero adaptar em meu jipe (rocsta) buchas em PU, mas tambem para ajudar aqueles que podem precisar futuramente. Nescessito mais das medidas externas.
    Amigo,

    Nesse catalogo de feixes de mola tem as medidas dos olhais e bitola.
    As buchas devem corresponder as mesmas medidas, fica pendente o diametro do furo.

    []
    Arquivos Anexos

  • #3
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    Citação Postado originalmente por danilorocsta Ver Post
    Gostaria da ajuda dos amigos do forum, gostaria que fosse postado diversas medidas de buchas do jumelo e das molas de varios veiculos, como toyota, suzuki, willis, etc... Preciso destas medidas por que quero adaptar em meu jipe (rocsta) buchas em PU, mas tambem para ajudar aqueles que podem precisar futuramente. Nescessito mais das medidas externas.
    AMIGO DANILOROCSTA

    Como vc sabe estou com meu ENGESA no estaleiro , mas nestes 5 anos de uso , as buchas que vieram nele eram as de borracha que não aguentaram muito tempo , a seguir coloquei as buchas de PU vermelho que duraram mais tempo , mas com 2 anos de uso elas quebraram todas sem falar que endureceu bastante qdo passamos nas tartaruguinhas .

    Agora estou partindo para uma invenção minha que é em fazer as buchas de borrachas lonadas ,usadas nos batentes das molas do caminhão , usei estas borrachas lonadas como calço de carroceria e gostei demais , agora vou partir para cortar elas nas medidas das buchas e usá-las como bucha . Vou cortá-las com serra copo .

    Na minha opinião ficará mais macia do que as de PU e mais resistentes do que as de PU e de borrachas originais .

    ABRAÇÃO

  • #4
    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    AMIGO DANILOROCSTA

    Como vc sabe estou com meu ENGESA no estaleiro , mas nestes 5 anos de uso , as buchas que vieram nele eram as de borracha que não aguentaram muito tempo , a seguir coloquei as buchas de PU vermelho que duraram mais tempo , mas com 2 anos de uso elas quebraram todas sem falar que endureceu bastante qdo passamos nas tartaruguinhas .

    Agora estou partindo para uma invenção minha que é em fazer as buchas de borrachas lonadas ,usadas nos batentes das molas do caminhão , usei estas borrachas lonadas como calço de carroceria e gostei demais , agora vou partir para cortar elas nas medidas das buchas e usá-las como bucha . Vou cortá-las com serra copo .

    Na minha opinião ficará mais macia do que as de PU e mais resistentes do que as de PU e de borrachas originais .

    ABRAÇÃO
    Guilherme essas buchas que vc se refere e um material que parece com sola de "botina" ?
    Aonde consigo este material ?
    4X4 Brasil

  • #5
    Citação Postado originalmente por Rodrigo Baratti Ver Post
    Amigo,

    Nesse catalogo de feixes de mola tem as medidas dos olhais e bitola.
    As buchas devem corresponder as mesmas medidas, fica pendente o diametro do furo.

    []
    Rodrigo valeu pelo catalago. Uma vez fiz um teste com as bucha, e deu certo as do feixe de mola da pampa.

  • #6
    Usuário
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    Citação Postado originalmente por danilorocsta Ver Post
    Guilherme essas buchas que vc se refere e um material que parece com sola de "botina" ?
    Aonde consigo este material ?
    DANILOROCSTA

    É ísto mesmo , comprei num posto de molas , acho que todos tem desta borracha lonada , ela tem uns 12 cm de largura x 30 cm de comprimento e espessura de várias medidas , variando de 2cm até 4 cm , como eu preciso de buchas de 5 cm , comprei estas tiras de 2,5 cm , logo as buchas que pretendo fazer serão então bipartidas . Paguei em cada uma R$12,00 , como pretendo fazer 4 buchas para as barras dianteiras , comprei 4 borrachas destas , ficando num total de R$48,00 as buchas dianteiras , muito barato comparando com as buchas vendidas por aí e com a certeza que vão durar muito mais tempo e sem falar que ficará mais macia do que as de PU .

    Se vc olhar no tópico do meu CORAÇÃO VALENTE irá ver estas borrachas como calço da carroceria do meu ENGESA .

  • #7
    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    DANILOROCSTA

    É ísto mesmo , comprei num posto de molas , acho que todos tem desta borracha lonada , ela tem uns 12 cm de largura x 30 cm de comprimento e espessura de várias medidas , variando de 2cm até 4 cm , como eu preciso de buchas de 5 cm , comprei estas tiras de 2,5 cm , logo as buchas que pretendo fazer serão então bipartidas . Paguei em cada uma R$12,00 , como pretendo fazer 4 buchas para as barras dianteiras , comprei 4 borrachas destas , ficando num total de R$48,00 as buchas dianteiras , muito barato comparando com as buchas vendidas por aí e com a certeza que vão durar muito mais tempo e sem falar que ficará mais macia do que as de PU .

    Se vc olhar no tópico do meu CORAÇÃO VALENTE irá ver estas borrachas como calço da carroceria do meu ENGESA .
    Guilherme no meu jipe usei as buchas do jumelo das d-20/d-10 pelo tipo das bucha não aguentou 2 semanas, e depois troquei pelas do jumelo da pampa ai sim aguentou quese 2 anos, mas o jipe não fica firme, e na dianteira mandei fazer buchas de tecnil ficou muito duro, e agora estou em plano de trocar todas por esta da pampa mas eu gostaria delas com material de lona de pneu ou mesmo de PU, lí alguns topicos aqui no forum dizendo que buchas de PU não aguenta, mas estou usando essas buchas de PU na carroceria há 4 anos e acho que vai mais uns 4 anos tranquilos ainda, pelo que entendi fazen confusão de materiais PU puro ou PU misturado com naylon. Vc já usou essa PU na suspensão ? Durou bastante ?

  • #8
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    Guilherme no meu jipe usei as buchas do jumelo das d-20/d-10 pelo tipo das bucha não aguentou 2 semanas, e depois troquei pelas do jumelo da pampa ai sim aguentou quese 2 anos, mas o jipe não fica firme, e na dianteira mandei fazer buchas de tecnil ficou muito duro, e agora estou em plano de trocar todas por esta da pampa mas eu gostaria delas com material de lona de pneu ou mesmo de PU, lí alguns topicos aqui no forum dizendo que buchas de PU não aguenta, mas estou usando essas buchas de PU na carroceria há 4 anos e acho que vai mais uns 4 anos tranquilos ainda, pelo que entendi fazen confusão de materiais PU puro ou PU misturado com naylon. Vc já usou essa PU na suspensão ? Durou bastante ?
    DANILOROCSTA

    Como já falei , as buchas de PU que usei foram as que são usadas nas carretas RANDON de PU vermelho , acho que são só de PU puro , como falei ficaram mais duras do que as originais de borracha , mas não duraram 2 anos , as buchas de PU na carroceria deve durar muito mesmo pq elas não sofrem esforço de torção/esmagamento , só de compressão .

    ESTAS BORRACHAS LONADAS QUE EU ESTOU DIZENDO , NA REALIDADE SÃO TIRAS CORTADAS DE PNEU DE CAMINHÃO OU TRATOR , pq em algumas eu vejo o desenho da banda de rodagem do pneu , por ísto que eu acho que serão ideais e a melhor opção em maciez e durabilidade .

    As buchas de TECNIL , NÃO PODEM SEREM USADAS PQ COM CERTEZA NO USO IRIA QUEBRAR AS BARRAS LONGITUDINAIS , fez bem em tirar , pq a AÇÃO DESTAS BUCHAS É DE FAZEREM O MOVIMENTO DE ROTAÇÃO DAS BARRAS LONGITUDINAIS DA SUSPENSÃO NO SEU PRÓPRIO EIXO , na realidade quem faz este movimento de rotação é o esmagamento das buchas é por este motivo que com o tempo as buchas de borracha originais ficam ovaladas com o tempo , pelo movimento de rotação das barras qdo o jipe passa numa depressão ou buraco e uma roda cai neste buraco , a barra sofre o movimento de rotação esmagando a bucha e qdo volta ao nível a barra volta a posição inicial e a borracha volta a sua forma redonda , sendo as buchas originais por não terem lona , acabam ficando com o buraco central do pino ovalada . E se tiver usando o TECNIL ele não cede nada e quem faz a torção é a própria barra longitudinal , aí ela acaba quebrando .

    Não sei me fiz entender , o certo é que vou fazer o teste com estas tiras de borracha lonada que vou cortar com a serra copo com o mesmo diametro das buchas , se vc não tiver com muita pressa , é só esperar para eu dar a opinião de como ficou no meu ENGESA .
    4X4 Brasil

  • #9
    Existem PU de várias "durezas".

    E isso influencia tanto na resistência (durabilidade) quanto no conforto.

    O Clube da Camper vende buchas vermelhas e amarelas (vale lembrar que a pigmentação do PU depende do fabricante, ou seja, pode não ter relação direta com a "dureza").

    Eu uso as vermelhas na Camper. Fica mais dura sim. Mas também fica com direção mais precisa e dura muuuuuuito. O Farias usa na viatura de trilha dele há muito tempo.

    Inclusive foram homologadas para o Marruá.

    Especificamente para o Rocsta, o mais interessante seria você escolher o PU que prefere, usar as originais como molde. Assim qualquer torneiro bem capacitado e com boa vontade resolveria.

    Abraço,
    Ricardo A. I. Loureiro

  • #10
    Usuário Avatar de canzilao
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    Borracha

    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    AMIGO DANILOROCSTA

    Como vc sabe estou com meu ENGESA no estaleiro , mas nestes 5 anos de uso , as buchas que vieram nele eram as de borracha que não aguentaram muito tempo , a seguir coloquei as buchas de PU vermelho que duraram mais tempo , mas com 2 anos de uso elas quebraram todas sem falar que endureceu bastante qdo passamos nas tartaruguinhas .

    Agora estou partindo para uma invenção minha que é em fazer as buchas de borrachas lonadas ,usadas nos batentes das molas do caminhão , usei estas borrachas lonadas como calço de carroceria e gostei demais , agora vou partir para cortar elas nas medidas das buchas e usá-las como bucha . Vou cortá-las com serra copo .

    Na minha opinião ficará mais macia do que as de PU e mais resistentes do que as de PU e de borrachas originais .

    ABRAÇÃO
    Aqui em Goiania tem um cara que faz qualquer tipo de bucha na borracha de pneu de trator, vou procurar se tem alguma coisa dele na Net, e esses dias eu vi uma empresa na Net que tambem faz as buchas em borracha de pneu, porem to procurando e ainda não localizei.
    Se aqui tem quem faz, com certeza deve ter varios fazendo.
    C.S Longa, 91 T.D.I. flutuante, DH, AR, EKRON, 12/35
    JIPINHO, 2000 curto, aspro, sem guincho, AR, DH, Disco nas 4, Flutuante,

  • #11
    Usuário Avatar de canzilao
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    Smile Calços e buchas de borracha de pneu.

    Procurar no Mercado Livre por bucha suspensão Toyota e buscar estado Goias, ai vai aparecer os produtos da Itamar Borrachas.
    Infelizmente eu não achei telefone dele, nem no ML e nem no Google, mais vou procurar mais e se achar coloco aqui.
    Ele fabrica todo tipo de bucha e calço de borracha usando a borracha de pneu de trator.
    Espero ter ajudado.
    C.S Longa, 91 T.D.I. flutuante, DH, AR, EKRON, 12/35
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  • #12
    Lendo o relato de vcs eu acho então que vou tentar fazer tambem essas buchas com lona de pneu, agora como eu trabalho na area de suspensão eu tive experiencia com buchas da suspensão das L-200 sport de borracha como tambem de PU e digo uma coisa esses dias mesmo peguei uma l-200 que estava com mais de 150.000 km rodados e as buchas estavam ainda em bom estado, o cara comprou essa l-200 com cerca de 10.000 km então rodar 140.000 km com essas buchas acho que são bem resistentes, mas nos jipes o sistema e diferente.

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