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  • #1

    Troca do freio de Mão




    Pessoal !

    Estava querendo trocar a alavanca do freio de mão de lugar...

    A ideia é aproveitar aquele espaço atras das alavancas do cambio para colocar um porta treco, ou uma caixa termica... vi que no troller ela fica ao lado esquerdo do motorista, e acho que o Bacalhau falou em colocar o do Opala (eu acho ) que fica em baixo do painel perto dos pedais ( eu acho tb )

    Alguem já fez ? qualquer dica ajuda !

    André Fajoses
    Meus Videos

  • #2
    André, alguns modelos de Opala sairam com essa alavanca de freio no painel.
    A pick-ups da Chevrolet (D10 e D20) e da Ford (F1000 e algumas Pampas) também.
    A Kombi, idem, mas, a alavanca desta me parace muito comprida, teria que ver.
    A adaptação não é nenhum bicho, o problema é que eu não consegui achar nenhum, nem em desmanches e nem novo.
    Se você encontrar aí pelo RJ, me avisa.
    4X4 Brasil

  • #3
    Eu estava pensando outro dia em algo igual a do Gurgel, que permitia bloquear cada roda individualmente para facilitar a saida de atoleiros. Alguém ja viu um Niva com tal sistema?

    Abraço.

  • #4
    Citação Postado originalmente por edneyccruz Ver Post
    Eu estava pensando outro dia em algo igual a do Gurgel, que permitia bloquear cada roda individualmente para facilitar a saida de atoleiros. Alguém ja viu um Niva com tal sistema?

    Abraço.
    Seletraction é o nome que a Gurgel deu a este sistema, era para compensar a falta de um bloqueio de diferencial, trocando em miúdos: Um Bloqueio de pobre

    Mas esse sistema funciona muito bem em um carro leve como o Gurgel, não sei se funcionaria ou se seria útil no Niva, mas a execução é super simples. Basta modificar o cabo do freio de mão - são duas vias unificadas e tensionadas pelo cabo que vai para a alavanca - basta eliminar essa união e conduzir os dois cabos até o interior do carro, existirá a necessidade de instalar alguns batentes para que os cabos possam correr sem se soltar.
    "...Você vai se amargar
    Vendo o dia raiar
    Sem lhe pedir licença..." - Apesar de Você - Chico Buarque

  • #5
    Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    André, alguns modelos de Opala sairam com essa alavanca de freio no painel.
    A pick-ups da Chevrolet (D10 e D20) e da Ford (F1000 e algumas Pampas) também.
    A Kombi, idem, mas, a alavanca desta me parace muito comprida, teria que ver.
    A adaptação não é nenhum bicho, o problema é que eu não consegui achar nenhum, nem em desmanches e nem novo.
    Se você encontrar aí pelo RJ, me avisa.
    Bacalhau,

    Vou começar a catar por aqui, se achar te aviso !!
    André Fajoses
    Meus Videos

  • #6
    Citação Postado originalmente por edneyccruz Ver Post
    Eu estava pensando outro dia em algo igual a do Gurgel, que permitia bloquear cada roda individualmente para facilitar a saida de atoleiros. Alguém ja viu um Niva com tal sistema?

    Abraço.
    Já vi isso em alguns topicos por aqui mesmo... porem prefiro aproveitar melhor aquele espaço, mas a ideia é interessante
    André Fajoses
    Meus Videos

  • #7
    Citação Postado originalmente por thgteixeira Ver Post
    Seletraction é o nome que a Gurgel deu a este sistema, era para compensar a falta de um bloqueio de diferencial, trocando em miúdos: Um Bloqueio de pobre

    Mas esse sistema funciona muito bem em um carro leve como o Gurgel, não sei se funcionaria ou se seria útil no Niva, mas a execução é super simples. Basta modificar o cabo do freio de mão - são duas vias unificadas e tensionadas pelo cabo que vai para a alavanca - basta eliminar essa união e conduzir os dois cabos até o interior do carro, existirá a necessidade de instalar alguns batentes para que os cabos possam correr sem se soltar.
    Uma vez que você vai travar a roda que está sem tração (girando em falso), não faz diferença se o carro é leve ou pesado. Certo?
    Mas, pode-se fazer um esquema diferente e que eu acho mais simples. A colocação de válvulas esferas independentes para cada freio (LD/LE).
    Funcionaria assim: ao perder a tração de uma roda traseira, p.ex., é só pisar no freio e fechar a válvula correspondente àquela roda. Nada impede que se utilize o mesmo sistema para os freios dianteiros.

    Pode ser um "bloqueio de pobre", mas é mais simples, mais confiável e muuuuuuito mais barato.

  • #8
    Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    André, alguns modelos de Opala sairam com essa alavanca de freio no painel.
    A pick-ups da Chevrolet (D10 e D20) e da Ford (F1000 e algumas Pampas) também.
    A Kombi, idem, mas, a alavanca desta me parace muito comprida, teria que ver.
    A adaptação não é nenhum bicho, o problema é que eu não consegui achar nenhum, nem em desmanches e nem novo.
    Se você encontrar aí pelo RJ, me avisa.
    Baca, as da pampa são no assoalho no lado esquerdo. É como um pedal. A liberação é por uma alavanca no painel, tipo um afogador. O problema é que são peças separadas: o pedal e a alavanca de liberação. Acho que dificulta a adaptação. A da F1000 (antigas, das mais novas não sei) é uma peça somente (mais fácil adaptar), acionada pela mão. Em termos de uso prefiro a da pampa: parou já mete o pé e trava o freio.
    Abraços.
    A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
    Fábio.

  • #9
    Citação Postado originalmente por shuther4x4 Ver Post
    Baca, as da pampa são no assoalho no lado esquerdo. É como um pedal. A liberação é por uma alavanca no painel, tipo um afogador. O problema é que são peças separadas: o pedal e a alavanca de liberação. Acho que dificulta a adaptação. A da F1000 (antigas, das mais novas não sei) é uma peça somente (mais fácil adaptar), acionada pela mão. Em termos de uso prefiro a da pampa: parou já mete o pé e trava o freio.
    Abraços.
    Fábio, no caso da Pampa (em alguns modelos, em outros é aquela alavanca convencional no meio dos bancos), a alavanca de liberação do painel só faz soltar uma trava, que segura o "pedal" do freio. Não deve ser problema nenhuma dessas adaptações, uma vez que é um mecanismo simples: Tensiona o cabo de freio, prende tensionado e solta.
    O meu problema é achar algum mecanismo desses à venda. Já procurei em desmanches e nas maiores lojas de autopeças de Fortaleza sem sucesso. Ou esse mecanismo dura toda a "vida" do carro ou, se der problema, o cara está lascado. Por aí se encontra?

  • #10
    Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    Fábio, no caso da Pampa (em alguns modelos, em outros é aquela alavanca convencional no meio dos bancos), a alavanca de liberação do painel só faz soltar uma trava, que segura o "pedal" do freio. Não deve ser problema nenhuma dessas adaptações, uma vez que é um mecanismo simples: Tensiona o cabo de freio, prende tensionado e solta.
    O meu problema é achar algum mecanismo desses à venda. Já procurei em desmanches e nas maiores lojas de autopeças de Fortaleza sem sucesso. Ou esse mecanismo dura toda a "vida" do carro ou, se der problema, o cara está lascado. Por aí se encontra?
    As com freio de mão de alavanca eram as antigas (se é que existe pampa nova!). O de pé realmente não quebrava. Tive uma por vários anos e só troquei uma vez o cabo da parte traseira (são 3 cabos).
    Não sei se encontro novo por aqui, posso procurar.
    Aqui tem um anunciado:
    Pampa:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...d-20-pampa-_JM
    Esse não é de pampa, mas parece legal:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-pampa-etc-_JM
    Abraços.
    A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
    Fábio.

  • #11
    Valeu, Fábio.

    Uma vez eu vi um sistema bem interessante. Para acionar o freio, o motorista puxava uma alavanca em forma de "T", cuja haste era dentada. Para liberar, era só girar um pouco a alavanca para ela liberar a trava e voltar à posição inicial.
    Só não sei de que carro era. Acho que era de uma D10.

    Alguém lembra como era o sistema do Opala? Sei que em alguns modelos o freio também era no painel.

  • #12
    Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    Valeu, Fábio.

    Uma vez eu vi um sistema bem interessante. Para acionar o freio, o motorista puxava uma alavanca em forma de "T", cuja haste era dentada. Para liberar, era só girar um pouco a alavanca para ela liberar a trava e voltar à posição inicial.
    Só não sei de que carro era. Acho que era de uma D10.
    Alguém lembra como era o sistema do Opala? Sei que em alguns modelos o freio também era no painel.
    Fala Bacalhau, beleza?????

    Rapaz, esse negócio que vc fala aí é do meu tempo .......eheheheh
    Isso, tinha no Aero Willys........ Mas, acho que não é do seu tempo, ou é ?!?!?!?!

    Abração ,
    Chicão
    Sportage 95 2.2 Diesel

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