x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 13

Troca do freio de Mão

Pessoal !

Estava querendo trocar a alavanca do freio de mão de lugar...

A ideia é aproveitar aquele espaço atras das alavancas do cambio para colocar um porta treco, ou uma caixa termica... vi que no troller ela fica ao lado esquerdo do motorista, e acho que o Bacalhau falou em colocar o do Opala (eu acho ) que fica em baixo do painel perto dos pedais ( eu acho tb )

Alguem já fez ? qualquer dica ajuda !

André Fajoses
    Meus Videos

André, alguns modelos de Opala sairam com essa alavanca de freio no painel.
    A pick-ups da Chevrolet (D10 e D20) e da Ford (F1000 e algumas Pampas) também.
    A Kombi, idem, mas, a alavanca desta me parace muito comprida, teria que ver.
    A adaptação não é nenhum bicho, o problema é que eu não consegui achar nenhum, nem em desmanches e nem novo.
    Se você encontrar aí pelo RJ, me avisa.
    4X4 Brasil

Eu estava pensando outro dia em algo igual a do Gurgel, que permitia bloquear cada roda individualmente para facilitar a saida de atoleiros. Alguém ja viu um Niva com tal sistema?

Abraço.

Citação Postado originalmente por edneyccruz Ver Post
    Eu estava pensando outro dia em algo igual a do Gurgel, que permitia bloquear cada roda individualmente para facilitar a saida de atoleiros. Alguém ja viu um Niva com tal sistema?

Abraço.
    Seletraction é o nome que a Gurgel deu a este sistema, era para compensar a falta de um bloqueio de diferencial, trocando em miúdos: Um Bloqueio de pobre

Mas esse sistema funciona muito bem em um carro leve como o Gurgel, não sei se funcionaria ou se seria útil no Niva, mas a execução é super simples. Basta modificar o cabo do freio de mão - são duas vias unificadas e tensionadas pelo cabo que vai para a alavanca - basta eliminar essa união e conduzir os dois cabos até o interior do carro, existirá a necessidade de instalar alguns batentes para que os cabos possam correr sem se soltar.
    "...Você vai se amargar
    Vendo o dia raiar
    Sem lhe pedir licença..." - Apesar de Você - Chico Buarque

Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    A adaptação não é nenhum bicho, o problema é que eu não consegui achar nenhum, nem em desmanches e nem novo.
    Bacalhau,

Vou começar a catar por aqui, se achar te aviso !!
    André Fajoses
    Meus Videos

Citação Postado originalmente por edneyccruz Ver Post

Abraço.
    Já vi isso em alguns topicos por aqui mesmo... porem prefiro aproveitar melhor aquele espaço, mas a ideia é interessante
    André Fajoses
    Meus Videos

Citação Postado originalmente por thgteixeira Ver Post
    Seletraction é o nome que a Gurgel deu a este sistema, era para compensar a falta de um bloqueio de diferencial, trocando em miúdos: Um Bloqueio de pobre

Mas esse sistema funciona muito bem em um carro leve como o Gurgel, não sei se funcionaria ou se seria útil no Niva, mas a execução é super simples. Basta modificar o cabo do freio de mão - são duas vias unificadas e tensionadas pelo cabo que vai para a alavanca - basta eliminar essa união e conduzir os dois cabos até o interior do carro, existirá a necessidade de instalar alguns batentes para que os cabos possam correr sem se soltar.
    Uma vez que você vai travar a roda que está sem tração (girando em falso), não faz diferença se o carro é leve ou pesado. Certo?
    Mas, pode-se fazer um esquema diferente e que eu acho mais simples. A colocação de válvulas esferas independentes para cada freio (LD/LE).
    Funcionaria assim: ao perder a tração de uma roda traseira, p.ex., é só pisar no freio e fechar a válvula correspondente àquela roda. Nada impede que se utilize o mesmo sistema para os freios dianteiros.

Pode ser um "bloqueio de pobre", mas é mais simples, mais confiável e muuuuuuito mais barato.

Baca, as da pampa são no assoalho no lado esquerdo. É como um pedal. A liberação é por uma alavanca no painel, tipo um afogador. O problema é que são peças separadas: o pedal e a alavanca de liberação. Acho que dificulta a adaptação. A da F1000 (antigas, das mais novas não sei) é uma peça somente (mais fácil adaptar), acionada pela mão. Em termos de uso prefiro a da pampa: parou já mete o pé e trava o freio.
    Abraços.
    A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
    Fábio.

Citação Postado originalmente por shuther4x4 Ver Post
    Baca, as da pampa são no assoalho no lado esquerdo. É como um pedal. A liberação é por uma alavanca no painel, tipo um afogador. O problema é que são peças separadas: o pedal e a alavanca de liberação. Acho que dificulta a adaptação. A da F1000 (antigas, das mais novas não sei) é uma peça somente (mais fácil adaptar), acionada pela mão. Em termos de uso prefiro a da pampa: parou já mete o pé e trava o freio.
    Abraços.
    Fábio, no caso da Pampa (em alguns modelos, em outros é aquela alavanca convencional no meio dos bancos), a alavanca de liberação do painel só faz soltar uma trava, que segura o "pedal" do freio. Não deve ser problema nenhuma dessas adaptações, uma vez que é um mecanismo simples: Tensiona o cabo de freio, prende tensionado e solta.
    O meu problema é achar algum mecanismo desses à venda. Já procurei em desmanches e nas maiores lojas de autopeças de Fortaleza sem sucesso. Ou esse mecanismo dura toda a "vida" do carro ou, se der problema, o cara está lascado. Por aí se encontra?

Fábio, no caso da Pampa (em alguns modelos, em outros é aquela alavanca convencional no meio dos bancos), a alavanca de liberação do painel só faz soltar uma trava, que segura o "pedal" do freio. Não deve ser problema nenhuma dessas adaptações, uma vez que é um mecanismo simples: Tensiona o cabo de freio, prende tensionado e solta.
    O meu problema é achar algum mecanismo desses à venda. Já procurei em desmanches e nas maiores lojas de autopeças de Fortaleza sem sucesso. Ou esse mecanismo dura toda a "vida" do carro ou, se der problema, o cara está lascado. Por aí se encontra?
    As com freio de mão de alavanca eram as antigas (se é que existe pampa nova!). O de pé realmente não quebrava. Tive uma por vários anos e só troquei uma vez o cabo da parte traseira (são 3 cabos).
    Não sei se encontro novo por aqui, posso procurar.
    Aqui tem um anunciado:
    Pampa:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...d-20-pampa-_JM
    Esse não é de pampa, mas parece legal:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-pampa-etc-_JM
    Abraços.
    A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
    Fábio.

Valeu, Fábio.

Uma vez eu vi um sistema bem interessante. Para acionar o freio, o motorista puxava uma alavanca em forma de "T", cuja haste era dentada. Para liberar, era só girar um pouco a alavanca para ela liberar a trava e voltar à posição inicial.
    Só não sei de que carro era. Acho que era de uma D10.

Alguém lembra como era o sistema do Opala? Sei que em alguns modelos o freio também era no painel.

Valeu, Fábio.

Uma vez eu vi um sistema bem interessante. Para acionar o freio, o motorista puxava uma alavanca em forma de "T", cuja haste era dentada. Para liberar, era só girar um pouco a alavanca para ela liberar a trava e voltar à posição inicial.
    Só não sei de que carro era. Acho que era de uma D10.
    Alguém lembra como era o sistema do Opala? Sei que em alguns modelos o freio também era no painel.
    Fala Bacalhau, beleza?????

Rapaz, esse negócio que vc fala aí é do meu tempo .......eheheheh
    Isso, tinha no Aero Willys........ Mas, acho que não é do seu tempo, ou é ?!?!?!?!

Abração ,
    Chicão
    Sportage 95 2.2 Diesel

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem