Não sei se alguém aqui já passou pela vistoria do Controlar aqui em São Paulo.
Eu levei a minha XJ hoje para fazer a vistoria e mesmo sendo um carro 98, com 12 anos de uso, passou de primeira...
Primeiro foi feita a inspeção visual para verificar se não haviam vazamentos, se o sistema de escape estava em bom estado de conservação, etc. Em seguida foram feitas as medições de emissão de poluentes.
Seguem abaixo os valores de referência e os medidos durante a vistoria:
Valores obtidos na inspeção em marcha lenta:
Marcha lenta= 790 RPM
COc(%Vol)= 0,01
HCc(ppm)= 27
Fator de diluição= 0,97
Valores obtido com o motor em 2.500 RPM
COc(%Vol)= 0,01
HCc(ppm)= 15
Fator de diluição=0.97
Como vc´ps podem ver os valores medidos foram muito abaixo do máximo permitido, então prá quem está com a manutenção em dia, não tem com o que se preocupar.
boa iniciativa Ronaldo
agora jah temos mais ou menos os parâmetros destas vistoria
a minha vez esta chegando de fazer e estou com medo de ser reprovado devido estar com uma oscilação na marcha lenta
isto jah vem acontecendo ah um mês e por duas vezes no meio do trânsito parado no farol o carro morreu, então coloquei no neutro e liguei de novo ser maiores problemas. Parece que isto acontece com maior frequência em dias mais quentes como hoje. Esta oscilação naoeh frequente, tem dia que nem acontece mais tem dia que êh infernal.
O problema êh mais ou menos o seguinte
quando o carro ligado e engatado no D e parado no freio o conta giros fica oscilando para baixo, chega a cair para uns 400 giros e volta para os 800 giros. acredito que deva ser o normal desse carro o contagiros cravado nos 800 giros.
O outro problema êh quando o cambio esta em N e parado no freio que o contagiros fica por volta dos 1300 a 1500 giros. O cArro fica muito acelerado coisa que eu acredito q não seja normal. Mas este problema tambem não êh contante.
Se acha que eu vou ter algum problemas na vistoria do controlar ou estes problemas não vão interferir nos teste?
Por onde devo começar para resolver este problema sendo que óleo velas cabos de vela filtro de ar e óleo estão novos
quais outras pecas devo trocar ou testes devo fazer para resolver este problema
c vc tb puder me ajudar com o problema do diferencial traseiro q relatei neste tópico tb agradeceiria
Minha XJ 97 passou de primeira, sem precisar trocar nada, o que me deixou cabreiro é que veio reprovada na pré-inspeção de ruído, sendo que o sistema de escape é original e está em bom estado, sei que este ano ruído ainda não breca a aprovação mas a partir do ano que vem sim... e se o barulho original da XJ for acima do padrão estabelecido, como solucionar???
Pois é, não passei na pré vistoria por que o cidadão que a fez alegou que na entrada do filtro de ar está faltando uma peça, seria um pequeno duto de ar em forma de cotovelo, em 45 graus, de formato retangular. Estou postando uma foto com a caixa de filtro de ar e assinalei o local exato que o fulano diz faltar o tal duto. Por favor os amigos poderiam verificar se esse duto existe em seus carros? Grato.
Aqui no Rio a vistoria não é exigente assim! Nem examinam parte mecânica, peças, vazamentos, ...., nada disso.
E o teste de gases é opcional em veículos acima de 10 anos! Faz quem quiser para saber como vai o carro...
São chatos com pequenas trincas nos vidros... Nem aceitam mais reparos... Tive que trocar o parabrisa de meu Tempra SW por causa de um dano, um risco de 3mm que havia sido reparado por empresa especializada... Sorte que o seguro cobriu...
E aí amigos, será que alguem lembrou de olhar na caixa do filtro de ar das suas Cherokee's para ver se na minha falta alguma coisa? Preciso desta informação para remarcar a vistoria.