Galera,

Salvem meu Carnaval

Sexta-feira tava viajando para a Serra do Cipó, tudo normal, pressão do óleo, temperatura, voltagem, 100-110km/h, ar ligado numa boa, sem ruídos diferentes, paradas na estrada (desliga-liga-retoma) com toda normalidade, 440km já percorridos...

A Colobosaura tá igual a zero, sem qualquer tipo de problema, tinindo, manutenção rigorosamente em dia, toda reguladinha, tudo no ponto, sem barulhos, sem chiados, sem sopros, pegando sempre de primeira, andando bem, consumo normal, força normal, velas novas, cabos de velas novos, filtros novos, tudo lindo, carro de inteira confiança, só uso para viajar, minha paixão, motivos de ciúmes da patroa...

Até que...

Ao chegar em BH numa velocidade de +/-60km/h a Colobosaura morreu juntamente com um barulho como se fosse correia partindo, mangueira de ar soltando, caminhão turbinado passando marcha rapidamente, não sei se consegui expressar bem o som, algo meio tchuuuufffff (curto, seco e também não foi alto, mas audível de vidros fechados). Sem qualquer ruído metálico.

Pensei. F...arrebentou a corrente (ela tem corrente de distribuição e não correia).

Para não tentar dar partida com risco de perder válvulas, comandos, etc. desmontei a tampa das válvulas e verifiquei que estava tudo inteiro, corrente, válvulas e comandos. Ufa! menos essa...

Mas os problemas não terminaram...

1. Ela não pegou mais, nem no tranco;
2. Chega corrente no arranque, este faz o tac.,tac. típico mas não chega a virar o motor;
3. Sem contar a minha briga com a Porto Seguro para conseguir rebocar o carro para o Rio (exatas 3h de discussão)...

Resumindo, a Colobosaura voltou para casa de caminhão e eu de avião. Tô com ela na garagem com um puta medo de levar na Toyota (muita$$$$$$$$$$$), puto comigo de não saber o que provocou isto e por não tá vendo luz no fim do túnel para resolver.

As minhas dúvidas são:

1. Por que ela morreu?
2. Por que ela não quer pegar de jeito nenhum?

As minhas respostas:

1. Motor de arranque. Mas acho que isto não tem nada a ver com morrer e se fosse ele acho também que já estaria dando sinais de fim de vida (como dificuldade para pegar) e isto não tava acontecendo. Era virar a chave e sempre de primeira, vruuummmm;
2. Pane elétrica, mas parece que tá circulando corrente, nada apagou, nenhuma advertência no painel, luz de MIL OK (sem piscar), chega corrente no arranque (faz tac, tac). Esqueci de testar se tá passando corrente da bobina para o distribuidor...;
3. Injeção???? Não quero nem pensar nisto, mas acho que neste caso o motor arrancaria e morreria por falta de combustível;
4. Ponto???? Será posível sair do ponto assim, no meio de uma viagem, depois de 400km com tudo normal. Isto possivelmente explicaria o motor ter morrido e não virar mais. Mas e a porra do tchuuufffff????

SOCORRO, SOCORRO, SOCORRO

Tô aceitando dicas, para eu meter a mão, oficinas, pessoas, sites, despachos, orações, etc.

Ah! A Colobosaura é uma SW4 1994 gasolina 2.4 4cil DOHC multpoint com +/- 102500km.

P.S.: Queria deixar registrado o agradecimento ao amigo jipeiro (de Samuca), chamado Evaristo, da Gameleira Automóveis em BH, que me socorreu rebocando a Colobosaura para um lugar seguro longe da favela onde a bichinha enguiçou e me deu todas as dicas para me virar em BH.

[]s a todos e que tenham um Carnaval mais feliz que o meu