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Tópico: Cadê o óleo?

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  • #1
    Usuário Avatar de Aurélio
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    Cadê o óleo?




    Engeseiros,

    Numa viagem "besta" hoje a tarde, depois de rodar cerca de 35 minutos na Dutra em velocidade média de 100Km/h parei para um lanche e quando o motor entrou em marcha lenta luz do óleo acendeu.
    Imediatamente verifiquei a temperatura do motor e estava ali, nos 85.ºC.
    Esperei um pouco, o óleo "apareceu" bem abaixo do meio e a luz apagou. Pero que si, pero que no, botei cerca de um litro e fui embora.
    Agora há pouco, com o motor frio, verifiquei que o nível de óleo está acima do nível máximo.
    Vale dizer que antes de sair verifiquei e o nível de óleo estava um pouquinho abaixo do máximo.
    Algum dos amigos conhecedores dos mistérios da mecânica saberia dizer o que - ou porque - aconteceu?
    Abs
    Aurélio

  • #2
    Usuário Avatar de Luca
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    Citação Postado originalmente por Aurélio
    Esperei um pouco, o óleo "apareceu" bem abaixo do meio e a luz apagou.
    Fala, Aurélio!
    Não entendi bem. O óleo apareceu bem abaixo do meio da marcação da vareta de óleo? É isso?
    Mesmo que estivesse abaixo da marcação mínima, não há motivo, isoladamente, para a luz do óleo acender-se. Ela somente acende quando a pressão cai, seja por falta de óleo seja por folga excessiva. Mistério
    []´s
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

  • #3
    Usuário Avatar de Aurélio
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    Citação Postado originalmente por Luca
    O óleo apareceu bem abaixo do meio da marcação da vareta de óleo? É isso? Mesmo que estivesse abaixo da marcação mínima, não há motivo, isoladamente, para a luz do óleo acender-se. Ela somente acende quando a pressão cai, seja por falta de óleo seja por folga excessiva.
    Grande Luca
    Logo que parei praticamente não havia marcação na vareta de nível. Porém, cerca de 30min depois, a vareta mostrava o nível de óleo abaixo do meio da marcação, sendo que pela manhã o nível estava bem mais acima.
    Com a temperatura elevada o óleo fica menos viscoso, mas não é motivo para acender luz de óleo, certo? Então sobraria a a folga. Mas, que folga?
    Abs
    Aurélio

  • #4
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    Vou dar um chute ... pode ser entupimento em algum duto prox. da tomada de pressão ...
    De qqer maneira é bom ficar esperto daqui pra frente ...
    Na dúvida tiraria a tampa do comando de válvulas , que é bem simples , e verificaria os dutos ... se tiver alguma obstrução no retorno pode faltar óleo no reservatório ... é chute , mas pode ser isso tb ... rs ...

    abs ... Edu
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #5
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    Acho o chute do EDU o mais provável , o nível já esta um pouco baixo e com dutos entupidos o óleo custará mais a descer . E pela manhã volta a ficar abaixo do meio , SUGIRO ABRIR PARA VER , pois andar sem lubrificação já viu né ? Paulada no lombo .

  • #6
    Usuário Avatar de Aurélio
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    Amigos,

    Obrigado pelas dicas.
    Antes de abrir a tampa do comando de válvulasl, fui a uma retífica medir a pressão do óleo, depois de rodar uns 30 minutos na Dutra com velocidade em torno de 110Km/h para efetuar a medição com o motor quente. O resultado foi de aproximadamente 0,8bar em marcha lenta e 5 bar a 4000rpm.
    Ou seja, está tudo nos conformes.
    Vou verificar agora o funcionamento do medidor de pressão. Acredito que o problema esteja aí.
    Abs
    Aurélio

  • #7
    [QUOTE=Aurélio;977165]Engeseiros,

    Numa viagem "besta" hoje a tarde, depois de rodar cerca de 35 minutos na Dutra em velocidade média de 100Km/h parei para um lanche e quando o motor entrou em marcha lenta luz do óleo acendeu.
    Imediatamente verifiquei a temperatura do motor e estava ali, nos 85.ºC.
    Esperei um pouco, o óleo "apareceu" bem abaixo do meio e a luz apagou. Pero que si, pero que no, botei cerca de um litro e fui embora.
    Agora há pouco, com o motor frio, verifiquei que o nível de óleo está acima do nível máximo.
    Vale dizer que antes de sair verifiquei e o nível de óleo estava um pouquinho abaixo do máximo.
    Algum dos amigos conhecedores dos mistérios da mecânica saberia dizer o que - ou porque - aconteceu?
    Abs[/QUOT



    Mais um palpite:
    Quando instalei meu MWM, ele ficou um pouco elevado ( empinado) devido a posição do câmbio e caixa de trasnferência. Com isso fui obrigado a refazer a marca da vareta de óleo. Adotei o procedimento de esgotar otodo óleo e colocar a quantidade certa.......esperei baixartodo óleo para o carter e assim marquei a vareta......Pode ser que isso tenha deixado em dúvida quanto ao nível de óleo por estar com o nível diferente do recomendado ...... A pressão do óleo está correta, pois o meu tb trabalha nessa faixa que vc mencionou.......seria interessante começar pelo mais barato que seria fazer a verificação da cebolinha do óleo, bem como por a=onde corre a fiação ( ela pode ter entrado em curto).......Outra coisa importante que adotei no meu MWM. Por ter relação curta e andar com a bomba aberta, nas trocas de óleo eu intercalo colocando 1 litro de BARDHAL B-12 para diesel.......Faço isso por andar com rotação elevada em estradas ( 3.100 rpm) e por criar uma película protetora na camisa dos cilindros, observando que geralmente usamos diesel para lavar peças, e trabalhando com a bomba aberta,temos a injeção de uma quantidade maior de diesel nos cilindros e esse diesel pode "lavar" as paredes dos cilindros causando um atrito maior e diminuindo a vida do motor......Com a adição de BARDHAL, minimizo o problema de lubrificação, mantenho o eixo da turbina protegido ( mesmo em baixas rotações e marcha lenta). ....Mas não se deve, ao meu ver, colocar o B-12 em todas as trocas, pois ele pode criar uma borra de carbono no sistema e entupir galerias e pescador. .....faço as trocas a cada 5.000km e uso óleo CASTROL RB 15w40 ( do cachorrinho) ou IPIRANGA 15w40........A qualidade do óleo e o tempo de uso dele pode ser um dos motivos de fazer acender a luz espia do óleo......
    Segue anexo um manual do MWM SPRINT.....

    ABS
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