Numa viagem "besta" hoje a tarde, depois de rodar cerca de 35 minutos na Dutra em velocidade média de 100Km/h parei para um lanche e quando o motor entrou em marcha lenta luz do óleo acendeu.
Imediatamente verifiquei a temperatura do motor e estava ali, nos 85.ºC.
Esperei um pouco, o óleo "apareceu" bem abaixo do meio e a luz apagou. Pero que si, pero que no, botei cerca de um litro e fui embora.
Agora há pouco, com o motor frio, verifiquei que o nível de óleo está acima do nível máximo.
Vale dizer que antes de sair verifiquei e o nível de óleo estava um pouquinho abaixo do máximo.
Algum dos amigos conhecedores dos mistérios da mecânica saberia dizer o que - ou porque - aconteceu?
Abs[/QUOT
Mais um palpite:
Quando instalei meu MWM, ele ficou um pouco elevado ( empinado) devido a posição do câmbio e caixa de trasnferência. Com isso fui obrigado a refazer a marca da vareta de óleo. Adotei o procedimento de esgotar otodo óleo e colocar a quantidade certa.......esperei baixartodo óleo para o carter e assim marquei a vareta......Pode ser que isso tenha deixado em dúvida quanto ao nível de óleo por estar com o nível diferente do recomendado ...... A pressão do óleo está correta, pois o meu tb trabalha nessa faixa que vc mencionou.......seria interessante começar pelo mais barato que seria fazer a verificação da cebolinha do óleo, bem como por a=onde corre a fiação ( ela pode ter entrado em curto).......Outra coisa importante que adotei no meu MWM. Por ter relação curta e andar com a bomba aberta, nas trocas de óleo eu intercalo colocando 1 litro de BARDHAL B-12 para diesel.......Faço isso por andar com rotação elevada em estradas ( 3.100 rpm) e por criar uma película protetora na camisa dos cilindros, observando que geralmente usamos diesel para lavar peças, e trabalhando com a bomba aberta,temos a injeção de uma quantidade maior de diesel nos cilindros e esse diesel pode "lavar" as paredes dos cilindros causando um atrito maior e diminuindo a vida do motor......Com a adição de BARDHAL, minimizo o problema de lubrificação, mantenho o eixo da turbina protegido ( mesmo em baixas rotações e marcha lenta). ....Mas não se deve, ao meu ver, colocar o B-12 em todas as trocas, pois ele pode criar uma borra de carbono no sistema e entupir galerias e pescador. .....faço as trocas a cada 5.000km e uso óleo CASTROL RB 15w40 ( do cachorrinho) ou IPIRANGA 15w40........A qualidade do óleo e o tempo de uso dele pode ser um dos motivos de fazer acender a luz espia do óleo......
Segue anexo um manual do MWM SPRINT.....