A minha Ranger já deixou de ser nova a muuuito tempo, mas memos assim considero o estado de conservação dela invejável e não tenho nenhum motivo ou justificativa para trocá-la por uma mais nova. Exceto pela colocação em prática de algum devaneio (tipo: vou comprar um troller, será que dá para andar de samurai no dia a dia?, quanto custa uma Defender 90 mesmo?) pretendo ficar com ela por mais alguns anos.
Ela tem 02 pontos de ferrugem que julgo necessitarem de alguma intervenção:
-Na esquina superior esquerda do párabrisas. Existe um início de ferrugem com 3x0,3cm.
-Na parte superior da coluna das portas do lado do passageiro. Existem dois pontos adiantados de ferrugem, um de cada lado da coluna. Inclusive tempos atrás apareceu um infiltramento misterioso. Desvendei o mistério e descobri dois buracos de ferrugem, que foram tampados com durepoxi. E já vão assim pelo menos um ano. (detalhe que este mesmo ponto do outro lado da viatura está completamente livre de ferrugem!)
Os outros detalhes na pintura são:
-Bordo das portas dianteiras. Por descuido do dono anterior (nos contatos acidentais com outras portas, paredes de garagem, etc) a pintura nestes pontos está lascada (quando comprei a viatura coloquei frisos de borracha). Nestes locais apesar da pintura estar completamente descascada a superfície inferior parece com aço galvanizado e não há qualquer indício de ferrugem.
-Canto interno inferior das portas traseiras. Aparentemente uma batida em alguma canto vivo feriu a pintura iniciando pontos de ferrugem em dois pedaços de aproximadamente 2x0,5cm. Ambos estão lixados e cobertos de esmalte.
-Ponto no meio da soleira da porta dianteria do passageiro. Algum animal usando um sapato com solado de ferro decidiu por esfregar a solar por ali. Tem dois pontos de 0,5x0,5cm com a pintura ferida com início de ferrugem. Local também lixado e coberto de esmalte.
Levei a viatura em 02 oficinas de pintura daqui de Natal (Martelinho de Ouro e Center Car ambas na BR-101 proximo ao SAMS).
Martelinho de Ouro cobrou R$ 1,6k para os retoques nas portas que seriam pintadas de verniz a R$ 250/cada e aproximadamente R$ 600 pelos retoque nos pontos com a ferrugem mais profunda.
Na Center Car fui desestimulado a retocar as portas dianteiras e ele propôs fazer apenas retoques nas portas traseiras onde não seria necessário um acabamento excelente pois os pontos ficam "escondidos". Quanto aos pontos com ferrugem ele propôs uma lixada profunda, solda (se necessário para completar o pedaço oxidado), colocar uma base para retardar a oxidação, aparelhar e pintar. Propus entregar e receber a viatura com o forro e coberturas internas das colunas desmontadas (além da economia só confio na minha pessoa para fazer estes serviço com o cuidado e atenção que julgo necessárias). Tudo por R$ 500.
As dúvidas são as seguintes:
-Qual técnicas, materiais e procedimentos necessário para fazer um serviço o melhor o possível sob a ótica de retardar a ferrugem?
-Considerando que o restante da viatura não tem outros pontos de ferrugem, esse serviço "zeraria" a ferrugem ou estes pontos sempre serão "fracos" para ferrugem.