Queis uma dica boa....
Coloca um motor da seguinte forma:
*Bloco Torque (akeles de kombi 1600, de 88 em diante), pois já tem o prisioneiro fino, e é um bloco que aguenta mais;
*Virabrequim original do 1600;
*Pistões de um kit 1900 (por exemplo da mahle - metal leve);
*Cabeçotes com valvulas maiores, algo em torno de (admisão=44mm e escape=37mm), com duas velas por cilindro, link de como funciona isso: http://br.geocities.com/rudolfohauss/sisig/sisig.html ;
*Velas de VW MI (akelas com ponta tripla);
*Comando com uma pequena variação na abertura e duração da abertura das válvulas ( a seu critério);
*Carburadores, originais do fusca 1600 álcool, (ou melhores se tiver $$$$ sobrando, por exemplo weber 40, 44, 45 ou 50);
*E o mais interessante, que poucos usam, radiador de óleo original do gol BX (chalera), pois esse deixa melhor ventilação para o cilindro 3;
*E outras coisinha a mais como, bomba de óleo schadek com circulação externa para um radiador de óleo externo, filtro de ar seco, recomendo algum grande, tipo da S10, pois quanto melhor o ar passar melhor.
Essa minha idéia, mas podes fazer o que quiser, essa eh para render potênicia e deixa muito AP 1.8 e 2.0 no chinelo, alem de ser original.
Espero ter ajudado
Abraços
Thomas