Olá pessoal, estou com um motor 1500 na minha gaiola mas esta muito fraco e vibrado e também esta vanzando oleo ..Queria saber qual o melhor motor q posso colocar sem ter q fazer adaptações..e também queria saber quem tem motor pra vender !! variante,fusca,kombi,brasilia estou presizando de um !! abraço
Coloca um motor da seguinte forma:
*Bloco Torque (akeles de kombi 1600, de 88 em diante), pois já tem o prisioneiro fino, e é um bloco que aguenta mais;
*Virabrequim original do 1600;
*Pistões de um kit 1900 (por exemplo da mahle - metal leve);
*Comando com uma pequena variação na abertura e duração da abertura das válvulas ( a seu critério);
*Carburadores, originais do fusca 1600 álcool, (ou melhores se tiver $$$$ sobrando, por exemplo weber 40, 44, 45 ou 50);
*E o mais interessante, que poucos usam, radiador de óleo original do gol BX (chalera), pois esse deixa melhor ventilação para o cilindro 3;
*E outras coisinha a mais como, bomba de óleo schadek com circulação externa para um radiador de óleo externo, filtro de ar seco, recomendo algum grande, tipo da S10, pois quanto melhor o ar passar melhor.
Essa minha idéia, mas podes fazer o que quiser, essa eh para render potênicia e deixa muito AP 1.8 e 2.0 no chinelo, alem de ser original.
Sim sim, colocando na ponta do lapis essa configuração se torna cara, mas com um porem, continua sendo motor fusca, não se incomoda com circuito de arrefecimento, mudança em suportes, flanges e com legalização, pois soh rspar o numero do bloco e cravar ele no novo motor, sem precisar mexer na documentação, e eh claro de ser mais leve (bem mais leve) que um motor AP.
E nessa configuração, utilizando 2 Weber 44, e um comando bom, se chega tranquilamente em cerca de 140cv a 160cv de potênica e um torque inimaginavel, hehe...
Ou se a pessoa não possui tanto $$$$, ou não quer gastar tanto, uma outra boa opção seria, motor 1600 torque da kombi, com kit 1700cc do SP2, com carburação dupla no álcool, e aih mexer tambem nos cabeçotes, como eu disse antes, pois duas velas se tem maior queima da mistura, elevando consideravelmente a força, e utilizar velas do MI pois aih as chances da faisca ocorrer radpido são multiplicadas por 3, por possuir 3 pontas.
Mas fica a critério de cada um, eu possuo um sonho de um dia, fazer o meu baja, com:
Bloco do fusca mexicano, onde foi melhorado a circulação do oleo, kit de pistão 2.5, virabrequim de curso longo, cabeçotes preparados, e uma admissão para um carburador Quadrijet, onde no lugar do carburador, colocar um kit de injeção com 6 bicos, 4 bicos normais e 2 suplementares, alem de escapamento dimensionado, ambos os coletores de admissão e escape feitos em Inox Polido, isso sim seria "O MOTOR", dava pau ateh em motor de opala, hehe, rsrsrsrsrsrs....
Thomas muito boa as configurações citadas, sou fã do motorzinho a ar p/ gaiola ainda mais bem acertado...
Mas discordo de uma coisa vela com 3 eletrodos não se tem 3 faíscas já que a corrente procura o caminho mais fácil e terá somente 1 centelha, a vela com mais de 2 eletrodos (o central e o lateral, vela comum), serve principalmente para maior durabilidade e em especial quando a vela tem dificil acesso como ocorre com alguns modelos importados então utiliza-se uma velas com mais de 2 eletrodos...
se reparar as velas de alta performance possuim somente 2 eletrodos.
Foi bem isso que eu quis dizer, esse negocio de uma faisca, que procura a mais perto eu tambem jah sabia, hehe
Mas era isso que eu queria dizer, as chances se multiplicam por 3 pois vc tem 3 eletrodos, e esse ateh gastarem demora, ou melhor dizendo, você tem maior durabilidade, se por exemplo vc tem uma vela com 1 eletrodo e ela aguenta 1 ano, com essas do MI ela pode aguentar sei la uns 3 anos, isso soh com exemplo, por isso multiplica por 3 as chances da faisca, maior duração, e a faisca sempre constante.
Eu levaria esse motor num mecanico ou retifica, pois ele tá ficando cansando
Veja a folga axial do virabrequim, muita folga interfere no ponto e deixa o motor fraco... com o passar do tempo, ela vai aumentar e vc nem conseguirá mais dar a partida no motor
Converter o motor pra 1600 e/ou colocar carburação dupla podem aumentar a potencia sem gastar muito
Olá pessoal, estou com um motor 1500 na minha gaiola mas esta muito fraco e vibrado e também esta vanzando oleo ..Queria saber qual o melhor motor q posso colocar sem ter q fazer adaptações..e também queria saber quem tem motor pra vender !! variante,fusca,kombi,brasilia estou presizando de um !! abraço
Amigo
Tb estava com este problema no meu 1600 a ar, tanto que usei ate o final e ele fundiu. Comprar e istalar um ap 1.8, acabou saindo mais barato que reformar completo o a ar com alguns up-grades sugeridos. Com o ap resolvi meus problemas de força e com manutenção mais barata do ap
Depois de ler tanto e tanto aqui no fórum sobre os motores à ar e o ap, vejo que existe sim uma simpatia pelo motor à ar, porém o motor ap é sempre eleito pela baixa manutenção ou seja, custo/benefício. Já presenciei o danado até num wilis 4x4, vários nivas aqui da região e em bugres na área da linha verde (dunas e prais desertas). Não tenho mais dúvida de qual colocar na minha gaiola.
Valeu então galera
Depois de ler tanto e tanto aqui no fórum sobre os motores à ar e o ap, vejo que existe sim uma simpatia pelo motor à ar, porém o motor ap é sempre eleito pela baixa manutenção ou seja, custo/benefício. Já presenciei o danado até num wilis 4x4, vários nivas aqui da região e em bugres na área da linha verde (dunas e prais desertas). Não tenho mais dúvida de qual colocar na minha gaiola.
Valeu então galera
Vai estar bem servido com certeza e o a ar não deixara saudades!!
Cara sou um adorador do motor ap mas eu nao vou montar o ap devido ao peso (na verdade nem sei se é tao maior que o do ar mas acho que deva ser por volta de uns 30% pra + , isso já influencia d+ no desempenho da gaiola , visto que se for muito pesado e encostar o chassis no chao , já eras pode ter 1000 hp que nao sai do lugar ......
E um motorzinho 1600 ou se tiver r$ pra montar 1.9 só colocando os pistoes e mantendo o vira original já economiza um bocado , e acertadinho fica um canhao com um tork estupido e leve , só o problema é o consumo mas ...... , se quiser economia monta com motor de roçadeira kkkkkkk .
Tem um desmanche aqui perto que tinha carburador solex 40 dos opalas 3.8 a rodo , pra montar um dupla carburaçao 1.9 meu deus do ceu , deve ficar um rojao e taxadinho ainda .........
Agora fica uma duvida minha a alcool nao vira ? Um colega disse que montou uma gaiola com 1.6 alcool e falou que era só molhar (entrar na agua)com a gaiola que começava a falhadera (segundo ele porque perdia a temperatura) alguem já montou motor a ar a alcool em gaiola claro , pra relatar ?
Cara sou um adorador do motor ap mas eu nao vou montar o ap devido ao peso (na verdade nem sei se é tao maior que o do ar mas acho que deva ser por volta de uns 30% pra + , isso já influencia d+ no desempenho da gaiola , visto que se for muito pesado e encostar o chassis no chao , já eras pode ter 1000 hp que nao sai do lugar ......
E um motorzinho 1600 ou se tiver r$ pra montar 1.9 só colocando os pistoes e mantendo o vira original já economiza um bocado , e acertadinho fica um canhao com um tork estupido e leve , só o problema é o consumo mas ...... , se quiser economia monta com motor de roçadeira kkkkkkk .
Tem um desmanche aqui perto que tinha carburador solex 40 dos opalas 3.8 a rodo , pra montar um dupla carburaçao 1.9 meu deus do ceu , deve ficar um rojao e taxadinho ainda .........
Agora fica uma duvida minha a alcool nao vira ? Um colega disse que montou uma gaiola com 1.6 alcool e falou que era só molhar (entrar na agua)com a gaiola que começava a falhadera (segundo ele porque perdia a temperatura) alguem já montou motor a ar a alcool em gaiola claro , pra relatar ?
Amigo
O ap é um pouco mais pesado que o a ar, principalmente pelo flange, radiador, agua etc. mas nada que um pouquinho mais de pressão nas molas (que ja devem estar no maximo), nao possa resolver. no meu depois do a ar coloquei um ap 1.8, dei mais pressão nas molas traseiras, alem de melhorar o sistema de direção (caixa de direção do monza), o problema não é o peso mas sim o fato do peso ficar um pouco mais traseiro ainda, fazendo a dianteira ficar boba, por isto melhorar o sistema de direção. Mas eu tenho diferencial bloqueado 100% e nao tenho problemas no Barro ou trilhas. Sem falar que a levada, é diferente da pilotagem(quanta pretensão) do a ar.
um abraço
eduardo