x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 26

Tópico: Freios

Hybrid View

  • #1
    Usuário
    Entrada
    20/08/2008
    Local
    Feira de Santana/BA
    Posts
    33
    Agradecimentos: 0

    Freios




    o que eu posso faser pra os freios originais engesa(dianteiro de kombi traseiro de C10 servo de opala) tenham mais acao
    quando eu freio os traseiros travam e os dianteiros nem pegam
    quando eu reformei os freios eu botei duas pincas de kombi zeradas as pastilhas novas o servo novo e a trazeira toda nova(lonas e burrinhos)
    me disseram ki se eu trocasse o servo por um maior resolveria outros disem ki eu tenho ki botar uma valvula equalizadora.
    o que eu faco??
    qual servo eu posso botar e ki valvula eh essa qual eh a pressao ideal???



    Eu observei ki na f1000 ha uma valvula na trazeira ki se vc isolar o freio trazeiro trava e acaba o dianteirose eu botar uma dessa no engesa,sera ki melhora????

  • #2

    Sei bem como é isso.

    Passo por isso também, na hora que eu aciono o freio, os traseiros travam e os dianteiros ficam fracos.

    Para rodar o dia inteiro na cidade, dirigir se torna um pouco cansativo.

    Eu também gostaria de melhorar isso!

    Abração!
    4X4 Brasil

  • #3
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    67
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0
    Vou passar a receita que eu uso no meu com tudo original ,diant. de Kombi e tras. de C10 ...
    Tenho um redutor para as rodas tras. , mas cada jipe usa um redutor especifico , tive que experimentar uns 5 tipos diferentes de pressão , o meca tinha alguns e tiramos de outros jipes que estavam na oficina pra testar até chegar no redutor ideal ... o meu é um fase 3 e carrego mais de 100 kg entre ferramentas e sobressalentes , por isso não indico o que estou usando , pra cada jipe é um redutor ... o freio do meu ficou excelente , freia mais a diant. que a tras. na proporção ideal , não sai de lado , nem arrasta ... e é td original ...
    Aconselho vc ir direto numa casa de freios e explicar que vc quer colocar um redutor que seja eficiente , se o cara for bom profissional vai saber indicar o ideal ...

    abs ...
    Edu
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #4
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    54
    Posts
    10,356
    Agradecimento: 1
    Freios...

    Para o engesa, tem que ser a válvula de zero bar.

    O Tio aqui do fórum que conseguiu para eu em SP.

    Uso pinças da S10 com disco ventilado da D20.

    Olhem meus álbuns de fotos na assinatura.

    A configuração original é soda de deixar bom...

  • #5
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    72
    Posts
    9,629
    Agradecimentos: 10
    CATAPANO

    Com todo respeito ao amigo EDU VELO , mas vou discoradar dele um pouco , e concordando com o KIM , o freio original do meu ENGESA nunca conseguia fazer ele ficar bom , fiz de tudo e NA HORA QUE FREIAVA , TRAVAVA A RODA TRASEIRA ESQUERDA E O ENGESA QUERIA TOMAR RUMO ERRADO , ficava sempre com vontade de rodar de traseira .

    Até que coloquei freio da BAND ( disco ventilado + pinça + hidrovácuo )que é muito semelhante ao da S-10 com disco da D-20 como o KIM colocou no dele , SENDO QUE O DA S-10 , digo PINÇAS DA S-10 com DISCO da D-20 , o diametro do disco é um pouco menor daí NÃO TER PROBLEMA EM USAR RODAS DE LIDA ARO 15" , o meu com disco da BAND uso com roda de liga com aro 15" , MAS TIVE QUE DESBASTAR UM POUCO AS PINÇAS POR CIMA .

    Mas a sua pergunta foi outra : COMO RESOLVER O PROBLEMA DE ARRASTAR AS RODAS TRASEIRAS PRIMEIRO QDO FREIA ?
    Resposta : é +- o que o KIM e o EDU VELO CITOU , que é : COLOCAR VÁLVULA EQUALIZADORA NA SAÍDA DO CILINDRO MESTRE , NO CANINHO QUE VAI PARA AS RODAS TRASEIRAS , A MAIS CERTA É A QUE O KIM RELATOU QUE É A DE ZERO BAR ( original do ENGESA ), caso não resolva , COLOCA OUTRA EM SÉRIE QUE IRÁ RESOLVER COM CERTEZA .

    Mas eu acredito se vc colocar a VÁLVULA EQUALIZADORA DE ZERO BAR QUE É A ORIGINAL DO ENGESA COM FREIOS ORIGINAIS COMO É O SEU CASO IRÁ RESOLVER SEU PROBLEMA , mas caso ainda arraste as rodas traseiras , COLOCA OUTRA EM SÉRIE .
    No meu ENGESA , tenho 3 válvulas equalizadoras em série para que este problema ficasse resolvido .

    ABRAÇÃO
    4X4 Brasil

  • #6
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    67
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    ... Com todo respeito ao amigo EDU VELO , mas vou discoradar dele um pouco ... ABRAÇÃO
    Grande Doctor , ainda bem que é só um pouco ... rsrs
    Realmente qdo peguei ele a 1a coisa que passou pela cabeça foi adaptar outro freio , inclusive o Millei qdo me entregou comentou pra tomar cuidado com o freio , freava sempre mais a tras. lado carona , arrastava o bixo ... - bom , como sou meio teimoso fui verificar todo sistema de freio antes de adaptar , desmontei tudo ...
    O Burro mestre ( GOL ) estava dando passagem entre os corpos , o tubo diant. estava esmagado e solto podendo até romper , o burrinho tras. lado motor. estava com vaz. , a pinça diant. lado carona estava funcionando só o lado externo o interno estava travado e com a pastilha sem uso , nos freios tras. as sapatas eram mais finas que a original e mostadas erradas deixando comer bem mais um lado que outro ... troquei tudo , burro mestre ( GoL ) , burrinhos , tubos , pastilhas ( Kombi ) , campanas e lonas ( C10 ) deixei o redutor que estava lá , não lembro de qto , fui testar com um amigo que teve muitos engesas , o carro freava bem normal , até ele estranhou ... recentemente troquei td de novo e tive que trocar o redutor tb pq a eficiencia do outro já era ... qdo a gente for pra Ibitipoca pode testar ... é td original e funciona ... rsrs ...

    abs ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #7
    Usuário Avatar de Lenilton Feitosa
    Entrada
    16/02/2006
    Idade
    59
    Posts
    34
    Agradecimentos: 0
    Caro Catapano,

    Eu passei por tal situação! Quebrei muito a cabeça com isso. Porém, existe um remédio para você resolver o problema:
    1- Adaptar as pinças com os discos ventilados da Toyota Band, para isso terá que desenvolver ou comprar na Super Break Disc o suporte das pinças, no meu caso eu desenvolvi o suporte, inclusive tenho o molde/gabarito, que ficou muito bom, até o momento não apresentou nenhum problema, gastei apenas R$ 50,00 com os suportes;
    2- Adaptar o hidrovaco da D10 e a bomba de freio grande, Bosh;
    3- Substituir o freio traseiro de tambor por pinças. No meu caso adaptei as pinças do freio traseiro do Fiat Marea, também, desenvolvi os suportes, sendo estes mais simples que os dianteiros. Com esse sistema (pinças traseiras) funciona o freio de mão. O meu colega engeseiro Alfredo Nóia, foi além, adaptou para cada roda traseira duas pinças do Fiat Marea, que por sinal ficou ótimo. Em ambos os casos não há reclamação ou insatisfação quanto a segurança das frenagens e/ou travamento das rodas traseiras.
    Catapano, a receita é simples basta colocar em prática.

    Abraços,

    Lenilton Feitosa
    4X4 Brasil

  • #8
    Usuário Avatar de AG
    Entrada
    28/12/2005
    Local
    sao paulo/SP
    Idade
    61
    Posts
    181
    Agradecimentos: 0

    Question

    BOM DIA.
    Com relação à pinça traseira da Marea, como funciona o freio de estacionamento.
    1) É na propria pinça ( igual ao do Kadett ) ?
    2) com certeza esta pinça é maior que a do kadett. Como ficou o freio de seu Engeza ?
    3) Quero fazer algo parecido na minha cherokee sport. Nao aguento mais fazer freio dela e meu medo é "nao parar", pois ela é automática.
    4) precisou instalar alguma valvula ?
    No aguardo
    Aguinaldo ( ag / cherokee bombeiro )
    AG - PU2-ROT
    AGUINALDO / JIMNY 2011

  • #9
    Usuário Avatar de Lenilton Feitosa
    Entrada
    16/02/2006
    Idade
    59
    Posts
    34
    Agradecimentos: 0
    Olá, Aguinaldo, tudo legal?

    Quanto a pinça traseira do Fiat Marea, ela funciona também como freio de estacionamento, que sai um cabo de cada pinça (direita/esquerda) até a alavanca de mão (freio de estacionamento), porém, não sei informar quanto ao tamanho, mas acredito que tem o mesmo princípio de funcionamento que a do Kadett. O freio ficou muito bom, ou seja não trava as rodas traseiras como acontecia antes, porém, ao usar o freio de estacionamento em um declive, este não segura o jipe, pois as pinças não tem força suficiente para segurar o peso do Engesa. No entanto, há uma solução, fazer o que meu amigo engeseiro Alfredo Nóia fez no dele: colocou duas pinças do Marea em cada roda, ou seja, ele tem 4 pinças no eixo traseiro, pois a alavanca puxa as quatro pinças de uma só vez com o mesmo sistema de cabo, porém, ele adaptou uma pequena barra nas duas pinças para que o cabo puxe os dois pares ao mesmo tempo. Mesmo assim, o jipe não trava as rodas traseiras, vale ressaltar que ele usa válvula.
    Ah, no meu, também uso uma válvula (que não há a necessidade de usar, resolvi deixar porque já tinha antes quando o freio ainda era de tambor). A referência da válvula, creio que seja da D20.

    Qualquer dúvida estou à disposição!

    Abraços,

    Lenilton Feitosa

  • #10
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    67
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0
    O Carlos que tem link crw aqui no forum fez essa reforma no freio do Envesa
    - Burro mestre de D20 ( diam. de 1" ) , freio diant. de F350 ( Duplo ) , tras. de Kombi e aumentou o peso ( lastro ) na tras. colocando uma cx de ferramentas que pesa 80 kg ... o freio de mão a tambor no cardan ...
    No meu Fase 3 não tenho nenhum problema de frenagem e usa td original , Burro mestre de Gol , diant. de Kombi e tras. a tambor de C10 ... vai enteder ... rs
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Freios-freio-trase.jpg   Freios-freio-tras.jpg   Freios-freio-diant.jpg   Freios-maxiom.jpg  
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #11
    Usuário Avatar de AG
    Entrada
    28/12/2005
    Local
    sao paulo/SP
    Idade
    61
    Posts
    181
    Agradecimentos: 0
    Lenilton / Eduardo, obrigado pelo retorno.
    A ajuda de vocês é muito bem vinda. Continuo pesquisando e descobri que o Audi A3 e o Fusion também possuem dispositivo de freio na própria pinça.
    Conversei com 1 loja de freios e ele disse que o tempra também é assim, porem desaconcelhou devido à dificuldade de peças de reposição (reparos).
    Estou em duvida se instalo 2 pinças ( kombi+kadett ) ou pego de uma Grand Cherokee ( que utiliza lona para freio de estacionamento ).
    Ainda há o sonho de trazer do primeiro mundo o kit, mas custa US$ 5500,00 fora o frete.
    Agradeço e assim que resolver, posto aqui minha solução.
    abraços
    AG - PU2-ROT
    AGUINALDO / JIMNY 2011

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. freio a disco na 4 rodas frenagem dificil?
      Por edwint no fórum Jeep Willys
      Respostas: 337
      Última resposta: 24/10/2017, 09:52
    2. Substituição dos Freios para a Camper
      Por rub no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 41
      Última resposta: 11/10/2010, 21:47
    3. Cherokee Sport 97 problema com freios
      Por alexroch no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 5
      Última resposta: 02/05/2008, 22:57
    4. Cherokee WJ prendendo freios
      Por Chevalier no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 6
      Última resposta: 21/12/2007, 20:43

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade