Pessoal, pra variar estou com um novo problema que só vcs conseguirão resolver.
Em determinadas condições duas rodas (cruzadas frente e trás) prendem a ponto de fumacear e amarram a viatura, e só soltam depois da viatura ficar parada por um longo tempo.
É o seguinte:
Há algum tempo atrás, por duas vezes, eu esqueci de soltar o freio de mão. O motor não dá a menor bola para o freio de mão... é como se não existisse. Mas, a partir de determinado momento, sem perceber que o freio de mão estava acionado, eu sentia que a viatura começava a ficar amarrada e o motor começava a virar forçado como se estivesse arrastando muito peso. Ao parar a viatura o que se verificava é que uma das rodas trazeiras (provavelmente a que ativava melhor o freio de mão) e a roda dianteira cruzada aqueciam muito e prendiam a roda.
Hoje, precisei fazer um percurso de aproximadamente 60 km em estrada muito sinuosa, com curvas muito fechadas e aclives e declives fortes, além de lombadas de redução de velocidade. O resultado foi que a partir de determinado momento também comecei a sentir a viatura totalmente amarrada. Parecia que aquelas subidinhas eram subidonas muito inclinadas... o motor fazia muito esforço para deslocar a viatura. Ao chegar no destino... uma roda dianteira e uma trazeira (rodas contrárias daquelas que prenderam quando deixei o freio de mão acionado) ficaram hiperaquecidas.
Na volta, optei por pegar uma rodovia expressa (rodovia dos bandeirantes, que é uma rodovia de primeiro mundo) e andei com a viatura a 160/180 km/hora por cerca de 70 km. E nada aconteceu com os freios, muito menos com a performance da viatura.
Alguém tem alguma idéia do que possa estar acontecendo? Será que a central do ABS (se é que tem) está com algum problema? Será que rodar por estradas muito sinuosas (curvas muito fechadas) confunde o sistema Quadra-Trac II de forma que essa tenta compensar alguma coisa na tração? E porque o sistema não normaliza depois que vc começa a conduzir a viatura poupando freios e só normaliza depois que o sistema de freios esfria?
Está aí pessoal, um novo probleminha para os experts que já resolveram meu outro problema causado por óleo errado na CT. Preciso de uma dica.
Espero, também, que este tópico fique tão animando quando o outro.
Abraços