A transformação do Vicente (Vince)
Jeep 1962 (canela fina)
Meu intuito com este tópico não é tentar convencer, zombar nem impressionar ninguém, mas tão somente informar as fazes custos e problemas de um projeto com este enfim, trocar informações com os amigos jipeiros!! Estou aberto a comentários e sugestões.
Não! Não vou comprar Nivia , JPxeco neim Troia eu gosto de Jeep Willis. Meu negócio e dar trabalho rsrs!!
Configuração anterior
- Motor: original BF 161 ignição eletrônica.
- Câmbio: Original quatro marchas.
- Pneus MT-85 Pirelli aro 16 traseiros.
- Pneus Firestone AT - aro 16 dianteiros.
- Direção hidráulica.
- Bancos procar.
- Relação 43x8.
A idéia.
· Substituir o motor BF 161 visando melhor custo benefício.
· Substituição do câmbio 4m original pelo 260f (maior confiabilidade).
Resultado esperado: Veiculo bom para asfalto e regular para trilhas.
Obs.: Ainda tenho o motor. Esta funcionando muito bem. Com ignição eletrônica, carburador novo,alternador, motor de arranque, capaseca e o cambio que peguei a base de troca (câmbio orig. 3m desmontado). R$ 1300,00 vai tudo!
A Pesquisa de mercado.
Motores mais usados no aspecto economia => GM 2.5 e VW-AP.
Ø AP 1.8 álcool. Media => 9 kml** cidade.
Ø AP 2.0 álcool. Média =>8 kml** cidade.
Ø GM 2.5 álcool. Media=>7 Kml **cidade.
**Média do Santana, peso aproximado do Jeep após a conversão.
Optei pelo AP 1.8 a álcool em função da modernidade do motor, possibilidade de preparação e preço do combustível.
O planejamento financeiro.
Equipamento e mão de obra.
· Motor=>> R$2000,00
· Câmbio=>> R$1500,00
· Adaptação=>> 1500,00
Total=>>R$5000,00
Origem do Recurso.
· Economias R$2000,00.
· Empréstimo R$3000,00 Banco Mercantil.
Total =>>R$5000,00.
A execução faze 1 (10/10/2008)
Compra do equipamento.
· A procura pelo Câmbio.
Classificados de internet como: Que barato, Trovit, Mercado livre, Balcão, Fórum brasil4x4. Ferro velhos (inúmeros) amigos de trilhas meu irmão do Rio De Janeiro etc etc.
Foram três meses de procura... E finalmente, meu irmão do Rio encontrou uma C10 com o motor ruim e o dono estava vendendo como sucata. E assim depois da revisão me saiu por R$1500,00 (como planejado).
· O motor
E, La vou eu, classificados de internet, Que barato, Trovit, Mercado livre, Balcão, Fórum brasil4x4. Ferro velhos (inúmeros) amigos de trilhas meu mano la do Rio De Janeiro etc etc.
Foram outras cinco semanas batalhando um motorzinho completo e documentado. E depois de muitos encontros e desencontros... Bingo!! Achei no Trovit que, por coincidência era o motor que o Português estava vendendo. 1600 pratas .Estavam faltando somente as mangueiras e motor de arranque “como ele mesmo havia mencionado”. Fechamos o negócio, e no mesmo dia aluguei um carro para ir buscar o motor, e câmbio.
A viajem!! (16/01/2009)
Meu filho estava no Rio de Janeiro passando as férias de fim de ano, e concluí que poderia economizar a passagem de volta para Araxá R$150,00 o frete para trazer o câmbio do Rio (+ ou – R$100,00) e o Motor de Sampa (outros R$100,00) =R$350,00 e ainda tinha que certificar que o motor e câmbio estavam 100% (Na época não conhecia o Português). Mesmo sabendo que a viajem ficaria custaria mais de R$350,00 achei que valesse a pena alugar um carro e viajar com minha família no fim de semana.
E depois um fim de semana inteiro dirigindo ,R$140,00 de pedágios e mais de 2000 klm rodados com um carro alugado na Localiza, estava de volta a Araxá, com meu filho, meu motor e meu câmbio.
· A adaptação
Flange e adaptador da deeptec.
A execução faze 2 (19/01/2009)
A desmontagem do Vince.
Para minimizar o custo de mão de obra e como, “coincidentemente” ainda restavam duas semanas para o retorno as aulas tive que envolver alguns membros da família nesta empreitada, meu filho e meu enteado (15 anos cada um) sob minha orientação “nas fugidas que dava do trabalho durante o dia” assim ,o Vince foi desmontado. (Dizem as, mas línguas de eu planejei tudo, mais eu juro que não).