Pessoal

Sei da importância de se deixar a turbina parar de girar antes de desligar o motor para manter a lubrificação dos mancais da mesma mas acontece que no dia a dia a coisas são diferentes e por exemplo estava eu atrasado para um compromisso e tive de fazer uma parada imprevista no meu trabalho e não tinha jeito tinha de chegar e desligar o motor do contrario atrasaria tudo.
Portanto nestas situações não tem como ficar esperando o óleo descer e esperar todo o procedimento para desligar.
Mas a pergunta é a seguinte na Ranger no painel tem o medidor de pressão do turbo que só começa a atuar a partir de uma faixa de rotação 1600 rpm (a 2000 rpm se voce mantiver o pé bem leve), Caso voce mantenha abaixo desta atuação marcada no painel equivale a dizer que a turbina não esta atuando girando e conseqüentemente caso voce pare e desligue o motor de imediato os danos a turbina serão mínimos?
Apareceu esta duvida pois lembro que na Toyota SW4 2000 que tive as instruções eram para que o motor fosse desligado depois de um tempo apenas no caso de voce ter passado da velocidade de 100 km ( se não me engano ) do contrario era desligar na hora.
Procede este meu raciocínio?