x
Convex Datacenter
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 46

Na parada de um motor turbo, dois aspectos devem ser considerados: a rotação e a temperatura do turbo.

Rotação: quando o motor esta a uma determinada rotação, a turbina esta esta em uma rotação muito mais alta, no momento em que vc desliga o motor, acaba a pressão do oleo lubrificante que lubrifica o mancal da turbina. se ela estiver com giro alto, ela rodará por um tempo até parar sem lubrificação forçada no mancal.

Temperatura: quando o motor esta em alto giro por um tempo, a turbina está acima de 500°C, e se vc desliga o motor, todo esta calor começa a ser dissipado, proximo ao cabeçote sem refrigeração e de forma desequilibrada.

Portanto, a melhor maneira é programar sua parada. Se vc vem em uma estrada em alta velocidade, e vai parar, diminua de forma que leve 2 a 3 min até desligar. Estes cuidados prolongam a durabilidade do conjunto.

abs

Usuário Avatar de Rogerrm
    Entrada
    22/04/2008
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Agradecimentos: 0
    Allan, você fala que a turbina gira muito mais rapido que o motor (claro) mas alguem sabe + ou - a RPM da turbina quando ela está cheia?
    Ranger CS 4x4 2001

Citação Postado originalmente por Rogerrm Ver Post
    Allan, você fala que a turbina gira muito mais rapido que o motor (claro) mas alguem sabe + ou - a RPM da turbina quando ela está cheia?
    Na ordem de 100.000 rpm. Fala-se de alguns turbos chegar a 200.000 rpm.

abs

Não lí em nenhum lugar, mas acredito que se você vem rodando na estrada, por uns 100 Km, no máximo a 2.500 rpm (motor) e resolve parar num restaurante ou posto de combustível, o tempo de reduzir para a entrada aos 800 ou 1.000 rpm, entrar no posto e parar, gasta entre 20 e 30 segundos já serão suficientes para a turbina baixar o giro, porém a giros acima dos 2.500 rpm, assim como sugeriu o Allan, para baixar a temperatura, melhor é já na estrada, reduzir a rotação do motor para uns 1.000 rpm, aí chegar, estacionar e desligar o motor, sem precisar ficar esperando nada.
    Abs
    Anthoniusnikos

Também poderiam criar uma bomba de óleo, elétrica, com timer, que ficasse jogando óleo na turbina por 30 segundos, após a parada do motor.
    EX-RANGER 2001 2.5 TDI CD
    ATUAL F1000 4X4 CD "CAVEIRÃO".
    "O QUE FAZEMOS DURANTE A VIDA, ECOA NA ETERNIDADE."

Usuário Avatar de netão
    Entrada
    29/09/2006
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Allan Nielsen Ver Post
    Na ordem de 100.000 rpm. Fala-se de alguns turbos chegar a 200.000 rpm.

abs
    Os turbos podem chegar a 200 mil rpm's.Até essa rotação ta beleza,mas passou disso ja é prejudicial ao turbo!!!!
    Por isso que tem as WG,para aliviar!!!
    Vá a lugares que não terminam em lojinhas!!!!
    F1000 4x4 Turbo Intercooler, 231CV e 62kgfm!

Pessoal,
    As "pás" da turbina precisam de pouco fluxo de gases para girarem. Como o Marbo falou, mesmo que o marcador de pressão esteja em zero, ela esta girando, não ao ponto de comprimir, mas esta girando.
    Qualquer acelerada é suficiente para faze-la girar. Não custa nada esperar os 30 segundos, se não tiver paciência, instala um "turbo timer". Não instalar pensando que ele pode falhar e não desligar, é como deixar de instalar um alarme porque ele pode falhar e destravar as portas quando você não está perto do veículo...
    Basta comprar um bom equipamento, de marca renomada, como em qualquer outra cituação. Se comprar coisa boa, na maioria das vezes é mais caro e costuma não dar problema (e vice-versa).
    Abraço.
    XTERRA SE 2003/2004 - "Machona"
    Powered by MWM Sprint 4.07 TCA

Usuário Avatar de rogeriomasih
    Entrada
    28/03/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por duardobruno Ver Post
    Pois é cara, já me falaram isso. Aí fico pensando: eu aciono, saio e vou trabalhar, aí o breguete falha e o carro fica lá o dia todo funcionando, torrando o diesel.
    Estava com essa dúvida um dia desses:

alguém tem idéia do consumo de um motor diesel apenas em marcha lenta?

ou seja, 1 L de diesel seria suficiente para fazê-lo funcionar durante quanto tempo na marcha lenta?
    Samurai 97
    Fortaleza-CE

Proteção para o turbo

Pessoal

Em outro tópico que abri coloquei a foto de uma revista sul africano a qual anunciava um protetor de turbina

http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=44135
    Abraços
    Marcelo
    Kia Sorento 2.5 crdi tgv 170 cv

Também sou adepto a essa regra dos 30 segundos ou mais,
    esses 30 seg. eu uso pra colocar o cinto, ligar o som, luzes (se for o caso), geralmente até deixo além dos 30 seg.
    E quando chego, não importa qual velocidade estava, mas só o fato de eu ter usado o motor, eu conservo a regra dos 30 seg., sempre pra mantê-lo em boas condições.
    Mas em relação para ligar o ar-condicionado, é necessário seguir a risca desses 30 segundo ou mais também? Ou assim que o motor é ligado, já posso acionar o ar-condicionado?

Bom já que foi tocado nesse assunto, me surgiu uma dúvida, me falaram que motor a diesel tinha suas regras, e tinha de ter outros cuidados especiais em relação ao a gasolina.
    Então é o seguinte: se eu tou num fila pra entrar num estacionamento, de modo que a fila só ande (em torno de 6 min. em 6 min.). Me falaram que como o espaço de tempo é pequeno não seria bom desligar o motor, pois há um desgaste maior das peças, e era melhor manter o motor ligado, do que ter de desliga-lo e religa-lo.
    Desde então, eu sigo isso, sempre deixo o motor ligado.
    Então galera isso procede?

Citação Postado originalmente por Daniel08 Ver Post

Então é o seguinte: se eu tou num fila pra entrar num estacionamento, de modo que a fila só ande (em torno de 6 min. em 6 min.). Me falaram que como o espaço de tempo é pequeno não seria bom desligar o motor, pois há um desgaste maior das peças, e era melhor manter o motor ligado, do que ter de desliga-lo e religa-lo.
    Desde então, eu sigo isso, sempre deixo o motor ligado.
    Então galera isso procede?

Acredito que sim. Também faço sso, não desligo o motor.
    Sem falar que acaba economizando diesel, pois para dar a partida é utilizado mais combustível que para manter este pequeno período de tempo funcionando.
    XTERRA SE 2003/2004 - "Machona"