Há algum tempo postei um tópico sobre MIG, mas pelo que vi não teve muita "saida"....
Aproveito agora para postar um sobre soldadura a elétrodos (a dita soldadura "normal"), talvez seja de maior interesse.
Começo desde já por dizer que soldar a electrodo apesar de ser muito mais comum do que com MIG, é significativamente mais dificil de conseguir uma soldadura de "qualidade". Aliás grande parte das soldaduras feitas com electrodos que por aí se vêem são de baixissima qualidade e resistencia(pelo menos cá em Portugal)....
Deixo aqui algumas dicas, algumas tiradas da minha própria experiencia e outras tiradas de livros e da web.

1. Isto é óbvio mas nunca é demais lembrar, mas nunca soldem sem máscara! E cuidado com os vidros dá máscara partidos, qualquer racha já deixa passar bastante radiação U.V.
Quem já soldou sem máscara ou com o vidro rachado sabe do que falo, o ardor que fica nos olhos passadas algumas horas é mesmo horrivel, nem se consegue olhar para á luz. É mesmo horrivel!

2. Para começar a soldar deve ser dado um leve toque com o eletrodo na peça a soldar e logo de seguida o electrodo deve ser afastado da peça de modo a criar "arco" e não ficar "colado".

3. Esta parte é muito subjectiva, o cumprimento do "arco" (a distancia do eletrodo ao metal a soldar), já ouvi várias opiniões mas tenho-me seguido "mais coisa menos coisa" por esta regra: para eléctrodos mais largos soldar com ele mais afastado, com électrodos mais finos mais perto da peça. Há até quem diga que o cumprimento do "arco" deve ser igual ao diametro do electrodo.

4. Em relação á corrente, é uma coisa que varia conforme a espessura do metal a soldar e o diametro do elétrodo.
Para um elétrdo de maior diametro deve ser usada mais corrente, enquanto que para um eletrodo de diamentro menor deve ser usada menos corrente senão eletrodo vai-se gastar muito rapidamente dando horrigem a uma má soldadura.
Em relação á pespessuar do metal a soldar a regra é a mesma que para a espessura do eletrodo, mais corrente para metal mais grosso e menos corrente para metal mais fino. Corrente em excesso num metal muito fino em vez de soldar vai apenas derreter o metal causando "buraco", corrente a menos vai fazer com que a soldadura não tenha penetração sufuciente fazendo dela uma soldadura basntante fraca.

5. Em relação á máquina de soldar recomendo que tenha uma corrente máxima igual ou superior a 170 amperes.

Espero que estas dicas vos sejam uteis, mas como já se sabe com a expeciencia é que se consegue tudo.
E antes de soldarem qualquer coisa que vá segurar todo o peso do vosso jipe(berços de mola por exemplo para SPOA) ou que seja suposto salvar a vossa vida, (por exemplo uma gaiola(rollcage)). Aprendam a soldar correctamente em coisas simples.
Claro está que para a construção de uma gaiola(rollcage) ou outra coisa do género é sempre preferivel solda MIG, apaesar de um bom soldador também conseguir muito bons resuldados com electrodo.

Cumprimentos do outro lado do Atlantico
António Costa