Estou querendo saber tbm, já que a minha viatura está gulosa demais e fazendo aproximadamente 4 Km/l. Qual seria a indicação de um carburador que fosse o menos guloso ?
Troquei recentemente o motor da minha viatura, usava o 4.1 GM alcool,
troquei pelo da SILVERADO á gasolina(alcool) e até agora é só alegria....
motor novo tecnologia nova, não me arrependo em nada, compensa em mutito.....espero ter ajudado.
O carburador ajuda na economia de combustível, se estiver corretamente regulado.
O modo como o veículo é utilizado, influencia muito no quisito economia, sendo que o motorista tem muito a contribuir neste sentido.
Deve-se verificar à princípio se os difusores e os giclês (orifícios calibrados) estão de acordo com o especificado.
Verifique se o parafuso de marcha-lenta está ajustado, alguns mecânicos preferem deixar o motor acelerado (borboleta de aceleração levemente aberta) ao invés de ajustar o parafuso...
Verifique estado das juntas...
Verifique se o ejetor consegue vaporizar a gasolina ...
Verifique, se for o seu caso se existe aquecimento na base ou no pé do carburador, e se está funcionando.
Quer um pouco mais de economia com um pouco mais de trabalho?
Motores seis cilindros tem um problema crônico, pela diferença de distância entre os cilindros nº.1 e 6 (das pontas) e cilindros nº3 e 4 (do meio) com relaçao ao carburador, desta forma, para o motor trabalhar bem, os cilindros das pontas trabalham com mistura pobre, enquanto os do meio trabalham "afogados", somente os nº.2 e 5 trabalham bem...
Como minimizar? pode-se instalar dois carburadores, um para os primeiros três cilindros e outro para os três finais... desta forma, a distribuição de combustível fica mais homogênea, sem condensar combustível nos cilindros mais distantes do caburador, nem sacrificar o rendimento dos cilindros mais próximos para manter os outros funcionando... para esta adaptação, o ideal é colocar a tubagem do nº.1,3,4,6 mais reta, em direção direta aos coletores, enquanto as tubagens nº.2 e 5 (mais próximas) devem ter uma pequena curva, aumentanto o comprimento da tubagem e gerando o chamado maior "fator de carga" (aumento do arrasto dentro da tubagem), para que a distribuição seja ainda mais equilibrada. (da mesma forma que nos escapamentos dimensionados, que tem cuvas para compesar a diferença de comprimento entre os tubos).
Claro que este sistema exige regulagem mais afinada, com equalizador (como nos velhos VW bi-carburados) e outras cozitas, mas este sistema bem dimensionado (você poderá usar carburadores bem menores que os originais!) pode melhorar o consumo e aumentar o rendimento do motor...
Marcos,
Para utilizar mais de um carburador, será necessário substituir o cabeçote!
É possível utilizar o do Itamaraty, o problema é encontrar!
A adoção de mais de um carburador aumenta a potência e permite acelerações mais rápidas.
Deve-se estar atento a questão de rendimento! Uma potência mais elevada não significa um rendimento maior.
A questão do rendimento em máquinas térmicas é complicado. Perde-se muita energia. Basicamente aumentamos o rendimento ao evitar disperdício , ou seja, aproveitando ao máximo a energia liberada pela queima do combustível.
A propósito, o autor do tópico não estava perguntando sobre economia?
Marcos,
Para utilizar mais de um carburador, será necessário substituir o cabeçote!
Deve-se estar atento a questão de rendimento! Uma potência mais elevada não significa um rendimento maior.
A questão do rendimento em máquinas térmicas é complicado. Perde-se muita energia. Basicamente aumentamos o rendimento ao evitar disperdício , ou seja, aproveitando ao máximo a energia liberada pela queima do combustível.
A propósito, o autor do tópico não estava perguntando sobre economia?
Pois é Alessandro, é isso mesmo, só que usei mal as palavras, vamos trocar rendimento por eficiência ok? tava querendo falar que, melhorando a coleta de combustível, o motor é mais eficiente, consumindo menos combustível pra andar a mesma coisa entende?
trocar o cabeçote? ih, nao havia reparado nisso... pq? como é a disposição dos coletores??
Quanto a perda de energia, nao entendo onde causará alteração pra pior, já que a perda de eficiência térmica será minimizada nos cilindros 1,3,4 e 6 devido a melhor distribuição de combustível, e será a mesma no interior das câmaras 2 e 5. Apenas melhoraremos a queima nos cilindros mais distantes e mais próximos, o restante da perda de energia se dá nos pontos de atrito entre as partes mecâmicas que nao sofrerão alterações... nao é isso??
grande abraço! (sem querer sair do tema deste tópico! rs)