
Postado originalmente por
Marcio Rossetto
Camarada , eu gostaria de opnar até porque ja desmontei e montei agumas vezes o cambio do meu Niva .
As engrenagens trabalham sempre em contato par a par com os mesmos dentes . Quando vc desmonta e não marca parzinho por parzinho, na hora de por em funcionamento , o cambio irá dar uma roncadinha . Esse ronco vai durar até o desgaste natural acasalar de novo os pares de dentes .
O bom mecânico para evitar que o cambio ronque , custuma dar uma fresada nos dentes , que nada mais é que corrigir o perfil evolvente do dente, para o acasalamento perfeito . Obviamente que trata-se de uma leve retirada de material, uma pequena lapidada .
Agora , vou de dar um conselho . Se as engrenagens de seu cambio estiverem boas , não muito desgastadas , não se preocupe com isso , porque o barulho do jipe , é maior doque o ronco .
Por experiência , o cambio do niva quando escapa marcha :
Hipótese mais comum :
Garfos de engate gastos , conduzem a luva de engate de forma torta , sendo assim, o sincronizado não engrena direito , etc e as marchas escapam .
Solução : leva num torneiro e manda encher os garfos com solda e posteriormente esmerilha até ficar sem folga no sulco da Luva .
A quarta escapa : ( rolamento do eixo piloto com folga ou quebrado , caixa seca empenada , rolamento de agulha da caixa seca quebrado , excesso de vibração do conjunto de transferencia) .
No caso de motor ap : desalinhamento da flange .
Se segunda e a terceira escapam : unicamente atribuo esse problema a rolamentos quebrados ou sincronizados gastos ou garfos desgastados .
Ou dentes quebrados , fora isso
Quinta marcha : essa sim desgasta muito , chega a ficar fininho o dente .
Isso devido a deficiencia de lubrificação .
Geralmente tem que trocar é batata
Resumindo : Se não tiver dentes quebrados a reforma do cambio se faz simplesmente com :
a retifica ou troca dos garfos ,
troca da engrenagem da quinta marcha .
Troca dos rolamentos ruins .
Troca dos 2 retentores
Troca dos 5 aneis sincronizados .
As Engrenagens , a arvores primária , a luvas .Essas peças dificilmente estragam ou sofrem alto desgaste , e precisam ser trocadas .
Em média vc vai gastar uns R$ 700,00 em peças .
Espero ter te ajudado .