x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 41
    Usuário
    Entrada
    02/04/2008
    Agradecimentos: 0

Frezar engrenagens

Olá a todos.
    Troquei o cambio de meu niva, e queria arrumar o velho. Só que o mecanico que trocou para mim ,disse que não dá para frezar as engrenagens ;isso é verdade? alguem conhece alguem que já frezou?

Não sei se o que você chama de "frezar" engrenagem significa fazer outra igual. Mas até onde eu sei, um torneiro competente, com material e ferramentaria adquada consegue fazer qualquer engrenagem.

Zabumbas

Citação Postado originalmente por Sergio Mollo Fernandes Ver Post
    Olá a todos.
    Troquei o cambio de meu niva, e queria arrumar o velho. Só que o mecanico que trocou para mim ,disse que não dá para frezar as engrenagens ;isso é verdade? alguem conhece alguem que já frezou?
    Não sou nenhum expert no assunto, mas pelo que sei, engrenagens recebem um tratamento, uma cementação, no sentido de deixar o aço dos dentes mais resitente. Entendo que, ao fresar as engrenagens, este processo de cementação será anulado, o que tornará as engrenagens muito fracas e fará com que o seu desgaste seja rápido. Em resumo, você vai ter um câmbio frágil, portanto o serviço de fresagem poderá ser um desperdício de seu precioso dindin.
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

Usuário
    Entrada
    09/01/2007
    Local
    Betim MG/MG
    Agradecimento: 1
    Camarada , eu gostaria de opnar até porque ja desmontei e montei agumas vezes o cambio do meu Niva .

As engrenagens trabalham sempre em contato par a par com os mesmos dentes . Quando vc desmonta e não marca parzinho por parzinho, na hora de por em funcionamento , o cambio irá dar uma roncadinha . Esse ronco vai durar até o desgaste natural acasalar de novo os pares de dentes .

O bom mecânico para evitar que o cambio ronque , custuma dar uma fresada nos dentes , que nada mais é que corrigir o perfil evolvente do dente, para o acasalamento perfeito . Obviamente que trata-se de uma leve retirada de material, uma pequena lapidada .

Agora , vou de dar um conselho . Se as engrenagens de seu cambio estiverem boas , não muito desgastadas , não se preocupe com isso , porque o barulho do jipe , é maior doque o ronco .

Por experiência , o cambio do niva quando escapa marcha :

Hipótese mais comum :

Garfos de engate gastos , conduzem a luva de engate de forma torta , sendo assim, o sincronizado não engrena direito , etc e as marchas escapam .
    Solução : leva num torneiro e manda encher os garfos com solda e posteriormente esmerilha até ficar sem folga no sulco da Luva .

A quarta escapa : ( rolamento do eixo piloto com folga ou quebrado , caixa seca empenada , rolamento de agulha da caixa seca quebrado , excesso de vibração do conjunto de transferencia) .
    No caso de motor ap : desalinhamento da flange .

Se segunda e a terceira escapam : unicamente atribuo esse problema a rolamentos quebrados ou sincronizados gastos ou garfos desgastados .

Ou dentes quebrados , fora isso

Quinta marcha : essa sim desgasta muito , chega a ficar fininho o dente .
    Isso devido a deficiencia de lubrificação .
    Geralmente tem que trocar é batata

Resumindo : Se não tiver dentes quebrados a reforma do cambio se faz simplesmente com :

a retifica ou troca dos garfos ,

troca da engrenagem da quinta marcha .

Troca dos rolamentos ruins .

Troca dos 2 retentores

Troca dos 5 aneis sincronizados .

As Engrenagens , a arvores primária , a luvas .Essas peças dificilmente estragam ou sofrem alto desgaste , e precisam ser trocadas .

Em média vc vai gastar uns R$ 700,00 em peças .

Espero ter te ajudado .
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    02/04/2008

Frezar

Amigo Marcio:
    Agradeço sua orientação, meu cambio estava só escapando a 4 ,depois a 2 e por fim a 5,mas esta é porque a porca afroxou, mas ele não roncava nada alem do normal, mas eu acho que não compença arrumar, pois se tiver que trocar todos os sincronisados vai ficar caro.
    Abraços e obrigado aos amigos que opinaram.

Quem opinou fui eu e o Gil.
    O Márcio... putz, esse deu uma aula de câmbio de NIVA.
    Vou copiar e guardar.

Citação Postado originalmente por Marcio Rossetto Ver Post
    "... o cambio do niva quando escapa marcha : Hipótese mais comum : Quinta marcha : essa sim desgasta muito , chega a ficar fininho o dente . Isso devido a deficiencia de lubrificação . Geralmente tem que trocar é batata ..."
    A respeito da falta de lubrificação da 5ª no Niva:

Dicas sobre caixa de marchas

ALL, não sei o porque da quinta marcha não agüentar, pois é difícil um russo
    fazer uma peça frágil... Numa OUTRA lista que assino, sobre Nivas, um colega
    mandou uma mensagem explicando o porque da quinta marcha ser "frágil".
    Traduzi ao meu entendimento, e vou tentar repassar a voces da maneira que entendi...

"Essa explicação é de origem de mecanicos da Lada européia, os quais foram treinados
    na Lada Europa e fizeram "residência" em rallys na Austrália, com Nivas.

- 1º Passo: Sempre dirija um Niva como se tivesse 4 marchas, colocando a 5ª somente
    depois dos 90 kms/h - Porque ? Pois em baixa velocidade, os aneis e engrenagens da
    quinta marcha são pouco alimentados (banhados) pelo óleo lubrificante, dai a razão
    do desgaste prematuro e/ou quebra.

- 2º Passo: Ao colocar óleo na caixa, suba o Niva em uma guia ou objeto de mais ou menos
    20 cms de altura - somente as rodas do lado esquerdo - deixando-o inclinado pro lado
    direito. Dai, complete o oleo até a boca (com o carro INCLINADO PRA DIREITA!).
    Isso irá fazer com que caiba mais ou menos 1 litro a mais de óleo na caixa, fazendo
    com que lubrifique sempre os anéis e engrenagens. (O autor - Robin - alegou que ele
    e seus amigos usam essa técnica há mais de 9 anos, sem vir a dar qualquer problema)

- 3º Passo: Se possível, SEMPRE que trocar o óleo da caixa-motor-diferencial, colocar
    o produto chamado MOLYKOTE (o produto é especifico para motor, outro para caixas, etc)."

Pessoal, espero que isso sirva para ajudar alguém, ou então, despertar o interesse
    de pesquisar o porque das caixas quebrarem... Um abraço.
    Gostaria de citar o autor, mas não sei
    (tenho essa informação salva no HD há algum tempo...)

[]'s

Às vezes chego a ter raiva desse cara.
    Ô bixim inteligente e prestativo. Queria ter um filho assim.

Luciano, anotado e arquivado.

Citação Postado originalmente por Marcio Rossetto Ver Post
    Camarada , eu gostaria de opnar até porque ja desmontei e montei agumas vezes o cambio do meu Niva .

As engrenagens trabalham sempre em contato par a par com os mesmos dentes . Quando vc desmonta e não marca parzinho por parzinho, na hora de por em funcionamento , o cambio irá dar uma roncadinha . Esse ronco vai durar até o desgaste natural acasalar de novo os pares de dentes .

O bom mecânico para evitar que o cambio ronque , custuma dar uma fresada nos dentes , que nada mais é que corrigir o perfil evolvente do dente, para o acasalamento perfeito . Obviamente que trata-se de uma leve retirada de material, uma pequena lapidada .

Agora , vou de dar um conselho . Se as engrenagens de seu cambio estiverem boas , não muito desgastadas , não se preocupe com isso , porque o barulho do jipe , é maior doque o ronco .

Por experiência , o cambio do niva quando escapa marcha :

Hipótese mais comum :

Garfos de engate gastos , conduzem a luva de engate de forma torta , sendo assim, o sincronizado não engrena direito , etc e as marchas escapam .
    Solução : leva num torneiro e manda encher os garfos com solda e posteriormente esmerilha até ficar sem folga no sulco da Luva .

A quarta escapa : ( rolamento do eixo piloto com folga ou quebrado , caixa seca empenada , rolamento de agulha da caixa seca quebrado , excesso de vibração do conjunto de transferencia) .
    No caso de motor ap : desalinhamento da flange .

Se segunda e a terceira escapam : unicamente atribuo esse problema a rolamentos quebrados ou sincronizados gastos ou garfos desgastados .

Ou dentes quebrados , fora isso

Quinta marcha : essa sim desgasta muito , chega a ficar fininho o dente .
    Isso devido a deficiencia de lubrificação .
    Geralmente tem que trocar é batata

Resumindo : Se não tiver dentes quebrados a reforma do cambio se faz simplesmente com :

a retifica ou troca dos garfos ,

troca da engrenagem da quinta marcha .

Troca dos rolamentos ruins .

Troca dos 2 retentores

Troca dos 5 aneis sincronizados .

As Engrenagens , a arvores primária , a luvas .Essas peças dificilmente estragam ou sofrem alto desgaste , e precisam ser trocadas .

Em média vc vai gastar uns R$ 700,00 em peças .

Espero ter te ajudado .
    RA-PAZ!!!

Ótima "aula" sobre manutenção do câmbio, será guardada, obrigado!
    Gil Roberto

Luciano, sei que é ousadia minha, mas não sei se a dica da inclinação do carro para encher mais a caixa de marchas é uma boa ídeia. Por favor, corrija-me, se eu estiver errado, mas, pelo que sei, e pelo que já ouvi por aí, se a caixa de câmbio estiver com muito óleo e este sofrer o natural aquecimento durante o uso do carro, este óleo, por não ter para onde ir, irá forçar as vedações da caixa, fazendo com que ocorram vazamentos.

No meu entender, esta dica serve para competições, onde o uso do câmbio será extremo (daí a importância de uma ótima lubrificação), porém por um tempo relativamente curto (algumas horas, normalmente), o que faz com que não haja tempo para aparecer um vazamento nas juntas e, caso haja, ocorra ao final da competição, quando isto já não é tão importante.
    Gil Roberto

Usuário
    Entrada
    27/05/2008
    Bom dia galera!!!!
    Sou um iniciante nos nivas e gostaria de aproveitar
    esse tópico e dizer que possuo uma CAIXA DE MARCHAS
    DO NIVA para VENDER........Comprei um niva e acabei
    comprando um que tinha dado baixa para ter todas as peças
    reservas,só que já realizei umas 10 trilhas com o Russinho
    e vi que ele é bem forte....Por isso estou vendendo as peças que tenho
    sobrando....Abração a todos!!!!

Aproveitando a conversa sobre câmbios e o conhecimento da galera gostaria de expor meu problema:
    Sempre que reduzo de quinta para quarta marcha o câmbio arranha, mas arranha feio......isso sempre que ando em altíssimas velocidades (80 a 100 Km/h...).
    Andando normalmente não arranha, nem quando passo de terceira p/ quarta, nem quando estou em velocidades "normais", mas se troco de marchas "rápido", sem dar aquele "tempinho" também arranha, mas bem menos.
    Algum prognóstico?
    4X4 Brasil

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem