x
Convex Datacenter
Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 41
    Usuário
    Entrada
    09/01/2007
    Local
    Betim MG/MG
    Agradecimento: 1

Tribologia

Gil , infelismente nem o Mago vai saber te explicar isso , até porque se os Engenheiros projetistas soubessem de Tribologia , não existiria tantas cagada de projetos por aí .

Ou melhor , o camarada hoje faz uma faculdade de Eng. Mecanica de seis anos , se forma e não sabe oque é indice de viscosidade de um óleo . Isso é um absurdo, porque não tem essa cadeira na Universidade .

Ja Carro alemão não tem esse problema , pois eles tem até doutorado em TRIBOLOGIA ou melhor TRIBOTÈCNICA . Pode ter certeza que o fluxo do óleo e mecanismo de lubrificação é pré projetado .

O Engenheiro que projetou o cambio do Niva , pensou o seguinte :
    Como só há 2 reticulados ( a arvore primária e a secundária) , basta lubrificar o reticulado inferior , que por contato , o de cima também estará lubrificado , isso é claro , se engrenagem motora esta com óleo no seu flanco do seu dente, sua parceira , a movida, também estará em contato com o filme lubrificante .

Isso é trivial .

O problema é que existe uma leizinha :

Se rotação da engrenagem ( o certo é a velocidade tangencial ) se eleva , minimiza-se a viscosidade do óleo
    Se a carga, vibração se eleva , maximiza-se a viscosidade do óleo

O problema é o seguinte , a quinta é a engrenagem de maior velocidade então , a viscosidade do óleo deveria ser no máximo um ISO VG 100 .

No entanto no cambio vai um ISO VG 220 ( SAE 90) , para atender a solicitação mecânica , por exemplo da primeira , segunda , etc . Carga , vibração..... para não ter desgaste ...

Oque acontece :

A engrenagem da quinta quando esta em alta velocidade , centrifuga o óleo , expusa ele para a sua lateral e então forma-se um vácuo ( acredite se quizer ) . Diante disso ela não passa mais a pescar o óleo . Ex; um creme de abacate no liquidificador , observe que não há abacate na hélice .

Para minimizar esse efeito ( observamos minimizar ) , não outra forma que submergi a engrenagem totalmente no óleo .

Claro que com isso a pressão do óleo aumenta junto à temperatura do cambio e vazamentos podem vir a surgir , mais são toleráveis .

Qualquer dia , tira a tampa da lavanca do cambio por cima , pega uma lanterna e verifica como esta o dente da sua quinta marcha ....

Pessoal desculpa o tamanho do testo e chatisse disso.

Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    Realmente, acho que o termo gambiarra é que deixou a coisa confusa... Que tal chamarmos de "remodelação"? Ou de "revisão de projeto"?

Ainda não falei com o Wilson, devo passar por lá amanhã, e vou conversar com ele a respeito deste "truque"!

Citação Postado originalmente por Marcio Rossetto Ver Post

Antigamente achava as aulas de matemática um saco. Hoje sei o valor delas.

Muito obrigado por esta aula "chata". Valeu.

Citação Postado originalmente por Marcio Rossetto Ver Post
    Gil , infelismente nem o Mago vai saber te explicar isso , até porque se os Engenheiros projetistas soubessem de Tribologia , não existiria tantas cagada de projetos por aí .

Ou melhor , o camarada hoje faz uma faculdade de Eng. Mecanica de seis anos , se forma e não sabe oque é indice de viscosidade de um óleo . Isso é um absurdo, porque não tem essa cadeira na Universidade .

Ja Carro alemão não tem esse problema , pois eles tem até doutorado em TRIBOLOGIA ou melhor TRIBOTÈCNICA . Pode ter certeza que o fluxo do óleo e mecanismo de lubrificação é pré projetado .

O Engenheiro que projetou o cambio do Niva , pensou o seguinte :
    Como só há 2 reticulados ( a arvore primária e a secundária) , basta lubrificar o reticulado inferior , que por contato , o de cima também estará lubrificado , isso é claro , se engrenagem motora esta com óleo no seu flanco do seu dente, sua parceira , a movida, também estará em contato com o filme lubrificante .

Isso é trivial .

O problema é que existe uma leizinha :

Se rotação da engrenagem ( o certo é a velocidade tangencial ) se eleva , minimiza-se a viscosidade do óleo
    Se a carga, vibração se eleva , maximiza-se a viscosidade do óleo

O problema é o seguinte , a quinta é a engrenagem de maior velocidade então , a viscosidade do óleo deveria ser no máximo um ISO VG 100 .

No entanto no cambio vai um ISO VG 220 ( SAE 90) , para atender a solicitação mecânica , por exemplo da primeira , segunda , etc . Carga , vibração..... para não ter desgaste ...

Oque acontece :

A engrenagem da quinta quando esta em alta velocidade , centrifuga o óleo , expusa ele para a sua lateral e então forma-se um vácuo ( acredite se quizer ) . Diante disso ela não passa mais a pescar o óleo . Ex; um creme de abacate no liquidificador , observe que não há abacate na hélice .

Para minimizar esse efeito ( observamos minimizar ) , não outra forma que submergi a engrenagem totalmente no óleo .

Claro que com isso a pressão do óleo aumenta junto à temperatura do cambio e vazamentos podem vir a surgir , mais são toleráveis .

Qualquer dia , tira a tampa da lavanca do cambio por cima , pega uma lanterna e verifica como esta o dente da sua quinta marcha ....

Não vi chatice nenhuma, ao contrário achei bastante interessante!
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

Usuário
    Entrada
    09/01/2007
    Local
    Betim MG/MG
    Bem camara , posso afirmar para vc ,porque ja desmontei algumas vezes o meu cambio do niva , não há nehuma bucha de metal .
    Pelo contrário , eu estava pronto para botar o do chevete mais mudei de idéia quando eu mesmo topei me aventurar em arrumar meu cambio, até porque não tinha mais grana para pagar mecanicos .

O cambio do Niva é muito mais reforçado que o do chevette e muito mais simples , não existe arruelas de encosto , de regulagem e é como montar um quebra cabeça , não há como errar .

Inclusive a parte da primeira a quarta é uma obra prima .

A única arruela que existe ou bucha é a arruela cônica que vai na capa seca para apoiar o rolamento da quarta marcha ou do eixo pilloto.Inclusive se quebrar essa arruela , a quarta pode vir a escapar .

Agora oque eu notei , é que há dois tipos diferentes de rolamentos de rolo que apoiam o eixo primário ( o carrossel de engrenagens fixas ) . São eles constituidos de gaiola de metal e há também a opção dos com gaiolas de plástico. Observei isso quando comprei uns usados em bom estado na Sarancar .

Agora, a porca final que segura o eixo , que esta bem atrás do acoplamento de borracha , essa sim tem uma arruela trava que deve ser amassada para a porca não soltar . Se a porca soltar , todo o conjunto do reticulado de engrenagens passa a ficar com folga , aí nada funciona bem . Dessa forma a terceira passa a escapar.

Muitas vezes o principal problema de escapar marcha , consiste apenas na pressão irregular das molinhas que pressionam o garfo .

Agora o mecanismo da quinta realmente é uma adaptação e o maior problema é quebrar o parafuso da quinta marcha . Qualquer dia desmonto o meu cambio de novo e vou levar num toneiro para aumentar a rosca do parafuso da quinta marcha e com isso colocar um de 1/2 polegada de diametro , aí nunca mais vai quebrar.

Citação Postado originalmente por emtsuhako Ver Post
    Camaradas, não manjo nada de termos mecânicos, por sso o que escrevo é opinião de usuário... Então, meu Niva teve todas as marchas fresadas (era esse o assunto do tópico, certo?) e ficou zero bala... o serviço foi feito pelo Albino, recomendadíssimo! Infelzimente, não por culpa dele, a terceira marcha começou a escapar... o Albino prontamente se comprometeu a solucionar o problema, sem qq custo. Problema que eu moro em Sorocaba e ele em Ribeirão Preto, "apenas" 450km de distância. Mas aqui na minha terrinha tb tem um ótimo mecânico de Niva (não é unanimidade, mas nunca pisou na bola comigo), que é o Marcão, da MacLada. Ele tem um macete simples, que é trocar as buchas de metal (parece que é um metal bem fino) por de plástico ou algo assim, pois as de metais amassam fácil e causam o problema das marchas escaparem. Como eu disse, não sou entendido de mecânico e, infelizmente, nem tenho tempo para aprender mecânica, mas, acredito eu, vale a pena vcs descobrirem qual o macete do Marcão. De qq forma, nunca mais escapou a terceira marcha... acredito que aconteça a mesma coisa com o Niva do Sérgio. O Marcão tem outros macetes, inclusive de retifica de motor original de 1.6 para 1.7 com pistões GM.

Usuário
    Entrada
    02/04/2008
    Agradecimentos: 0

cambio

Amigo Marcio; Meu cambio está desmontado (reserva), será que se a gente combinar voce daria uma olhada nele para ver o que é presciso fazer para deixa-lo em dia?,pois percebi que voce tem bastante conhecimento no assunto.Abraços Sergio

Gente

Da para traduzir o site do www.nivashop.ru com o babelfish do yahoo

mas para ingles

tem muita coisa legal... e tb da para ver relacoes de engrenagens diferentes tanto para o cambio, diferencial e caixa de transferencia

Marcio...
    Tribologia??? Faz tempo que nao vejo ninguem faar nisso

realmente o cambio do Niva é bronco... o unico problema que vejo é a proca re segura a helice da saida... ale de travar é bom colocar trava rsca forte... o cambio do niva so estoura pq aquela arruela frouxa e ai a arvore segundaria deloca e rebenta tudo..... eu acho que seria bom fazer uma cupilha ali ao inves de aquela trava sem vergonha

abracos a todos

Jossano

Usuário
    Entrada
    09/01/2007
    Local
    Betim MG/MG
    Com certeza Sergio , inclusive se vc quizer aprender até te ensino a montar .

O problema é que agora eu estou em Betim , amanhã na capital KM 21 da Rapozo( junto com a minha esposa que não a vejo a 20 dias ) e só nesse fim de semana , porque no domingo estarei pegando um voo para Curitiba .

Agora vc ja abriu o seu cambio ?

Citação Postado originalmente por SERGIO MOLLO Ver Post
    Amigo Marcio; Meu cambio está desmontado (reserva), será que se a gente combinar voce daria uma olhada nele para ver o que é presciso fazer para deixa-lo em dia?,pois percebi que voce tem bastante conhecimento no assunto.Abraços Sergio

Usuário
    Entrada
    02/04/2008

cambio

Marcio: não tenho pressa nenhuma,pois como disse este cambio é o reserva, pois quando ele pifou eu comprei outro(R$500,00),e coloquei . o cambio esta todo desmontado,mas não fui eu ,foi o mecânico,ele estava escapando a quarta,depois a segunda e por fim a quinta, mas depois que tirou ele fora, vimos que a porca é que estava solta.`nao entendo quase nada de câmbio, mas tenho a imprssão que é só questão de ajuste. Abs Sergio

Usuário
    Entrada
    09/01/2007
    Local
    Betim MG/MG
    Jossano , realmente essa porca é chave de muitos problemas .
    A porca original quando é nova e a arrulea trava até que não ruins , o problema é que desmontamos e depois temos uma novinha . Ja procurei uma similar na casa de parfuso e não achei .

TRIBOLOGIA , pois é

Se o XUD tivesse um radiador de óleo por exemplo , muitos problemas seriam resolvidos . Eu quando tinha o meu JPX , só usava óleo sintético de base Ester ( nem existe isso para vender em postos ) .
    Vendi ele com 170 mil km , o motor estava um relógio .

Agora , nehum óleo de base mineral suporta o diferencial de temperatura de um motor que hora trabalha a 60 , hora a 80 , hora a 60 , hora a 110 graus .....

Citação Postado originalmente por Jossano Ver Post
    Gente

Da para traduzir o site do www.nivashop.ru com o babelfish do yahoo

mas para ingles

tem muita coisa legal... e tb da para ver relacoes de engrenagens diferentes tanto para o cambio, diferencial e caixa de transferencia

Marcio...
    Tribologia??? Faz tempo que nao vejo ninguem faar nisso

realmente o cambio do Niva é bronco... o unico problema que vejo é a proca re segura a helice da saida... ale de travar é bom colocar trava rsca forte... o cambio do niva so estoura pq aquela arruela frouxa e ai a arvore segundaria deloca e rebenta tudo..... eu acho que seria bom fazer uma cupilha ali ao inves de aquela trava sem vergonha

abracos a todos

Jossano

Usuário
    Entrada
    09/01/2007
    Local
    Betim MG/MG
    O primeiro passo Sérgio é vc lavar todas as peças bem lavadas com óleo diesel e depois com tiner para tirar a oleosidade .

Depois vc checa primeiro as engrenagens fixas do carrossel .
    Verifica o estado dos dentes . Começa pela cabeça do dente , passa o dedo e verifica se não há rebarba . Verifica se não tem nehum dente lascado , se não há nehum pitting , Scoring , ou seja , amassamentos , riscos , rugosidade . Tudo tem que estar lizinho .

Para ver se há desgaste , olhe o dente por cima e observe a espessura do dente . Compara com os outros . Vai ver que tem aguns levemente mais finos . A espessura tem que estar no mínimo entre uns 3 mm.

Começa por aí ....

Citação Postado originalmente por SERGIO MOLLO Ver Post
    Marcio: não tenho pressa nenhuma,pois como disse este cambio é o reserva, pois quando ele pifou eu comprei outro(R$500,00),e coloquei . o cambio esta todo desmontado,mas não fui eu ,foi o mecânico,ele estava escapando a quarta,depois a segunda e por fim a quinta, mas depois que tirou ele fora, vimos que a porca é que estava solta.`nao entendo quase nada de câmbio, mas tenho a imprssão que é só questão de ajuste. Abs Sergio

Usuário Avatar de VKASP
    Entrada
    01/09/2007
    Local
    Florianópolis/SC
    Já aprendi mais aqui que em quatro anos de escola técnica...

"... De uma olhada nesse site, la tem as relacoes dos diferenciais: www.nivashop.ru ..."
    Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    "... Jossano, será que não há uma versão do site em húngaro, mais fácil de se entender? ..."
    "... Da para traduzir o site do www.nivashop.ru com o babelfish do yahoo, mas para ingles ..."
    Jossano, O site realmente é bem legal .

Para quem, como eu, é um usuário do Browser FireFox, existe a opção da Barra de Ferramentas FoxLingo,
    com a opção de tradução on-line de (praticamente) qualquer idioma, para (também - praticamente) qualquer idioma...
    Traduzi esse site para o portugês (do Brasil) usando essa barra... (Veja as ScreenShots abaixo - A 2ª com zoom).

Gil, você que gosta de ler em húngaro , dá uma olhada nesse: http://www.zsiguli.hu/ .
    É sério.... tem muita coisa legal lá .....

Márcio.... Sem palavras ....
    Esse tópico vai para meus arquivos para referências futuras ...

[]'s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Frezar engrenagens-pag.jpg   Frezar engrenagens-pag-ampl.jpg  

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem