x
Convex Datacenter
Página 4 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234
Resultados 37 a 41 de 41

Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    Ainda não falei com o Wilson, devo passar por lá amanhã, e vou conversar com ele a respeito deste "truque"!
    Hoje conversei com o Wilson e o Alcides (dono da oficina) a respeito de idéia de inclinar o carro para caber mais óleo na caixa de câmbio. A reação de ambos foi uma risada, disseram praticamente o mesmo que eu escrevi aqui, ou seja, se colocarmos mais óleo do que o especificado, a pressão deste óleo fará com que haja vazamentos pelos retentores (o respiro não dá conta) e/ou quebras. Aliás, o Wilson me disse que já consertou algumas caixas de câmbio quebradas que, ao ser aberto o bujão, tinham excesso de óleo, causador da quebra.

Chegamos à conclusão de que o procedimento é de alto risco, válido, talvez, para trechos curtos (no caso, etapas da competição), onde não dá tempo de estourar os retentores e/ou quebrar algo. Ou seja, colocam 1 litro a mais, rodam uma etapa, trocam os retentores, colcam 1 litro a mais, correm outra etapa... meio trabalhoso, não?
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

Usuário
    Entrada
    09/01/2007
    Local
    Betim MG/MG
    Agradecimento: 1
    Pó Luciano , eu morro de vergonha ....
    To devendo enviar a graxa especial que te prometi ja faz tempo , para suas Homocinéticas , inclusive esta separada , so falta levar no correio .
    Da um desconto porque minha vida esta uma loucura .
    Anteontem estava em Betim, hoje de manhã em São Paulo e agora estou numa Internet em Curitiba .
    Meu Niva ja faz um ano que nem dou partida , e o forum para mim se tornou um espaço para descontarir o Cranio , etc .

Usuário
    Entrada
    09/01/2007
    Local
    Betim MG/MG
    Antes de dar risada , agora pergunta para o Dr. Wilson oque é Tribologia , ou classes de lubrificantes , qual a diferência da classe SF , SL ... para óleos de motores , ou como funciona os aditivos Ep a base de fosforo , enxofre e cloro , quais as reações possíveis com composto de bronze , me desculpe, mas os mecânicos podem ser bons , mas de lubrificação não sei não .
    Não encare isso como uma agressividade , sou Técnico Mecânico, Eng Mecânico e Físico e eles não tem culpa , nunca nem na universidades, falam sobre TRIBOLOGIA . Por isso vem o alerta , pense bem no assunto .

Inclusive , pergunta para ele se uma coroa com dentes ímpares pode casar com uma coroa com dente par .....

Inclusive desmonta a tampa do seu trambulador e verifica a sua engrenagem da quinta marcha .

Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    Hoje conversei com o Wilson e o Alcides (dono da oficina) a respeito de idéia de inclinar o carro para caber mais óleo na caixa de câmbio. A reação de ambos foi uma risada, disseram praticamente o mesmo que eu escrevi aqui, ou seja, se colocarmos mais óleo do que o especificado, a pressão deste óleo fará com que haja vazamentos pelos retentores (o respiro não dá conta) e/ou quebras. Aliás, o Wilson me disse que já consertou algumas caixas de câmbio quebradas que, ao ser aberto o bujão, tinham excesso de óleo, causador da quebra.

Chegamos à conclusão de que o procedimento é de alto risco, válido, talvez, para trechos curtos (no caso, etapas da competição), onde não dá tempo de estourar os retentores e/ou quebrar algo. Ou seja, colocam 1 litro a mais, rodam uma etapa, trocam os retentores, colcam 1 litro a mais, correm outra etapa... meio trabalhoso, não?

Citação Postado originalmente por Marcio Rossetto Ver Post
    Antes de dar risada , agora pergunta para o Dr. Wilson oque é Tribologia , ou classes de lubrificantes , qual a diferência da classe SF , SL ... para óleos de motores , ou como funciona os aditivos Ep a base de fosforo , enxofre e cloro , quais as reações possíveis com composto de bronze , me desculpe, mas os mecânicos podem ser bons , mas de lubrificação não sei não .
    Não encare isso como uma agressividade , sou Técnico Mecânico, Eng Mecânico e Físico e eles não tem culpa , nunca nem na universidades, falam sobre TRIBOLOGIA . Por isso vem o alerta , pense bem no assunto .

Inclusive , pergunta para ele se uma coroa com dentes ímpares pode casar com uma coroa com dente par .....

Inclusive desmonta a tampa do seu trambulador e verifica a sua engrenagem da quinta marcha .

Márcio, estávamos falando de QUANTIDADE, e não de QUALIDADE de óleo! O cárter tem uma certa capacidade especificada pela fábrica, o que ultrapassar vai ser demais, e algo irá acontecer. O Wilson já me disse o que iria acontecer, e eu acredito nele, mesmo porque já passei por situação semelhante em um carro meu, há muitos anos (não era um Niva), quando o cara da troca de óleo, para ganhar uns tostões a mais (o óleo do cárter é medida por aquela geringonça acionada por uma manivela, cada volta corresponde a certa quantidade de óleo, se ele conseguisse colocar mais óleo, podia cobrar mais), encheu demais o cárter de meu carro. Felizmente, o estrago foi pequeno, eu comecei a achar que o câmbio estava com um ruído estranho, e apareceu um vazamento de óleo em minha garagem, levei meu carro a um mecânico (que não era o Wilson, que só conheci muitos anos depois), e ele, ao abrir o bujão de exame do cárter, levou um banho de óleo quente, que quase o queimou. Tive que deixar o carro lá, para troca dos retentores, felizmente nada aconteceu ao câmbio (o mecânico disse que, se eu tivesse rodado muito daquele jeito, principalmente se eu tivesse viajado (alta rotação, aquecimento maior do óleo e das engrenagens), provavelmente eu teria quebrado algo no câmbio, devido aos esforços excessivos dentro da caixa de câmbio), o prejuízo se limitou às vedações e à mão de obra. Desnecessário dizer que fui até a troca de óleo que executou o serviço e soltei o verbo, depois nunca mais pus os pés lá!

Quanto à quinta marcha, a engrenagem é, de fato, mais fraca (fina) que as demais, e sua durabilidade é menor, pois o uso a deixará ainda mais fina. Mas não quebra à toa, e sim quando é forçada ou leva trancos. Em meus Nivas, jamais tive uma engrengem quebrada durante o uso (ou seja, que me obrigasse a parar e rebocar o carro), as trocas ocorreram apenas durante manutenções normais (trocas de rolamentos e/ou outros componentes da caixa, devido ao desgaste normal)
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

Usuário
    Entrada
    09/01/2007
    Local
    Betim MG/MG

Quantidade

Gil , se vc verificar o quanto é baixa a quantidade de óleo de 1 litro apenas no cambio do Niva , vc mudará de idéia .

Trata-se de um banho suficiente so para melar as engrenagens .Banha menos da metade do carrossel de engrenagens fixas .
    Talvez isso , devido ao frio negativo na Russia . um excesso de óleo pode realmente congelar e travar as engrenagens , dificultar o engate . Mas não no Brasil ....

O niva tem 2 bujões o primeiro de cima e o outro de baixo . O nivel do manual é o de baixo que cabe 1 litro.

Agora quanto a origem disso , no manual de mecanico até o desenho do cambio é de 4 marchas , lógico que um litro é para o cambio de 4 marchas .

Quanto ao cambio de cinco , puxa vida aumentou um conjunto de engrenagens , será que o Russo revisou o manual .

Eu entendo que 1 ou 1,5 litros é o nível mínimo e 3 litros nível máximo .

O nivel do bujão de cima são mais ou menos tres litros .

Eu no meu Niva coloco 2 a 2,5 e te garanto que não vaza nada e nem vai forçar retentor nenhum.

Agora eu ratifico para vc , mecânico não entende de nada de lubrificação .

Quanto ao histórico e conhecimento pratico do seu Niva , até entendo da sua experiência e isso é válido , mas não podemos simplesmente considerar isso. O fato muito maior é que muitos amigos da comunidade, tem problemas precoce com o cambio do niva ( desgate excessivo dos garfos superiores e rolamentos ) e a quinta marcha .

O gozado é que o cambio do niva é muito mais robusto que o cambio do chevette , mas é difícil encontrar algum que não esteja nem com 100 mil km de uso e muito desgastado .

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem