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Convex Datacenter
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  • #1

    Mola Traseira Ranger..




    Sempre quis ter uma caminhonete...pois sou apaixonado por trilha....mas por trilha de moto...quem sabe daki uns tempos não começo com trilhas de Pickup mesmo né??...Sempre andei puxando carreta em carro mais depois que comprei a Ranger fiquei muito mais animado com os preparativos...é muito melhor para ir para corridas, motocross e até mesmo levar as motos pra uma trilha....

    Então a questão é o seguinte.....a Ranger, c eu não me engano, é projetada para levar 700 Kilos, porem no pior dos casos eu levo 400 kilos...incluindo 3 motos(aproximadamente 100 kg cada) e mais equipamentos e bagagens....E quando n estou com a moto só rodo sem peso mesmo....

    Ai eu estava pensando que por ela ser projetada para carregar 700 kilos as molas são fortes e duras o suficiente para aguentar todo esse peso...Dei uma olhada na suspensão e observei que a ranger tem 3 molas presas umas as outras e presas na carroceria.....e tem 1 mola que fica solta das outras e só trabalha quando o peso é bem grande e o feixe com 3 molas encosta nela.....Tive pensando então em retirar 1 mola do feixe de 3 com o objetivo de fazer ela ficar mais confortável sem carga...pular menos....

    Isso é possível??? alguem já fez isso??? Qual o resultado??

    Muito obrigado e me desculpe c estou falando bobagens

  • #2
    Citação Postado originalmente por Patoso Ver Post
    Sempre quis ter uma caminhonete...pois sou apaixonado por trilha....mas por trilha de moto...quem sabe daki uns tempos não começo com trilhas de Pickup mesmo né??...Sempre andei puxando carreta em carro mais depois que comprei a Ranger fiquei muito mais animado com os preparativos...é muito melhor para ir para corridas, motocross e até mesmo levar as motos pra uma trilha....

    Então a questão é o seguinte.....a Ranger, c eu não me engano, é projetada para levar 700 Kilos, porem no pior dos casos eu levo 400 kilos...incluindo 3 motos(aproximadamente 100 kg cada) e mais equipamentos e bagagens....E quando n estou com a moto só rodo sem peso mesmo....

    Ai eu estava pensando que por ela ser projetada para carregar 700 kilos as molas são fortes e duras o suficiente para aguentar todo esse peso...Dei uma olhada na suspensão e observei que a ranger tem 3 molas presas umas as outras e presas na carroceria.....e tem 1 mola que fica solta das outras e só trabalha quando o peso é bem grande e o feixe com 3 molas encosta nela.....Tive pensando então em retirar 1 mola do feixe de 3 com o objetivo de fazer ela ficar mais confortável sem carga...pular menos....

    Isso é possível??? alguem já fez isso??? Qual o resultado??

    Muito obrigado e me desculpe c estou falando bobagens
    Na verdade a Ranger diesel foi feita pra 1T. 700Kg é a Ranger a gasolina. Pra suspensão traseira ficar mais macia tem que trocar os amortecedores por outros mais macios. Tirar a mola só vai diminuir o limite da carga.
    Experimenta tirar os amortecedores e dá uma voltinha que você vai entender o que estou falando, mas vai devagar...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #3
    Usuário Avatar de Pequeno jr
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    Patoso, já escutei pessoas falando q se colocar o amortecedor das Ranger a gasolina nas Diesel melhora um pouco isso ... Soooo q ... os amortecedores acabam mais rápido e vou t falar sério ... boto fé q isso é balela ...

    Vc ta falando em deixar mais macia a sua Ranger, com qtas libras vc esta usando nos teus pneus?? Qual a medida deles? SObre as motos, aqui aonde moro o povo tbm se amarra em trilhas, enduros e cross. Costumo ver pick-ups com no mínimo 2 motos na caçamba sem problem algum.

    Um cara que fez um negócio interessante foi numa S-10 extendida q vi a um tempo atrás. Ele montou uma capota onde dá para ele colocar 2 motos em cima da caçamba e ainda sobre espaço pacas para ficar quase q em pé em cima da S-10. Nas laterais ele fez algumas coisas para guardar acessórios, peças e etc. ... Vou t falar bonito não é, mas pratico ficou d++.

    Assim q eu achar essa S-10 novamente eu posto uma foto dela e de dentro da caçamba
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

  • #4

    isso mesmo

    se tirar 1 feixe, vaiaté abaixar um pouco a traseira, porem vai perder um pouco de estabilidade em curvas com undulacao....vai ficar mais boba...

    amortecedores sao o segredo. na minha ranger que ja tinha erguido, ergui com calços embaixo da mola, entao a rigidez ficou igual. quando subi a carroceria e caçamba com body lift, ela ficou com o centro de gravidade mais alto, ficou um pouco instavel, e balançava mais. andei 2 dias pra testar, mas tinha ja um jogo de amortecedores pro comp p/ susp. erguida, dupla acao. foi colocar e ela ficou firme, bem firme. a traseira idem, nao balança mais,

    entao o segredo ta ai, amort. um pouco mais macios, pneus com menos pressao, e bons pneus, mais altos ou maiores tlvz, com composto mais macio...porém, quando carregar moto, ela nao vai ser tao boa tlvz, vai ficar macia demais....mas só ir com cuidado

  • #5
    Quando se aperta a suspensão, por exemplo passando em um ressalto, tanto as molas quanto o amortecedor fazem força tentando segurar a carroceria para ela não afundar certo?? quando retorna, o amortecedor faz força no sentido contrario,tornando o retorno da suspensão pela ação das molas mais devagar...Quando passo em pequenos ressaltos, a mola e o amortecedor estão bem firmes e dependendo do ressalto ela nem afunda nada a suspensão...ela pula mesmo...como c estivesse rigida a carroceria à roda...Portanto com certeza trocando os amortecedores para um que tenha menos resistencia ao apertar a suspensão ficaria mais macia sim....Mas retirando 1 mola eu acreditava que ao apertar a suspensão iria ser transmitido mais força ao amortecedor, apertando-o assim mais rapido. Então a roda subiria mais em relação á caçamba....e o retorno ficaria tambem mais lento pois é uma mola a menos fazendo força pra voltar a pkp na altura normal. É só uma teoria minha...vou estudar o caso para falar com mais certeza....
    Se fosse mais facil retirar uma mola (o problema q é cravado uma à outra) eu iria fazer o teste e postava aki....vou ver...quem sabe eu animo...

    Citação Postado originalmente por Pequeno jr Ver Post
    Patoso, já escutei pessoas falando q se colocar o amortecedor das Ranger a gasolina nas Diesel melhora um pouco isso ... Soooo q ... os amortecedores acabam mais rápido e vou t falar sério ... boto fé q isso é balela ...

    Vc ta falando em deixar mais macia a sua Ranger, com qtas libras vc esta usando nos teus pneus?? Qual a medida deles? SObre as motos, aqui aonde moro o povo tbm se amarra em trilhas, enduros e cross. Costumo ver pick-ups com no mínimo 2 motos na caçamba sem problem algum.

    Um cara que fez um negócio interessante foi numa S-10 extendida q vi a um tempo atrás. Ele montou uma capota onde dá para ele colocar 2 motos em cima da caçamba e ainda sobre espaço pacas para ficar quase q em pé em cima da S-10. Nas laterais ele fez algumas coisas para guardar acessórios, peças e etc. ... Vou t falar bonito não é, mas pratico ficou d++.

    Assim q eu achar essa S-10 novamente eu posto uma foto dela e de dentro da caçamba
    Meus Pneus são BF 33" e estou andando com 35lbs...tá muito ou pouco??
    Sei que c eu andar com ele mais vazio fica mais macio....mais em compensação come o pneu bem mais rápido....

    Obrigado pelas dicas

  • #6
    Usuário Avatar de Pequeno jr
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    Citação Postado originalmente por Patoso Ver Post


    Meus Pneus são BF 33" e estou andando com 35lbs...tá muito ou pouco??
    Sei que c eu andar com ele mais vazio fica mais macio....mais em compensação come o pneu bem mais rápido....

    Obrigado pelas dicas
    Cara eu uso 31'' e estou usando 28 libras qdo estou vazio e 30 qdo carrego algo.

    O Walter, Edin e outros q usam 33 comentaram certa vez q usam 25 lbs.

    O Segredo do pneu é fazer o rodizio a cada 5.000km, com isso o desgate é por igual.

    So para vc ter ideia, meus ex-goodyear rodaram 100 e poucos Mil km/rodados sem chegar a 100% carecas so fazendo isso, rodizio a cada 5.000km.
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

  • #7
    Com 33" tem ser uns 28 na frente e 22 atrás....
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #8
    Citação Postado originalmente por Pequeno jr Ver Post
    Cara eu uso 31'' e estou usando 28 libras qdo estou vazio e 30 qdo carrego algo.

    O Walter, Edin e outros q usam 33 comentaram certa vez q usam 25 lbs.

    O Segredo do pneu é fazer o rodizio a cada 5.000km, com isso o desgate é por igual.

    So para vc ter ideia, meus ex-goodyear rodaram 100 e poucos Mil km/rodados sem chegar a 100% carecas so fazendo isso, rodizio a cada 5.000km.
    Esse rodízio que voces fazem é trocar os dois de traz pelos dois da frente ou vai rodando em circulo msm??? pq c for em circulo tem que tirar o pneus fora....se for só trocando os de traz pelo da frente dá pra trocar a roda completa....

  • #9
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    O rodízio é em X.
    Por ex., o pneu dianteiro dir vai para traseiro esq e vice versa. Troca pneu com roda completo, invertendo o sentido de rodagem. Em 4x4 tem que inverter o sentido de rodagem fazendop o rodizio em X! Só não faz cruzado que o teu uso não é 4x4 e os pneus tiverem sentido correto para rodagem, como exemplo aquatreds, ventura ou até um frontiera.

    Eu faço o rodízio a cada 10.000km.

    Eu tenho usado 25 Lbs parelho, porém quando pega o inverno e as ruas ficam muito esburacadas pela ação da chuva e o trânsito nas ruas de areia, eu chego a usar 22lbs parelho. 35lbs é só para uso com peso, porém eu seguidamente tenho carregado quase uma tonelada com as mesmas 25lbs.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #10
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    O rodízio é em X.
    Por ex., o pneu dianteiro dir vai para traseiro esq e vice versa. Troca pneu com roda completo, invertendo o sentido de rodagem. Em 4x4 tem que inverter o sentido de rodagem fazendop o rodizio em X! Só não faz cruzado que o teu uso não é 4x4 e os pneus tiverem sentido correto para rodagem, como exemplo aquatreds, ventura ou até um frontiera.

    Eu faço o rodízio a cada 10.000km.

    Eu tenho usado 25 Lbs parelho, porém quando pega o inverno e as ruas ficam muito esburacadas pela ação da chuva e o trânsito nas ruas de areia, eu chego a usar 22lbs parelho. 35lbs é só para uso com peso, porém eu seguidamente tenho carregado quase uma tonelada com as mesmas 25lbs.
    Edin...pelo que eu entendi então já que meu uso não é 4x4 então eu não devo fazer o rodizio em x?? Porque como eu uso a Ranger mais como meio de locomoção e às vezes estrada de chão para ir para corridas levando as motos não achava certo inverter o sentido de rodagem, pois estraga a malha interna do pneu...Como devo fazer o rodízio....meus dois pneus traseiros estão praticamente Zero e os da Frente meia vida...

    Valeuu!!!!

  • #11
    Citação Postado originalmente por Patoso Ver Post
    Edin...pelo que eu entendi então já que meu uso não é 4x4 então eu não devo fazer o rodizio em x?? Porque como eu uso a Ranger mais como meio de locomoção e às vezes estrada de chão para ir para corridas levando as motos não achava certo inverter o sentido de rodagem, pois estraga a malha interna do pneu...Como devo fazer o rodízio....meus dois pneus traseiros estão praticamente Zero e os da Frente meia vida...
    O fato de não usa 4x4 não muda nada. O rodízio em X deve ser feito independentemente do tipo de uso.

    Não poder inverter os sentido de rotação do pneu é só um mito! Sempre fiz isso e nunca tive problema nenhum.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #12
    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    O fato de não usa 4x4 não muda nada. O rodízio em X deve ser feito independentemente do tipo de uso.

    Não poder inverter os sentido de rotação do pneu é só um mito! Sempre fiz isso e nunca tive problema nenhum.
    Só não entendi o porque inverter a rotação...um rodizio entre os traseiros para os dianteiros e vice-versa não seria bom???

    Pq no meu caso c eu fizesse o rosizio em X ia ficar um novo e um seminovo na frente e msm coisa na traseira....ficaria exquisito não??

    Talvez vai valer a pena fazer isso quando comprar novos não??

    Outra pergunta....quantos Mil km roda um pneus desses Bf 33" All Terrain andando 90 % em asfalto sendo 70 % em estrada...

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