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Convex Datacenter
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Hybrid View

  • #1

    Entrada de ar/snorkel alternativo




    Olá amigos, recentemente instalei o filtro de ar da kombi no meu CJ de forma provisória, pensando em fazer o respiro para o lado de fora do jeep, como não me agrada cortar a lata dele, estou pensando em utilizar aquele alçapão da ventilação da cabine para a tomada de ar, assim tive algumas idéias de como adaptá-la a primeira foi semplesmente furar a tampa original, soldar um cano e colocar um chapeuzinho, a outra (mais interessante) seria fazer algo parecido com os esboços abaixo (a escala não está respeitada)

    Modelo dele pronto:



    Corte com esquema do funcionamento:



    Corte diagonal:



    Instalação:



    A idéia consiste basicamente em fazer uma caixa fechada, com uma grelha na parte de cima, uma tampa para evitar a entrada de água da chuva e uma canaleta para escoamento da água que entrar. A ligação com o filtro de ar seria feito através de um cano flexível passando pela parede corta fogo (o unico furo a ser feito na lata).

    Minhas dúvidas são, em que tipo de material/profissional eu poderia levar as medidas para confeccioná-la e qual o espaço que deveriá ter as paredes internas para evitar estrangular muito a passagem de ar?

    Aguardo comentários/sugestões.

  • #2
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    Bem, eu fiz algo parecido, mas muito mais simples em meu jeep...
    É algo mais ou menos assim... Da saida do filtro da kombi, coloquei uma tubulação para o interior do jeep com uma mangueira plastica de filtro de piscina (fiz um furo com a serra copo na parede corta fogo) e assim o unico meio de ir agua para dentro do motor e na hipotese dessa estar na altura da barriga do piloto...
    Espero tem explicado de forma compreensiva.
    Abraco,
    Vinicius
    Ranger 1999 4x4 V6, pneus 33, frente 2007. Explorer 1994, pneus 35, lift 3', bloqueios e.locker, motor 3.0 ngd, guincho 12.000 lbs e outras frescuras!

  • #3
    Usuário Avatar de andretomasi
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    Douglas, esse teu modelo 3D, a carroceria tá em escala certinha? Podia me mandar o arquivo desse cj-5 aí?

    duda.keko@ig.com.br

    [ ]´s
    Land Rover Freelander 2 HSE 2008

    "Hold my beer and watch this"

  • #4
    o snorkel achei bem curioso , agora as ilustrações duca , me manda tb o arquivo do cj-5 virtual
    betolacerdaneto@hotmail.com

  • #5
    Usuário Avatar de fpandur
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    É algo mais ou menos assim... Da saida do filtro da kombi, coloquei uma tubulação para o interior do jeep com uma mangueira plastica de filtro de piscina (fiz um furo com a serra copo na parede corta fogo) e assim o unico meio de ir agua para dentro do motor e na hipotese dessa estar na altura da barriga do piloto...
    No meu CJ também está assim. A ponta da mangueira fica atrás do painel, por dentro, no lado do motorista. P/ captar água por ali, só quando o painel estiver submerso. Mas aí, já pode ter aspirado água pela vareta de óleo do motor ...

    P/ evitar que muita poeira da cabine chegue ao filtro, coloquei na ponta da mangueira um pedaço de meia de nylon fina de mulher. Não deu restrição no motor e evita a entrada de sujeiras maiores.

    E como última vantagem deste sistema, não tem cano de snorkel externo p/ ficar enroscando nas trilhas ... 8)

    Abraços
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

  • #6
    Eu também pensei em colocar o respiro dentro da cabine mas já ouvi muitos comentários a respeito do barulho de aspirador de pó etc, e gostaria de fazer algo diferente, creio que ali em cima não tenha problema de enroscos em trilhas, acho que o material mais fácil de confeccionar isso deve ser em metal, só preciso calcular a distância das paredes pra permitir a vazão correta de ar que o motor necessita.


    [offtopic]
    Keko e Beto, o modelo tá em 3d Max, eu comecei desenhando utilizando uns "blue prints" e depois baseado nas fotos do meu, mas como meu negócio é maquete eletrônica tem algumas coisas que não são fiéis, minha idéia é desenhar tudo mas por enquanto só detalhei um pouco a suspensão que mesmo assim merece mais atenção principalmente nos feixes, eu vou passar o arquivo nos seus emails.

  • #7
    Usuário Avatar de fpandur
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    Eu também pensei em colocar o respiro dentro da cabine mas já ouvi muitos comentários a respeito do barulho de aspirador de pó etc, e gostaria de fazer algo diferente, creio que ali em cima não tenha problema de enroscos em trilhas,
    Douglas, posso falar pela minha viatura apenas: nela tenho o motor GM 4 cil. Opala e só tenho barulho de aspirador quando estou "socando" o pé no acelerador, além do que o motor pode responder, ou seja, desperdiçando combustível. Até utilizo isso como artifício de saber até onde posso pisar no acelerador de forma "útil", já que não tenho vacuômetro instalado.

    Quanto a enroscar em trilhas, eu pessoalmente já vi 1 ou 2 Jeeps se enroscando, mas nada muito grave. O que li, aqui no Fórum mesmo, é que se a trilha for muito fechada pode sair arrancando todo o sistema ...

    Abraços
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

  • #8
    Usuário Avatar de CJ 60
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    Douglas.. os desenho fico dubaralho......

    Mais pelo q eu tava vendo.. vc so ta se preocupando com a entrada de ar do carburador, e como ficam os diferenciais?, câmbio?, respiro do óleo?, a vareta do oleo como já disseram, etc etc etc... a um tempo abri um topico disso.. rolou mta coisa boa... dá uma olhada lá... dá pra complementar sua ideia fazendo algo bem funcional do jeito q vc quer...

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=824

    []´s
    =======
    Wilson

  • #9
    Wilson

    Eu já havia lido aquele tópico e tirei algumas idéias de lá, acredito que adaptando esta caixa não haverá problemas em ligar também os demais respiros.

    []s

  • #10
    Usuário Avatar de CJ 60
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    Citação Postado originalmente por DougBRSP
    Wilson

    Eu já havia lido aquele tópico e tirei algumas idéias de lá, acredito que adaptando esta caixa não haverá problemas em ligar também os demais respiros.

    []s
    Haaa tudo beleza intaum... é assim msmo junta uma ideia aki outr ali e n final algo q te agrada 100%..

    []´s
    =======
    Wilson

  • #11
    Sim a idéia de colocar o filtro de ar da kombi e a tomada de ar externo ali em cima próximo ao vidro surgiu depois de ler aquele tópico, mas pretendo fazer algo diferente que não atrapalhe o tombamento do vidro e nem mexa na lataria, como o meu ainda tem aquele buraco do alçapão achei a melhor solução aproveitá-lo.

    []s

  • #12
    Usuário Avatar de andretomasi
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    Fala Douglas,

    Valeu pelo arquivo! Vai ser muito útil!

    Quanto ao snorkel, achei boa a idéia.. só calcule antes a área interna da seção do cano e a área do vão entre a parede externa da caixa e a parede pra escoamento de água, faça um vão igual ou maior à área da seção do tubo pra garantir que não vai esgoelar o motor.
    Outra idéia é fazer o tubo mais acima da linha do fundo da caixa, quase tocando na parede interna.. assim mesmo que respingue e entre um pouco de água na caixa, ele puxará só ar e a água fica no fundo

    [ ]´s
    Land Rover Freelander 2 HSE 2008

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