x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 14
    Usuário
    Entrada
    29/02/2004
    Agradecimentos: 0

Thumbs up Discutindo suspenção SUA

Oi pessoal, gostaria de discutir um pouco suspenção SUA, do tipo que funciona, articula bem, oferece algum conforto e os porquês. Partindo desse modelo de kit americano http://www.superlift.com/suspension/jeep/BD-46-CJ.asp
    que em vários forum é elogiado, poderiamos começar a trocar idéias, o que acham?
    No site do fabricante vc. encontra as seguintes caracteristicas, algumas eu entendo outras não:

1. Replacement leaf springs feature soft spring rates (laminas macias?)
    2. Spring eyes have military wraps for increased safety and durability (duas maiores laminas, uma impede que se a outra partir o feixe desmonte do jumelo?)
    3. Flat spring-to-axle seat area reduces spring stress (lamina que esta em contato com eixo mais reta?)
    4. Anti-friction pads between leaf plates (pastilhinhas em cada lamina para escorregar melhorcomo nas da s-10?)
    5. Tapered leaf ends further reduce interleaf friction(não sei)
    6. Leaf shot-peening helps spring maintain height for life (não sei)
    7. Polyurethane spring eye bushings (buchas de poliuretano?)

Quem quiser pode comentar sobre apenas 1 das caracteristicas, se funciona e por que.

Usuário
    Entrada
    29/02/2004
    Tai uma bela suspenção SUA articulando, e essa Black Diamond.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -2423423_41_full.jpg   -2423423_42_full.jpg  

Usuário
    Entrada
    29/02/2004
    Pneus de até 34 polegadas
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -100_3152.jpg  

Neste endereço tem produtos de diversos fabricantes:
    Black Diamond, Pro Comp, Skyjacker, Rancho, etc

http://www.4wheelonline.com/jeep/Cat...tegoryid=20741

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por Ra Ver Post
    3. Flat spring-to-axle seat area reduces spring stress (lamina que esta em contato com eixo mais reta?)
    4. Anti-friction pads between leaf plates (pastilhinhas em cada lamina para escorregar melhorcomo nas da s-10?)
    5. Tapered leaf ends further reduce interleaf friction(não sei)
    6. Leaf shot-peening helps spring maintain height for life (não sei)
    7. Polyurethane spring eye bushings (buchas de poliuretano?)
    3. menor área de contato, causando menor tensão na junção mola-eixo
    4. camada anti-fricção entre as laminas
    5. mola com perfil conica na extremidade, reduzindo a fricção
    6. laminas tratadas com shot-peening - aumenta a vida em fadiga
    7. buchas de poliuretano.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Usuário
    Entrada
    29/02/2004
    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    3. menor área de contato, causando menor tensão na junção mola-eixo
    4. camada anti-fricção entre as laminas
    5. mola com perfil conica na extremidade, reduzindo a fricção
    6. laminas tratadas com shot-peening - aumenta a vida em fadiga
    7. buchas de poliuretano.
    Valeu Leopoldo, agora vamos destrinchar...
    4. Essa camada são aquelas pastilhinhas ou outra coisa?
    5. De que maneira esse perfil conico tem esse efeito?
    6. shot-peening???

Sei que diminuir o atrito entre as lâminas aumenta muito o conforto e até a flexão já que as lâminas conseguem "escorregar". Laminas mais grossas, em menor número e maiores também ajudam. Só que não vejo os kits toyota vendidos por ai ter esse resultado. Mais opiniões?

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    4. Só vendo o kit ... pode ser uma pastilha, pode ser uma camada de teflon ou assemelhados.
    5. A mola é progressivamente mais fina do centro para a ponta. Sendo mais fina, reduz o atrito nas ponta. Na verdade oque eu sei deste perfil é que "amacia" a mola. É uma mola mais cara e mais Leve.
    6. Micro esferas de aço são lancadas a uma pressão de +/-120 lbs/in2 (PSI) de ar contra a superfície plana da mola a uma distância calibrada(isso é obtido de um bloco padrão em um Test Set). A chuva de esferas de aço ao impactar a superfície do metal trabalha o mesmo a frio e impõe um aumento de resistência superficial pela compressão dos cristais do metal. A superfície fica mais dura. Como a fadiga sempre vem de fora para dentro, com a superfície tensionada em compressão por este efeito, é muuuuito mais difícil surgir uma trinca de fadiga e a mola quebrar.
    4X4 Brasil

Parece que é plug'n play não? Sem necessidade de trocas de peças e soldas como o kit Toyota

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Na verdade, não é totalmente Plug&Play para o Jeep Br porque exitem pequenas diferenças entre os projetos.

Porém, eu digo que:

se existentes, as modificações necessárias seriam classificadas como MINOR.

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Citação Postado originalmente por Ra Ver Post
    ... Laminas mais grossas, em menor número e maiores também ajudam. Só que não vejo os kits toyota vendidos por ai ter esse resultado. Mais opiniões?
    Bom, para termos opiniões a respeito, seria mais correto termos a concepção do projetista e acesso aos relatório de engenharia de desenvolvimento do feixe do jeep e do Toy para analisar e tirar conclusões certeiras.

Peso do veículo, variações de carga, curso projetado da supensão, casamento desta com os batentes e amortecedores, largura e comprimento da mola fazem dos 2 modelos familias bem diferentes .

Podemos desconfiar desta ou aquela qualidade de comportamento, mas não sabemos como os kits são calculados (e nem se os mesmos são) e assim, ficamos amarrados no lado empírico da coisa .

Vc pode ver que mesmo nos EUA a jeep possui um feixe bem diferente em nº de laminas e não deve ter altos problemas de axle warp como o nosso teria se forem removidas as laminas necessárias para ficar "equivalente" .

Sobre os kits "por aí" fabricados aqui no Br, entendo o seguinte:

Ao contrário dos kits fabricados nos EUA que possuem normas rígidas que um candidato deva proceder, verificar e demonstar, aqui no BR o consumidor final paga por um "projeto" de suspensão não certificado por fabricante algum mas sim, uma adaptação que pode variar do ser supremo à mera porcaria .

E esse ser supremo pode variar do dia, do fabricante, do instalador, etc... pois acredito não haver repetibilidade no processo de fabricação de alguns.

Isso quer dizer que pode dar certo e pode não dar, à sua revelia. E em termos de segurança ... bom ... esta responsabilidade está na mão de cada um que compra. Se alguma coisa der Muuuito errado, há o CCB, mas vc vai acioná-lo só depois da M ter ocorrido .

Ou seja ... em adaptações (KITS) vendidos aqui, vc está por conta e risco.... e acaba baseando a sua decisão de compra noque aconteceu ou na felicidade do seu vizinho de fora de estrada.
    4X4 Brasil

4. Essa camada são aquelas pastilhinhas ou outra coisa?
    Usa-se muito pelo pessoal do fórum lâminas de radiografia lambuzadas de graxa. Já analisei como isso pode ser nocivo, caso acumule poeira/areia entre as lâminas. No dia em que eu resolver experimentar tal coisa, vou tentar enrolar os feixes em alguma capa impermeável. Ainda assim, tem que abrir e limpar de tempos em tempos.

Laminas mais grossas, em menor número e maiores também ajudam. Só que não vejo os kits toyota vendidos por ai ter esse resultado. Mais opiniões?
    Ainda não consegui botar meu jeep pra andar, mas assim que eu conseguir, te falo. Botei na frente molas mestras originais com mais duas lâminas mais grossas. A altura total do feixe é de cerca de 40 mm, e sustenta bem o jeep parado. Não me parece que ficou muito duro. Na traseira, todas as molas são mais grossas. Por enquanto são 6 molas, dando uma altura total do feixe de cerca de 90 mm (cada mola tem quase 15mm de espessura!). Com certeza está muito duro, mas quando eu começar a andar eu reavalio a situação. O grande problema é que, pra ambos os feixes (comprei em lugares diferentes), quem vendeu não tinha a menor idéia do projeto das molas. Está sendo tudo empírico, como o Leopoldo citou.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem