x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 20

Mestrado em Off-Road

Pessoal (vamos largar um pouco as ferramentas e pegar um pouco a caneta?....rsrsrs);

Além de cuidar do 61, estou cursando um mestrado em estratégia corporativa, na UNIP de SP. Escolhi desenvolver a dissertação em um assunto ligado ao Off road e também ao mundo corporativo da administração. Assim o objeto do estudo será o mercado dos off-road light, que recentemente (últimos 5 anos) se tornou uma fatia de mercado respeitável no Brasil (3 a 4%), e disputado por todas as montadoras (EcoSport, CrossFox, Adventures e aí vai).

Na etapa em que estou no desenvolvimento do trabalho, preciso colher depoimentos de pessoas que vivenciam ou vivenciaram este mercado pelo lado das montadoras, principalmente pela Ford, que foi quem inaugurou o segmento com o EcoSport. Nestes depoimentos procurarei identificar os elemtos de estratégia que as empresas se valem, em comparação com a teoria da administração estudada. Aí resolvi postar um pedido de ajuda aos Jipeiros, dentre os quais, com certeza, temos pessoas que têm experiências nesta área e podem me ajudar com seus depoimentos.

Podemos nos utilizar dos meios eletrônicos para fazer as entrevistas, ou mesmo em contatos pessoais, sendo que a divulgação ou não do nome do entrevistado ou da empresa onde este trabalha (trabalhou) na dissertação é uma decisão do entevistado.

Fiquem a vontade para postar respostas aqui ou mandar mensagem privada para mim.

De ante-mão conto com a colaboração dos administradores do forum em permitir postar este assunto, em área de bastante visibilidade.

Agradeço antecipadamente a ajuda.
    Abraço - Sergio

Usuário Avatar de Grassmann
    Entrada
    29/03/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Agradecimento: 1
    Sérgio,

Quem inaugurou o segmento não foi a Ford, e sim a Fiat, com o lançamento do Palio Adventure em 1999.
    Em 2002 foi lançada a Strada Adventure.
    Somente em 2003 foi lançada a Ecosport.
    Depois vieram outros (Doblo Adventure, Idea Adventure, e versões de Fiesta e outros carros de passeio).

Portanto, a Fiat foi precursora deste segmento, com 4 anos de antecedência à Ford.

Att,
    Leandro J Grassmann
    PU5-MVA
    PX5-G5610

Usuário Avatar de Rodrigo Baratti
    Entrada
    19/06/2005
    Local
    Maringá/PR
    Agradecimentos: 24
    Sergio,

Fiz uma pós no Mackenzie (2004) e um dos professores (não lembro o nome) era da engenharia de produtos da volks e nos contou que na época anterior (2002) ao lançamento da ecosport a volks encomendou uma pesquisa de mercado para verificar o perfil que mais crescia e mesmo sendo apontada pela pesquisa que esse segmento (off road - "light" até dói escrever isso) estava em plena expansão e tinha caído no gosto do publico a volks optou pelo lançamento do Pólo (o carro mais moderno montado no Brasil na época).
    A ford seguiu o caminho contrario e optou pelo ecosport utilizando uma plataforma conhecida e fazendo uma carroceria "descartavel". Pouco tempo depois o pátio da volks estava lotado de polos e a ford tinha fila de espera na eco.
    Esse fato contribuiu ainda mais para as quedas de venda da volks e perda de liderança do mercado que culminou com a queda do presidente da volks se não me engano em 2005 ou 2006.
    Se vc reparar a eco foi o pontapé inicial da virada da ford.

Bem, essa foi a história que ouvi e que juntei a alguns fatos posteriores.

Boa sorte na pesquisa!

[]'s

Obrigado Rodrigo e Grassmann:
    Saí pra tomar um café e em 10 minutos já temos duas colaborações !!!!
    Já vi que vou enriquecer barbaridade o trabalho com as dicas e comentários que vão pintar por aqui!!! Beleza!

Usuário Avatar de Treme Terra
    Entrada
    03/06/2006
    Local
    Varginha/MG
    Primeiro vc tem que provar em sua tese que estes veiculos são realmente Off Road, seja light, diet, zero açucar ou o que for, podem ser tudo menos Off Road.

Abraços,
    Junior
    Varginha-MG (Latitude: -21 34' 00,21092'' Longitude: -45 26' 46,34492'')
    www.equipeterra.com.br

Beleza Junior:
    Esta discussão é boa!
    Mas o que vou trabalhar na dissertação, é independente da aptidão lameal dos veículos. Eles tão vendendo feito água, e estas coisas não acontecem por acaso.
    Obrigado!!!

Usuário Avatar de Treme Terra
    Entrada
    03/06/2006
    Local
    Varginha/MG
    Gostei do termo "aptidão lameal" .

Acredito eu que este foi um grande achado da industria automobilistica atual. Pintaram um cordeirinho com cara de capeta. Acontece que o mercado é sempre avido de novidades, assim como os antigos veiculos série GT (Sinca Ralye, Esplanada GTX, Corcel GT, Dodge Charge, Opala SS, Passat Pointer, Gol GTS e outros) foram apenas modismo e com o tempo cairam no desgosto do publico. E vai acontecer o mesmo com estes pseudos Off Roads.
    Mas a industria esta certissima, vende o que o publico quer comprar.

Abraços,
    Junior
    Varginha-MG (Latitude: -21 34' 00,21092'' Longitude: -45 26' 46,34492'')
    www.equipeterra.com.br

Citação Postado originalmente por Grassmann Ver Post
    "... Quem inaugurou o segmento não foi a Ford, e sim a Fiat, com o lançamento do Palio Adventure em 1999.
    Em 2002 foi lançada a Strada Adventure. Somente em 2003 foi lançada a Ecosport.
    Depois vieram outros (Doblo Adventure, Idea Adventure, e versões de Fiesta e outros carros de passeio).
    Só pra constar:
    Não sei como está "hoje em dia" , mas quando foram "lançados"; o Celta, Corsa, Montana e Meriva Off Road; bem como o Fiesta e o Focus Trail,
    não eram "Versões" (como a linha Adventure da Fiat e os Cross Fox, Parati e Saveiro Crossover e Gol Rallye da VW),
    e sim, apenas "Pacotes de Acessórios" disponíveis nas concessionárias ...

Ah, só mais um detalhe:
    Li recentemente em uma revista, que a Fiat pretende fazer uma versão mais barata da Palio Weekend Adventure
    pra concorrer com a Peugeot Escapade (tinha esquecido dessa ) e tornar a Adventure atual MAIS ALTA,
    incorporar Instrumentos tipo bússola e Inclinômetro (a exemplo do Idea Adventure) e DOTÁ-LA DE TRAÇÃO 4X4 !!! Isso mesmo, 4x4;
    pra rivalizar com o EcoSport da Ford. Bom, o sistema já existe em alguns Fiat mundo afora (Panda e Dobló também, entre outros...).
    Resta ver se a idéia vai vingar mesmo ...

[]'s

Usuário Avatar de JAIME MOREIRA
    Entrada
    05/06/2007
    Local
    Santana de Parnaiba/SP
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Treme Terra Ver Post
    Gostei do termo "aptidão lameal" .

Acredito eu que este foi um grande achado da industria automobilistica atual. Pintaram um cordeirinho com cara de capeta. Acontece que o mercado é sempre avido de novidades, assim como os antigos veiculos série GT (Sinca Ralye, Esplanada GTX, Corcel GT, Dodge Charge, Opala SS, Passat Pointer, Gol GTS e outros) foram apenas modismo e com o tempo cairam no desgosto do publico. E vai acontecer o mesmo com estes pseudos Off Roads.
    Mas a industria esta certissima, vende o que o publico quer comprar.

Abraços,

Não acho que seja modismo e que vá passar...
    hoje em dia, quando se compra um desses carros espera-se apenas uma maior altura do solo, maior conforto e altura do banco, ficando mais confortavel ao dirigir e talves pegar estradas de terra (no caso dos adventure e não dos que tem apensas opcionais bunitinus...rs)
    no meu caso. não expalhem, tive uma ecosporte 2004, uma porqueira, não comprei pensando em atoleiros, mas em estradas de terra e pela altura.
    hoje teria comprado um palio adventure, teria sido muito melhor...

Sérgio... que maravilha você estar unindo o útil ao agradável. Como foi que não pensei nisso no meu mestrado ?! Confúcio disse algo assim: "trabalha naquilo que tu amas, e nunca mais trabalharás". Acho que ele estava querendo dizer que quem faz aquilo que gosta não encara o trabalho como um fardo... como muitas pessoas o fazem. Não sei se posso te ajudar, mas vou lançar uma questão: alguns aqui já disseram que esses off-roads leves não de fato off-roads. Eu discordo. Acho que qualquer carro é um off-road se você o leva para fora de estradas asfaltadinhas. E tem muito carrinho valente por aqui... o próprio fusca era um (que ainda anda por aí), e a minha experiência com um Uno e uma Elba que em passado recente eu meti na lama e buraqueira também corrobora nesse sentido. Para chegar à minha casa de praia todos os finais de semana e assumir o comando do meu CJ, eu passo as vezes pelo que poderia chamar de trilhas de média dificuldade - ai, ai, ai... quando chove então, o bicho pega ! A verdade é que os carros nacionais talvez tenham uma suspensão melhor do que a dos carros europeus, pois aqui as condições das estradas não são tão boas como lá e as montadoras sabem disso. Isso acaba ajudando a que muita gente faça off-road até sem saber que está fazendo. Talvez eu esteja exagerando um pouco... admito - mas nem tanto ! Dessa forma, seria bom se as montadoras colocassem no mercado cada vez mais esses carrinhos mais altos, com motores quem sabe de bom torque em baixa rotação, e até mesmo 4x4. Pois se vende bem e é útil, sendo um pouquinho mais baratos aí as vendas seriam ainda melhores.

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Caros amigos!

Como todos sabem, fui proprietário de uma EcoEsport.

Só que a escolha não foi minha, esses pseudo off-road, viera para atender o público feminino.

Consegui vender, mais a dona patroa quer que compre outra (sou totalmene contrário).

Vejo então que as montadoras estão direcionando sua produção para tal público.

Essa é a esperiência que tive.

Abraços.

Kim.

Moderador Avatar de Ronaldo B.
    Entrada
    26/09/2004
    Local
    São Paulo/
    Agradecimentos: 0
    A Ford, pouco antes de lançar o Ecosport, fez um evento na Hípica em Sâo Paulo, e tive e a oportunidade de receber um convite para participar. Foi montada uma pista dentro da hipica, a maior parte era de estrada de terra, algumas subidas, descidas, curvas, umas "costelas de vaca" no meio do caminho, mas tudo bem light. Estavam disponíveis para o test drive as versões 1.0, 1.6 e 2.0 do Ecosport. Eu testei o modelo com motorização 1.6 e dentro do conceito de um veiculo "offroad light" achei a proposta do carro interessante.

A posição de dirigir é confortável, boa altura, visibilidade e nas condições apresentadas achei a suspensão macia mas sem comprometer a estabilidade, talves esse tenha sido o ponto mais positivo do teste com o carro.

Após dar algumas voltas com o carro parei apra conversar com o pessoal da Ford e o que me falaram é o que carro tinha como publico alvo o pessoal mais jovem, principalmnte os homens. Na minha opinião, ou o cara não sabia o que tava falando ou erraram feio, o que mais se vê é Ecosport sendo dirigido por mulheres no trânsito em São Paulo. Acredito que isso se deva a boa visibilidade do carro, mesmo sendo pequeno é relativamente confortável e fácil de dirigir, o que acredito que tenha contribuído muito para despertar o interesse das mulheres pelo modelo. Já para os marmanjos, acho que o carro passa a impressão de ser frágil, prinipalmente o acabamento que nos primeiros modelos deixava a desejar, sem falar no modelo com motor 1.0.

No final, acredito que a Ford atirou no que viu e acertou o que nem imaginava, mas conseguiu um bom resultado de vendas. Na ocasião do lançamento, achei que o carro custava muito mais do que valia, mas como a procura foi grande valeu mesmo a lei da oferta e demanda, mas acabei não comprando.

[]´s

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem