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Convex Datacenter
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  • #1
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    Geral no Alternador Ranger




    Como a minha Ranger está beirando os 100.000 km, estou fazendo as manutenções das peças que costumam se entregar com essa kilometragem.
    Como o alternador estava com o retentor comido e deixava passar óleo da bomba de vácuo, aproveitei para dar uma geral nele.
    Vocês não imaginam quanta coisa tem que desmontar para conseguir tirar o alternador! Primeiro é mais fácil tirar as mangueiras todas da admissão, bateria, hélice, correias, defletor de ar e bomba de vácuo. Até aí já são 2hs de serviço! Depois de tirar o alternador vem outro parto: Abrir o alternador! Que inferno! Cortei todos os parafusos!
    Para tirar os rolamentos??? Outro problema, apelei para os universitários e fui numa autorizada Bosch com o eixo com os rolamentos na mão.
    Troquei os dois rolamentos (R$33,00), o retentor de óleo (R$26,00) as escovas avulsas (R$5,00) e os parafusos (R$9,30).

    Bem, até foi fácil, o problema é que na montagem, as mangueiras da bomba de vácuo estavam resecadas e rasgou a do retorno e vazou a conexão da entrada. Lá fui eu com a tubulação para mandar colocar uma mangueira nova.

    Depois de montado estranhei muito o silêncio do motor, pois acreditava que estivesse roncando o rolamento do eixo da polia do ventilador e na verdade era o alternador.

    Aproveitei para trocar o fluido do sistema da direção hidráulica e limpar o reservatório como o Alex comentou e realmente o sistema ficou outro! O óleo que saiu estava tão preto como o do cárter. Limpei com diesel e drenei com ar comprimido.

    Não faço idéia de quanto custaria a MO do serviço no alternador, mas se por um acaso cobrarem por volta de R$100,00, podem ter certeza que é barato!
    4X4 Brasil
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #2
    se todos cuidassem dos seus carros como você,só teria carro usado!

    me diz uma coisa,que ferramentas você prescisou pra fazer o serviço?

  • #3
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    Chaves boca ou estriada 8, 10, 11, 13, 14, 15 fenda grande, philips grande e média, chave de cachimbo ou biela 10, 13, 15, chave para tirar o ventilador, alen 8mm, chave estriada 23mm e alicate
    Não esqueça de panos, vários panos.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #4
    R$190,00 é o que custa uma reforma geral no alternador.

    Tem que aproveitar para tirar o alternador quando parar pra trocar a correia sincronizada. desmontando tudo fica mais fácil mesmo.

    Só achei estranho os seus rolamentos ruins aos 100.000km. Os meus com 160.000Km ainda estavam bons. Ruins estavam apenas as escovas e os coletores. Também quando tirei, apenas afastei a boba de vácuo do alternador sem descontar nenhuma mangueira. Nem o oring que fica na bomba precisei trocar...

    Não sei se você lembrou de tirar as saias de dentro da caixa de rodas. Assim fica bem mais fácil alcançar as peças nas laterais do motor principalmente se a Ranger Body Lift.

    4X4 Brasil
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #5
    Usuário Avatar de Pequeno jr
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    Edi e Walter,

    Lembra do episódio de qdo a bomba de vácuo da Ranger deu problema? Pois é, gastei naquela época contando mão de obra + peças uns R$ 280,00 + ou - !! E posso lhes garantir que é um trabalho dos infernos mesmo.

    Tem q ter paciência e muita skol do lado para fazer isso ai em casa.

    Edi, vc revisou o eixo da bomba de vácuo??? Veja se ela está empenada pois costuma acontecer isso na casa dos 150.000km e a partir dai ... para ficar sem freio é mais um pulo.
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

  • #6
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    Pequeno, o eixo é o mesmo do alternador e está bem direitinho, porém para encaixar no engrezado é complicado pois entra justinho.

    Walter, quando fiz o BL na minha eu fnão fiz as saias laterais dos pára-lamas, e acredito que seja por isso que os rolamentos se entregaram antes do previsto, pois a cada chuva tomam banho de água das rodas...

    Já andei orçando qual é o melhor material para fazer isso e farei muito em breve pois não pretendo mais mexer no alterandor dessa Ranger. (Quem sabe uma próxima?)

    Não sei se uma manta com 3mm de borracha com lona por dentro é melhor do que uma de vinil (tapete de assoalho de 1,5mm) mais fina porém mais leve...
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #7
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Não sei se uma manta com 3mm de borracha com lona por dentro...
    A minha é dessa aí, mas lembro que na época achei caro. Se não estou enganado R$60,00 o metro. Lembro também que fiz M, cometi um engano nas medias, cortei errado e tive que comprar tudo de novo e acabei não colocando nada na traseira...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #8
    a minha ranger tambem tava sem as saias porque tiramos pra mecher em alguma coisa e deixamos a toa,acabou qeu um boi roeu e não prestou mais

    acabou que ficou sem até quando eu vendi (ou melhor,esta a venda ainda )

  • #9
    Usuário Avatar de rogeriomasih
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    Na minha eles estavam ragados e acabei tirando. Ainda está sem, mas pretendo colocar novamente.

    Como ainda tenho os originais, basta comprar o material e cortar por cima?
    Qual o material que vcs recomendam?
    Samurai 97
    Fortaleza-CE

  • #10
    Citação Postado originalmente por rogeriomasih Ver Post
    Na minha eles estavam ragados e acabei tirando. Ainda está sem, mas pretendo colocar novamente.

    Como ainda tenho os originais, basta comprar o material e cortar por cima?
    Qual o material que vcs recomendam?
    Eu não sei especificar o material exatamente, mas é mais ou menos o que o Edi escreveu: Chapa de borracha de 3mm de espessura reforçada internamente com lona.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #11
    Só foi vocês abrirem esses tópico esses dia que minha ranger veio a mostrar o defeito
    axo q ela leu essa msg.... o rolamento dela começou a roncar.... bom, não posso reclamar, ela esta com 185 k e nunca foi mexido no alternador!!! Zabraços
    EX Ranger CS XL 2.8 powerstroke TGV 4x2
    Saudades...

  • #12
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    Referência dos rolamentos: Compra com vedação à prova d'água.
    6001
    6303

    Retentor de óleo do Alternador original Bosch
    9 491 330 207

    Escovas do alternador original Bosch:
    9 124 080 037 741

    Boa sorte!
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

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