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Convex Datacenter
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  • #1

    Kifaro "bateu O Motor"




    Amigos listeiros,
    Sou calouro no grupo e "newowner" de uma band OJ50LVB 14B 1995, carinhosamente apelidada de KIFARO (rinoceronte em swahili - dialeto africano).
    Na primeira trilha com a familia, o KIFARO voltou no guincho.
    Tava atrapalhado em entender os "macanudos" a caminho do 6o. JEEP CROSS CONDE-BA e nao prestei atençao ao ponteiro do indicador de temperatura.
    Ao sentir a perda de potencia e leves "batidas de pino" parei imediatamente e pedi ajuda pelo PY. A partir dai virei "zequinha" e voltei na carona.

    Bom, vamos ao que interessa:
    o tubo que sai da carcassa do termostato estava corroido, gerando vazamento de agua sob a braçadeira.
    1 pistao fundiu
    todos os bicos injetores ficaram "mijando" em baixa pressão
    felizmente o motor nao "trancou".
    Baixei o manual do 14B com ajuda deste forum 4x4 e arregacei as mangas para consertar o KIFARO.
    mandei soldar e tornear nova tubulação,
    substituir o kit de pistoes (nao precisou emcamisar, so bruinir) todos STD
    trocar as bronzinas, buchas, varetas e 2 pares de valvulas
    instalar e calibrar novos bicos injetores
    substituir a valvula de pressao de oleo (nao sei porque quebrou)
    Esta semana o motor vai ser montado.

    Pergunto aos experientes colegas:
    algum outro componente merece ser substituído/reparado?
    qual o melhor oleo de carter?
    que velocidade/rpm devo respeitar, inicialmente?
    quanto tempo amaciar?
    trocar oleo apos quantas horas de uso?

    Aproveitando a consulta:
    como lavar o sistema de refrigeração (aditivos?)
    a troca do filtro de combustivel original é suficiente para garantir a pureza do diesel?

    Muito grato pelos conselhos e comentarios.
    Helton

  • #2
    Helton,

    Qual o custo da manutenção?

    O ideal é trocar o oleo com mil km, depois 3mil, depois de 5 em 5....

    Qto a velocidade, é bom não exagerar em altas rotações, principalmente como motor frio... depois é só curtir!!

    abrass'

  • #3
    Elmestizo,
    na melhor hipotese gastarei R$4000,00.
    Posso detalhar, posteriormente.
    Grato pelas dicas
    Helton

  • #4
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Citação Postado originalmente por helton1
    Pergunto aos experientes colegas:
    1 algum outro componente merece ser substituído/reparado?
    2 qual o melhor oleo de carter?
    3 que velocidade/rpm devo respeitar, inicialmente?
    quanto tempo amaciar?
    4 trocar oleo apos quantas horas de uso?
    5 como lavar o sistema de refrigeração (aditivos?)
    6 a troca do filtro de combustivel original é suficiente para garantir a pureza do diesel?
    1 - Se teve problema de corrosão mande verificar os selos do bloco pois podem estar comprometidos, na lateral direita tem 4 selos grandes, esses não apresentam problema pois vedam uma galeria de óleo, mas devem ser removidos pra ter acesso à 4 selos menores que estão atrás deles, estes menores separam a galeria de água que circula entre as camisas. Tive um problema de aquecimento e também mistura de água com óleo no 14B da minha ex-viatura, depois que descobri onde era fiz os selos em alumínio com 10mm de espessura pra garantir que não vão corroer tão cedo.

    Outro detalhe é que se houve superaquecimento seria bom vc mandar verificar o nivelamento de bloco e cabeçote, caso esteja fora das especificações do manual mande aplainar pra garantir um correto funcionamento do seu motor.

    Sobre a bomba de óleo verifique também no manual do motor que tem as informações necessárias pra diagnosticar desgaste e fazer a manutenção adequada da bomba.

    2 - eu sempre usei o 40 da shell, depois que passou dos 100mil comecei a usar o Castrol Visco 40.

    3 - Se não foi usinado os cilindros não precisa se preocupar tanto com o amaciamento, apenas não exagere nos primeiros 3mil km e fique de olho na temperatura que geralmente aumenta nesse período.

    4 - eu sempe faço e recomendo trocar óleo e filtro, inicialmente após 500km, a segunda troca após rodar mais 1000 e por ultimo manter a troca a cada 3mil km. Sempre óleo e filtro.

    5 - lave tudo com agua pura somente, após alguns km utilize um bardhal que é pra limpeza, um frasquinho azul com um liquido meio branco(não sei o nome comercial), depois de alguns km retire tudo e utilize água com aditivo na proporção recomendada pela marca do aditivo ou aditivo diluído específico pra motor diesel.

    6 - Nas minhas viaturas com 14B instalei outro filtro antes do principal, um daqueles universais pra motores carburados, pois no filtro universal por ser transparente fica mais fácil verificar se tem sujeira no tanque, além do que custa 3 reais e vc poupa a vida útil do filtro principal.

    Acho que é isso, no mais boa sorte.

  • #5
    Usuário Avatar de Engels Kbça
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    Elton.
    Em que retifica está "fazendo" seu motor??
    Conferiu as medidas das camisas, pra ver se não vão mesmo precisar de reencamisar? Vc acha que só brunir vai ficar bom? Se precisa de alguma ajuda, sou daqui mesmo da terrinha, é só pedí.
    Também fui no evento, só que não fiz inscrição e a viatura não estava adesivada, de lá dei uma esticada até Mangue Seco, fui testar a máquina nas dunas....Show de bola.
    Abraço
    SW4 -2000 TD3.0- Ironman - General Grabber AT2 265 /70 - 16

  • #6
    A retifica foi feita em IRMAOS NERY, Sao Cristovão.
    Bom atendimento e, apesar de ter levado um kit de embolos e camisas, fui informado que nao era necessario encamisar, so brunir.
    Tb embucharam as bielas e poliram o eixo...tudo STD. Gastei 600 latinhas. To aguardando o serviço do cabeçote (custo a parte), creio que vai so limpeza e esmerilhamento.
    Se soubesse teria feito com V. companheiro.
    Por favor envie dados da sua empresa.
    Um forte abraço
    Helton
    Kifaro "bateu O Motor" Imagens Anexas Kifaro "bateu O Motor"-1helton-pistao-14b-red.jpg Kifaro "bateu O Motor"-2helton-pistao-14b-red.jpg 

  • #7
    Elmer,
    ja passei seus comentarios para meu livro de "revisões" de manutenção.
    Obrigado.
    Helton

  • #8

    Pistao Fundido

    Amigos,
    como veem nas fotos enviadas apenas 1 pistao foi seriamente danificado.
    1 Qual teria sido a causa:
    a) bico injetor descalibrado?
    b) superaquecimento + bico injetor descalibrado?
    c) pistao com material fora de especificação?
    d) outras?

    2 Os demais nao apresentam danos aparentes.
    Podem ser reaproveitados?
    (por segurança comprei um kit novo)
    Helton

  • #9
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    Helton as fotos estão muito ruins, se tiver como postar em 800x600 é a resolução maxima que o forum permite.

    A princípio meu voto vai pra letra B, mas gostaria de ver melhor as fotos e comparar com os dados de um catálogo técnico sobre desgaste prematuro de pistões aí posso te dar um diagnostico mais preciso.

    []'s

  • #10

    Novas Fotos

    Elmer
    seguem fotos, do mesmo pistao, sob iluminaçao natural.
    Helton
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Kifaro "bateu O Motor"-1helton-pistao-red.jpg   Kifaro "bateu O Motor"-2helton-pistao-red.jpg   Kifaro "bateu O Motor"-3helton-pistao-red.jpg   Kifaro "bateu O Motor"-4helton-pistao-red.jpg   Kifaro "bateu O Motor"-5helton-pistao-red.jpg  

  • #11
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    Beleza cara, agora sim pude verificar e comparar exatamente o problema conforme o manual técnico de falhas prematuras em pistões.

    Vou aproveitar que gosto do assunto e transcrever um trecho que consta no manual.


    INTRODUÇÃO

    Todas as peças de um motor possuem uma vida útil prevista, sendo essa duração específica da mesma
    Cada uma delas porém deve durar determinado tempo e isso constitui sua vida útil prevista.
    No presente capítulo vamos analisar as falhas prematuras de pistões e para melhor compreensão analisaremos cada caso sob os seguintes temas:
    1- ASPECTO
    2-CAUSA
    3-CORREÇÃO

    Dividiremos ainda, para facilitar a compreensão, os problemas em dois grupos a saber:
    A-FALHAS PREMATURAS POR ERROS NA MONTAGEM
    B-FALHAS PREMATURAS POR ERROS DE FUNCIONAMENTO

    Sobre o item A podemos dizer que a falta de cuidados na montagem pode acarretar problemas as vezes irreparáveis no motor.
    Quanto ao item B são problemas geralmente ocasionados por uso indevido do motor ou manutenção deficiente do mesmo.


    Danificação do topo por erosão:

    Aspecto
    Erosão da cabeça do pistão, devido a sobrecarga mecânica e desintegração térmica.

    Causas
    Excesso de combustível injetado por ciclo
    Injeção prematura (ponto adiantado)
    Pulverização incorreta
    Falta de estanqueidade nos injetores

    Correção
    Regular bomba e bicos injetores para obter correta injeção e pulverização do óleo diesel.
    Corrigir o ponto de injeção de combustível.

    []'s

  • #12
    Usuário Avatar de Engels Kbça
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    Citação Postado originalmente por helton1 Ver Post
    A retifica foi feita em IRMAOS NERY, Sao Cristovão.
    Bom atendimento e, apesar de ter levado um kit de embolos e camisas, fui informado que nao era necessario encamisar, so brunir.
    Tb embucharam as bielas e poliram o eixo...tudo STD. Gastei 600 latinhas. To aguardando o serviço do cabeçote (custo a parte), creio que vai so limpeza e esmerilhamento.
    Se soubesse teria feito com V. companheiro.
    Por favor envie dados da sua empresa.
    Um forte abraço
    Helton
    Helton , não tenho retifica, mas meu amigo tem, (JACOBINA DIESEL) e lá você pode acompanhar todo o serviço de perto, e fazem o serviço do cabeçote lá mesmo. Fiz o motor da L 200 a dois anos e de lá pra cá foi só alegria.
    Precisando de alguma coisa.....
    Aquele abraço
    SW4 -2000 TD3.0- Ironman - General Grabber AT2 265 /70 - 16

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