Amigos listeiros,
Sou calouro no grupo e "newowner" de uma band OJ50LVB 14B 1995, carinhosamente apelidada de KIFARO (rinoceronte em swahili - dialeto africano).
Na primeira trilha com a familia, o KIFARO voltou no guincho.
Tava atrapalhado em entender os "macanudos" a caminho do 6o. JEEP CROSS CONDE-BA e nao prestei atençao ao ponteiro do indicador de temperatura.
Ao sentir a perda de potencia e leves "batidas de pino" parei imediatamente e pedi ajuda pelo PY. A partir dai virei "zequinha" e voltei na carona.

Bom, vamos ao que interessa:
o tubo que sai da carcassa do termostato estava corroido, gerando vazamento de agua sob a braçadeira.
1 pistao fundiu
todos os bicos injetores ficaram "mijando" em baixa pressão
felizmente o motor nao "trancou".
Baixei o manual do 14B com ajuda deste forum 4x4 e arregacei as mangas para consertar o KIFARO.
mandei soldar e tornear nova tubulação,
substituir o kit de pistoes (nao precisou emcamisar, so bruinir) todos STD
trocar as bronzinas, buchas, varetas e 2 pares de valvulas
instalar e calibrar novos bicos injetores
substituir a valvula de pressao de oleo (nao sei porque quebrou)
Esta semana o motor vai ser montado.

Pergunto aos experientes colegas:
algum outro componente merece ser substituído/reparado?
qual o melhor oleo de carter?
que velocidade/rpm devo respeitar, inicialmente?
quanto tempo amaciar?
trocar oleo apos quantas horas de uso?

Aproveitando a consulta:
como lavar o sistema de refrigeração (aditivos?)
a troca do filtro de combustivel original é suficiente para garantir a pureza do diesel?

Muito grato pelos conselhos e comentarios.
Helton