Alterar o carburador e colocar um motor a gasolina pra rodar no álcool nunca foi segredo. O inverso também é verdadeiro.
Se você tem um carburador brosol fabricado de 90 e alguma coisa pra cá, independente de ele ser álcool ou gasolina, ele já vem protegido contra corrosão de água e do álcool - Não inventei isso, olhem no site da DANA que tá lá essa informação.
Agora, total flex é o escambau.

Se vc fizer o inverso (pegar um bura regulado pra 16:1 e colocar álcool), a mistura fica pobre, o carro não anda, esquenta e por aí vai.
É claro que existem diferenças de projeto de cada motor, e isso varia de acordo com o combustível. Vide taxa de compressão, tamanho de válvulas, tempo de abertura e etc. Como disse, a alteração bastando regular bura é normal e comum, mas não é a ideal. Não que fique ruim (eu uso motor de álcool rodando na gasolina - redondo, anda bastante, mas a "experiência popular" diz que durabilidade cai pra menos da metade), mas não é o ideal.
Essa regra de partes de combustível : partes de ar não tem muito como fugir. Em competição e etc tem-se regras especiais, mas aí eu não tenho competência pra entrar no mérito da questão.