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  • #1

    Limpeza do radiador




    Pessoal,

    Chegou a hora de trocar o oleo do motor do jeep (BF161).

    Um tempo atrás ouvi dizer de um produto da lumobrás (fabricante das consagradas graxas Molykote) que serve para limpeza interna do motor, o TUNAP 327.
    Segundo informações da embalagem, basta adicionar ao oleo velho, já aquecido, e deixar o motor funcionando por 10 minutos. Como vou fazer a limpeza do carter, pensei em usar.

    Pergunto: alguém conhece? Aprova ou desaprova?

    Outra:
    Também vi um tal de RADIADOR FLUX, para limpeza do radiador.
    Se alguém conhecer o produto e puder dar opinião, eu agradeço.

    Um forte abraço a todos

    Humberto
    CJ66 São Paulo

  • #2
    Usuário Avatar de Thiago Serpa
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    05/03/2004
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    Humberto, certa vez utilzei um desses fluidos de limpeza para radiador em um gol, vende nos postos.. Não tive problemas e rosolveu meu problema. Acredito que sirva para o radiador do jeep sem problemas
    Ranger XLT 3.2 auto - Brejera
    Ranger XLT 4.0 V6 1998 - Brejera Power

  • #3
    Usuário Avatar de LuizCabral
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    esqueça esses produtos.
    Use o "engine flush" da STP. Voce vai no posto, manda o cara colocar o produto no oleo velho, deixa funcionar por 5 min, baixa o oleo, coloca o oleo novo e seja feliz.
    Se quiser pode colocar outros aditivos da STP com o óleo novo, vale a pena.

  • #4
    Usuário Avatar de Zeca - PVH
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    01/01/2007
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    Limpeza do radiador

    Olá Pessoal!

    O "Mutante" baixou na oficina + uma vez - desta vez para fazer o motor (um dia ele fica bom - do jeito que eu quero, eh, he, he). E aproveitando o desmonte, notei que o radiador, embora aparentemente novo, está muito sujo por dentro. Daí, aproveitando a ajuda dos amigos do FORUM, preciso de informações de como e quais produtos utilizar para a lavagem do mesmo. A propósito, hoje à tarde, em conversa como o "meca" que está fazendo o motor, ele me disse que o jeito mais eficiente de se limpar o radiador e as galerias do motor é colocar um pouco de querosene no radiador e funcionar o motor por um tempo, depois drenar tudo e o sistema estará limpo. Alguém confirma essa informação ou alguém tem um método mais eficiente para limpar o radiador.

    Abraços.

    Zeca - PVH
    "Mutante" - CJ - 5 / 82 "JeePala" GM - 151 S (No estaleiro)
    "Negona" Ranger Storm - ano 2004

  • #5
    Grande Zeca, eu fiz a limpeza do meu assim:

    1) Esgotei toda a água do radiador
    2) Coloquei nova água, funcionei e esgotei de novo.
    3) Coloquei água com Rad-Clean e andei uma semana
    4) Esgotei tudo de novo e coloquei água com Paraflu (ou outro aditivo de manutenção)

    Tá limpinho e cheiroso.

    Quanto ao querosene, sei não. Ja ouvi falar, mas não tive coragem de colocar. O agente de limpeza (RadClean) é relativamente barato... compra-se em Autopeças por 4 pilas (ou no posto por 8...).


    Abração, boa semana.

    Cacá
    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

  • #6

    Limpeza

    Só lembrando para a agua circular melhor.....principalmente se for fazer a circulação da solução com o carro parado, é retirar a valvula termostatica, AI NÃO É PRECISO ATINGIR A TEMPERATURA PARA ELA COMEÇAR A CIRCULAR.......

  • #7
    Usuário Avatar de lucciano amaral
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    Um amigo meu meu limpou seu radiador usando coca cola, e um outro usando soda caustica na agua, ambos deram bons resultados.

  • #8
    Bom deixa eu meter meu pitaco, o problema de usar querosene, este pode atacar as mangueiras, pois isso e um problema.
    Quanto a Coca Cola, está tem carater ácido como o vinagre, então ele funciona e ainda previne a corrosão devido ao ácido fosforico usado como conservante.
    Quanto a soda essa também é problema, pois em doses muito elevadas isso causa corrosão também.
    Sugiro o uso de produtos comerciais especificos para isso, pois não devemos arriscar, porque um radiador não e barato...
    Um abraço a todos e desculpe a extensão do texto.

  • #9
    Usuário Avatar de Kim
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    Citação Postado originalmente por PRK-JEEP Ver Post
    Grande Zeca, eu fiz a limpeza do meu assim:

    1) Esgotei toda a água do radiador
    2) Coloquei nova água, funcionei e esgotei de novo.
    3) Coloquei água com Rad-Clean e andei uma semana
    4) Esgotei tudo de novo e coloquei água com Paraflu (ou outro aditivo de manutenção)

    Tá limpinho e cheiroso.

    Quanto ao querosene, sei não. Ja ouvi falar, mas não tive coragem de colocar. O agente de limpeza (RadClean) é relativamente barato... compra-se em Autopeças por 4 pilas (ou no posto por 8...).


    Abração, boa semana.

    Cacá

    X2

    Esse é o melhor caminho, como também o mais garantido!

    RadClean não permite que se forme novamente a borra escura e evita a corrosão do bloco!

    Abraços.

    Kim.

  • #10

    Limpeza do radiador

    Citação Postado originalmente por alexrib2005 Ver Post
    Bom deixa eu meter meu pitaco, o problema de usar querosene, este pode atacar as mangueiras, pois isso e um problema.
    Quanto a Coca Cola, está tem carater ácido como o vinagre, então ele funciona e ainda previne a corrosão devido ao ácido fosforico usado como conservante.
    Quanto a soda essa também é problema, pois em doses muito elevadas isso causa corrosão também.
    Sugiro o uso de produtos comerciais especificos para isso, pois não devemos arriscar, porque um radiador não e barato...
    Um abraço a todos e desculpe a extensão do texto.
    X2 x 1.000.000!

    Querosene, neca! Ataca as mangueiras e não limpa nada, os depósitos geralmente são calcários e o querosene não atua neles.

    Coca, neca! Apesar de os depósitos serem calcàrios (portanto alcalinos) e serem neutralizados pelo ácido fosfórico da Coca (ou qualquer outro ácido) o efeito desagregante é pequeno e prejudicado pelo xarope que se vai acumular nas paredes dos dutos. A longo prazo trará problemas. A primeira vítima será a válvula termostática a segunda o próprio radá...

    A soda cáustica também não é aconselhável. É uma base!

    Há produtos específicos e baratos, já estudados por químicos e aprovados. Pra quê inventar modas?

    Os radiadores têm uma pequena válvula (torneira) e alguns motores (Continental, Hurrycane, BF...) têm outra (próximo ao distribuidor). Essas 'torneiras' costumam abrir ao contrário. Abra as ditas e, com a água da mangueira correndo pela boca do Radá, deixe o motor funcionando e a água vazando por essas válvulas até sair limpa. Faz uma sujeira danada no piso!
    Nos manuais de manutenção está tudo descrito de forma bem sucinta.
    Abraço
    Alexandrino

  • #11
    Usuário Avatar de Tia Mi
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    Citação Postado originalmente por ANTONIO LUIS ALEXANDRINO Ver Post
    X2 x 1.000.000!

    Querosene, neca! Ataca as mangueiras e não limpa nada, os depósitos geralmente são calcários e o querosene não atua neles.

    Coca, neca! Apesar de os depósitos serem calcàrios (portanto alcalinos) e serem neutralizados pelo ácido fosfórico da Coca (ou qualquer outro ácido) o efeito desagregante é pequeno e prejudicado pelo xarope que se vai acumular nas paredes dos dutos. A longo prazo trará problemas. A primeira vítima será a válvula termostática a segunda o próprio radá...

    A soda cáustica também não é aconselhável. É uma base!

    Há produtos específicos e baratos, já estudados por químicos e aprovados. Pra quê inventar modas?

    Os radiadores têm uma pequena válvula (torneira) e alguns motores (Continental, Hurrycane, BF...) têm outra (próximo ao distribuidor). Essas 'torneiras' costumam abrir ao contrário. Abra as ditas e, com a água da mangueira correndo pela boca do Radá, deixe o motor funcionando e a água vazando por essas válvulas até sair limpa. Faz uma sujeira danada no piso!
    Nos manuais de manutenção está tudo descrito de forma bem sucinta.
    Abraço
    Alexandrino

    x 10.000 (palavra de química! )

  • #12
    Usuário Avatar de Zeca - PVH
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    Porto Velho-RO/RO
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    Decidido

    Valeu rapaziada!

    Analisando as respostas dos amigos já me decidi. Vou usar os produtos comerciais disponíveis no mercado próprios para limpar radiador. Lembrando que o "barato" pode custar muito caro.
    A proprósito, conforme citado pelo Alexandrino sobre a existência de torneira ou dreno de água em motores, alguém sabe se o motor do opala possui esse sistema?

    Grato.

    Zeca - PVH
    "Mutante" - CJ 5 - 82 / GM 151 S - no estaleiro
    "Negona" - Ford Ranger Storm - 2004

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