x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 48

Limpeza do radiador

Pessoal,

Chegou a hora de trocar o oleo do motor do jeep (BF161).

Um tempo atrás ouvi dizer de um produto da lumobrás (fabricante das consagradas graxas Molykote) que serve para limpeza interna do motor, o TUNAP 327.
    Segundo informações da embalagem, basta adicionar ao oleo velho, já aquecido, e deixar o motor funcionando por 10 minutos. Como vou fazer a limpeza do carter, pensei em usar.

Pergunto: alguém conhece? Aprova ou desaprova?

Outra:
    Também vi um tal de RADIADOR FLUX, para limpeza do radiador.
    Se alguém conhecer o produto e puder dar opinião, eu agradeço.

Um forte abraço a todos

Humberto
    CJ66 São Paulo

Usuário Avatar de Thiago Serpa
    Entrada
    05/03/2004
    Local
    Campo Grande/MS
    Agradecimentos: 0
    Humberto, certa vez utilzei um desses fluidos de limpeza para radiador em um gol, vende nos postos.. Não tive problemas e rosolveu meu problema. Acredito que sirva para o radiador do jeep sem problemas
    Ranger XLT 3.2 auto - Brejera
    Ranger XLT 4.0 V6 1998 - Brejera Power

Usuário Avatar de LuizCabral
    Entrada
    15/08/2003
    Local
    Salvador/BA
    Agradecimento: 1
    esqueça esses produtos.
    Use o "engine flush" da STP. Voce vai no posto, manda o cara colocar o produto no oleo velho, deixa funcionar por 5 min, baixa o oleo, coloca o oleo novo e seja feliz.
    Se quiser pode colocar outros aditivos da STP com o óleo novo, vale a pena.

Usuário Avatar de Zeca - PVH
    Entrada
    01/01/2007
    Local
    Porto Velho-RO/RO

Limpeza do radiador

Olá Pessoal!

O "Mutante" baixou na oficina + uma vez - desta vez para fazer o motor (um dia ele fica bom - do jeito que eu quero, eh, he, he). E aproveitando o desmonte, notei que o radiador, embora aparentemente novo, está muito sujo por dentro. Daí, aproveitando a ajuda dos amigos do FORUM, preciso de informações de como e quais produtos utilizar para a lavagem do mesmo. A propósito, hoje à tarde, em conversa como o "meca" que está fazendo o motor, ele me disse que o jeito mais eficiente de se limpar o radiador e as galerias do motor é colocar um pouco de querosene no radiador e funcionar o motor por um tempo, depois drenar tudo e o sistema estará limpo. Alguém confirma essa informação ou alguém tem um método mais eficiente para limpar o radiador.

Abraços.

Zeca - PVH
    "Mutante" - CJ - 5 / 82 "JeePala" GM - 151 S (No estaleiro)
    "Negona" Ranger Storm - ano 2004

Grande Zeca, eu fiz a limpeza do meu assim:

1) Esgotei toda a água do radiador
    2) Coloquei nova água, funcionei e esgotei de novo.
    3) Coloquei água com Rad-Clean e andei uma semana
    4) Esgotei tudo de novo e coloquei água com Paraflu (ou outro aditivo de manutenção)

Tá limpinho e cheiroso.

Quanto ao querosene, sei não. Ja ouvi falar, mas não tive coragem de colocar. O agente de limpeza (RadClean) é relativamente barato... compra-se em Autopeças por 4 pilas (ou no posto por 8...).

Abração, boa semana.

Cacá
    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

Limpeza

Só lembrando para a agua circular melhor.....principalmente se for fazer a circulação da solução com o carro parado, é retirar a valvula termostatica, AI NÃO É PRECISO ATINGIR A TEMPERATURA PARA ELA COMEÇAR A CIRCULAR.......

Usuário Avatar de lucciano amaral
    Entrada
    10/01/2006
    Local
    Varginha MG/MG
    Agradecimentos: 2
    Um amigo meu meu limpou seu radiador usando coca cola, e um outro usando soda caustica na agua, ambos deram bons resultados.

Bom deixa eu meter meu pitaco, o problema de usar querosene, este pode atacar as mangueiras, pois isso e um problema.
    Quanto a Coca Cola, está tem carater ácido como o vinagre, então ele funciona e ainda previne a corrosão devido ao ácido fosforico usado como conservante.
    Quanto a soda essa também é problema, pois em doses muito elevadas isso causa corrosão também.
    Sugiro o uso de produtos comerciais especificos para isso, pois não devemos arriscar, porque um radiador não e barato...
    Um abraço a todos e desculpe a extensão do texto.

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por PRK-JEEP Ver Post
    Grande Zeca, eu fiz a limpeza do meu assim:

1) Esgotei toda a água do radiador
    2) Coloquei nova água, funcionei e esgotei de novo.
    3) Coloquei água com Rad-Clean e andei uma semana
    4) Esgotei tudo de novo e coloquei água com Paraflu (ou outro aditivo de manutenção)

Tá limpinho e cheiroso.

Quanto ao querosene, sei não. Ja ouvi falar, mas não tive coragem de colocar. O agente de limpeza (RadClean) é relativamente barato... compra-se em Autopeças por 4 pilas (ou no posto por 8...).

Abração, boa semana.

Cacá

X2

Esse é o melhor caminho, como também o mais garantido!

RadClean não permite que se forme novamente a borra escura e evita a corrosão do bloco!

Abraços.

Kim.

Limpeza do radiador

Citação Postado originalmente por alexrib2005 Ver Post
    Bom deixa eu meter meu pitaco, o problema de usar querosene, este pode atacar as mangueiras, pois isso e um problema.
    Quanto a Coca Cola, está tem carater ácido como o vinagre, então ele funciona e ainda previne a corrosão devido ao ácido fosforico usado como conservante.
    Quanto a soda essa também é problema, pois em doses muito elevadas isso causa corrosão também.
    Sugiro o uso de produtos comerciais especificos para isso, pois não devemos arriscar, porque um radiador não e barato...
    Um abraço a todos e desculpe a extensão do texto.
    X2 x 1.000.000!

Querosene, neca! Ataca as mangueiras e não limpa nada, os depósitos geralmente são calcários e o querosene não atua neles.

Coca, neca! Apesar de os depósitos serem calcàrios (portanto alcalinos) e serem neutralizados pelo ácido fosfórico da Coca (ou qualquer outro ácido) o efeito desagregante é pequeno e prejudicado pelo xarope que se vai acumular nas paredes dos dutos. A longo prazo trará problemas. A primeira vítima será a válvula termostática a segunda o próprio radá...

A soda cáustica também não é aconselhável. É uma base!

Há produtos específicos e baratos, já estudados por químicos e aprovados. Pra quê inventar modas?

Os radiadores têm uma pequena válvula (torneira) e alguns motores (Continental, Hurrycane, BF...) têm outra (próximo ao distribuidor). Essas 'torneiras' costumam abrir ao contrário. Abra as ditas e, com a água da mangueira correndo pela boca do Radá, deixe o motor funcionando e a água vazando por essas válvulas até sair limpa. Faz uma sujeira danada no piso!
    Nos manuais de manutenção está tudo descrito de forma bem sucinta.
    Abraço
    Alexandrino

Usuário Avatar de Tia Mi
    Entrada
    18/01/2007
    Local
    campinas/SP
    Citação Postado originalmente por ANTONIO LUIS ALEXANDRINO Ver Post
    X2 x 1.000.000!

Querosene, neca! Ataca as mangueiras e não limpa nada, os depósitos geralmente são calcários e o querosene não atua neles.

Coca, neca! Apesar de os depósitos serem calcàrios (portanto alcalinos) e serem neutralizados pelo ácido fosfórico da Coca (ou qualquer outro ácido) o efeito desagregante é pequeno e prejudicado pelo xarope que se vai acumular nas paredes dos dutos. A longo prazo trará problemas. A primeira vítima será a válvula termostática a segunda o próprio radá...

A soda cáustica também não é aconselhável. É uma base!

Há produtos específicos e baratos, já estudados por químicos e aprovados. Pra quê inventar modas?

Os radiadores têm uma pequena válvula (torneira) e alguns motores (Continental, Hurrycane, BF...) têm outra (próximo ao distribuidor). Essas 'torneiras' costumam abrir ao contrário. Abra as ditas e, com a água da mangueira correndo pela boca do Radá, deixe o motor funcionando e a água vazando por essas válvulas até sair limpa. Faz uma sujeira danada no piso!
    Nos manuais de manutenção está tudo descrito de forma bem sucinta.
    Abraço
    Alexandrino

x 10.000 (palavra de química! )

Usuário Avatar de Zeca - PVH
    Entrada
    01/01/2007
    Local
    Porto Velho-RO/RO

Decidido

Valeu rapaziada!

Analisando as respostas dos amigos já me decidi. Vou usar os produtos comerciais disponíveis no mercado próprios para limpar radiador. Lembrando que o "barato" pode custar muito caro.
    A proprósito, conforme citado pelo Alexandrino sobre a existência de torneira ou dreno de água em motores, alguém sabe se o motor do opala possui esse sistema?

Grato.

Zeca - PVH
    "Mutante" - CJ 5 - 82 / GM 151 S - no estaleiro
    "Negona" - Ford Ranger Storm - 2004

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Limpeza do Bico Injetor ( fim da enganção ) , por Solonel Jr
      Por leo cabral no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 7
      Última resposta: 03/09/2009, 23:07

Permissões de Postagem