x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 48

Hybrid View

Limpeza do radiador

Pessoal,

Chegou a hora de trocar o oleo do motor do jeep (BF161).

Um tempo atrás ouvi dizer de um produto da lumobrás (fabricante das consagradas graxas Molykote) que serve para limpeza interna do motor, o TUNAP 327.
    Segundo informações da embalagem, basta adicionar ao oleo velho, já aquecido, e deixar o motor funcionando por 10 minutos. Como vou fazer a limpeza do carter, pensei em usar.

Pergunto: alguém conhece? Aprova ou desaprova?

Outra:
    Também vi um tal de RADIADOR FLUX, para limpeza do radiador.
    Se alguém conhecer o produto e puder dar opinião, eu agradeço.

Um forte abraço a todos

Humberto
    CJ66 São Paulo

Usuário Avatar de Thiago Serpa
    Entrada
    05/03/2004
    Local
    Campo Grande/MS
    Agradecimentos: 0
    Humberto, certa vez utilzei um desses fluidos de limpeza para radiador em um gol, vende nos postos.. Não tive problemas e rosolveu meu problema. Acredito que sirva para o radiador do jeep sem problemas
    Ranger XLT 3.2 auto - Brejera
    Ranger XLT 4.0 V6 1998 - Brejera Power

Usuário Avatar de LuizCabral
    Entrada
    15/08/2003
    Local
    Salvador/BA
    Agradecimento: 1
    esqueça esses produtos.
    Use o "engine flush" da STP. Voce vai no posto, manda o cara colocar o produto no oleo velho, deixa funcionar por 5 min, baixa o oleo, coloca o oleo novo e seja feliz.
    Se quiser pode colocar outros aditivos da STP com o óleo novo, vale a pena.

Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR
    Agradecimentos: 5
    Limpeza do sistema:

Gente o problema é o seguinte:
    Comprei dois BF-161

Um parado ha 1/4 de seculo em situação lastimável e 1 parado ha uns 5 anos (acho)
    Ambos os dois juntos estão com uma crosta nas galerias de agua.

O mais desgraçado desmontei inteiro para tirar umas peçinhas e aprender a mexer no BF.
    proveitei e passei uma lava-jato pelos furos do bloco que dão nas galerias do bloco. Puts !
    Saiu aproximadamente 2 copos de "cimento" de dentro das galerias.
    Mas vejam que por mais que se cutuque com o jata dágua, a agua não faz curva, então vai
    sempre ter uns cantinhos escondidos encrostados.

O bloco melhor, estava com a junta queimada entre os cilindros 4 e 5 e esta começando a queimar entre o 2 e 3.
    Este bloco eu não desmontei ! Como os cilindros ainda apresentam um restinho do brunimento
    pensei em remontar e usar uns tempos enquanto reformo o BF que esta na viatura.

A ideia era:
    Plainar o cabeçote por via das duvidas,
    Trocar todo o jogo de juntas
    Arrumar um prisoneiro do escape que esta quebrado
    Revisar a bomba de oleo
    Assentar valvulas de admissão e escape
    Limpar o carter
    Colocar uma bomba de gasolina nova
    trocar todos os selos do bloco e do cabeçote.

MAS.....
    Antes de mandar o cabeçote pra plaina, resolvi tirar os dois selos do cabeçote, assim na hora do banho quimico ja limpa mais alguma coisa.
    Fiz um furo de uns 8mm em cada selo, enfiei uma barra de ferro ali, dei uma torcida e saiu o selo.

Para minha surpresa atras do selo tinha um tijolo !!!! Só com a marca da broca da furadeira que usei para furar o selo !

Peguei uma chave de fenda e fui cutucando até tirar os demais tijolos !!! Toda a lateral do cabeçote estava cheia deste material ! Interessante que era justamente no ponto onde a junta queimou ou estava quimando ! Logico que o cabeçote é mais larguinho naquele ponto por causa do coletor de admissão integrado ao cabeçote, mas achei a coincidencia muito interessante !

Liguei pro cara da plaina e perguntei para ele se no "banho" os tijolos iam sair...Ele disse que sim!

Ai perguntei para ele como limpar as galerias do bloco, MAS sem desmontar o virabrequim, aneis e pistão !

Nesta hora falou a padronização tecnica "só se desmontar para por no tanque"

Então ai vai a duvida efetiva....

Como limpar o bloco ?
    sem desmontar o virabrequim, pistões e aneis
    sem colocar um produto e rodar um pouco pois o motor esta fora do carro
    passar lava-jato é complicado pois vai acabar molhando o que não deve

O mecanico não quis contar o produto que usam.....(viado !)

Usuário Avatar de GBarros
    Entrada
    10/11/2006
    Local
    Brasilia/DF
    A meu ver, já que está fora do jeep, desmonte o motor (cabeçote e tampa do cárter) mande dar um jato de areia para limpar tudo aquilo que for possivel, tirando sujeiras mais dificeis de sair. Troque as juntas, pois devem estar ressecadas. Monte e antes de funcionar, deixe um pouco de tempo com aquele produto de limpar radiadores. Te falo porque fiz isso em um motor de opala 4cc, que estava uns 5 anos sem funcionar, parado, tomando chuva, e foi fazer isto que te falei e sair pra galera. Ah, dei um passe no cabeçote so pra ver se realmente não estava empenado. E troquei a bomba de oleo também, pois vai que ela estragasse e eu tivesse que desmontar tudo de novo pra trocar ela. Vai saber né.

Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR
    mas...jato de areia por fora tudo bem, se bem que no meu caso por fora esta limpo...e nas galerias do motor como fica ? meu problem é esta crosta toda se soltar quando o motor funcionar vai voltar a entupir o cabeçote novamente, o radiador e assim vai...

ALL !!
    Edgar, com certeza o material que tem aparência de "tijolo" é ferrugem acumulada com o tempo devido à falta de manutenção do sistema de arrefecimento (limpeza).
    Se vc quer fazer algo pra não lhe incomodar, o correto é dar banho quimico tanto no cabeçote como no bloco, ambos desmontados para limpar corretamente as galerias e não haver ataque ao tratamento das demais peças.
    Caso use deste jeito (sem limpar) com o tempo a sujeira irá se acumular no radiados (lodo).
    WILLYS CJ5 1959 - O Legendário Cremogema ! ! !
    GM151 S / BVM5 - Clarck CL2205D
    ** Jeep Willys: A lenda continua viva !!!

Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR
    Fabiano, tem ideia de que produtos compõe o banho quimico ? Queria fazer isto em casa mesmo, afinal ja tenho 3 motores para "lavar". Mas lavar por dentro, a parte externa é detalhe.

Citação Postado originalmente por edgar Ver Post
    Fabiano, tem ideia de que produtos compõe o banho quimico ? Queria fazer isto em casa mesmo, afinal ja tenho 3 motores para "lavar". Mas lavar por dentro, a parte externa é detalhe.
    Acho que vc tem duas opções: Ou faz o banho químico, desmonta tudo, troca anéis e dá uma brunida e gasta uns 400 conto, ou parte para os métodos caseiros, colocando aditivo para limpeza, trocando a água diversas vezes... Eu já testei até colocar 1 tubo de limpol misturado na água no meu Uno véio e rodei por algumas horas (parece que limpou um pouco). Fora isso dá pra testar, óleo desengripante, sabão em pó, coca-cola...hehe...brincadeiras a parte, mas vai que alguma destas coisas funciona?
    No máximo vc vai detonar o rolamento da bomba dágua. Só não coloque produtos químicos que desmanchem seu radiador, junta do cabeçote (alumínio) ou o fefo do motor...

Fala Edgar !!
    De pronto não sei lhe indicar nada pra fazer em casa.

Vi em algum topico aqui no forum mas não lembro qual, um colega jipeiro de Ctba que indicou alguns produtos quimicos para este fim/trabalho.
    Só que no meu ponto de vista eles não vão lhe dar o mesmo resultado que um banho quimico especializado que remove toda a ferrugem, e outro problema é que o pessoal da retifica não revela onde eles levam pra fazer isto.
    WILLYS CJ5 1959 - O Legendário Cremogema ! ! !
    GM151 S / BVM5 - Clarck CL2205D
    ** Jeep Willys: A lenda continua viva !!!

A água que deveria ser usada em radiadores é a água desmineralizada, a mesma usada em caldeiras, porém você só encontra em grandes indústrias que possuem sistema de tratamento de água. Sendo assim o ideal para evitar depósitos, resíduos e corrosões é mesmo trocar a água com periodicidade e se tiver acesso a aditivos que reduzem a dureza da água tb pode usar, mas aí cabe uma análise da água pra saber a quantidade exata a ser adicionada.
    Só vale lembrar que produtos como Radcool e Paraflu são "Etilenoglicol" que nada mais são do que elevadores de ponto de ebulição da água, ou seja, nenhum deles vai evitar corrosão ou desgaste, apenas vão reduzir a chance de ferver o carro em trabalho pesado (temperatura elevada).
    2.3 OHC, XRC 8 Comp, Maxxis Bighorn's 32", Tuareg Snorkel, DIS, Breve Susp Lift 4"...

Usuário Avatar de GBarros
    Entrada
    10/11/2006
    Local
    Brasilia/DF
    Não sei se é o produto ideal, mas acredito que ajuda e muito a tirar um pouco a ferrugem. Eu limpei algumas partes do jeep que vieram enferrujadas quando comprei ele, e ficaram boas. Dê uma olhada, quem sabe te serve. Eu vi hoje ele em uma loja em que compro ferramentas, mas deve ter também em loja de tintas, com certeza. O valor era R$11,00.

Allchem Química

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Limpeza do Bico Injetor ( fim da enganção ) , por Solonel Jr
      Por leo cabral no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 7
      Última resposta: 03/09/2009, 23:07

Permissões de Postagem