
Postado originalmente por
vitorgirardi
MALS AE, CLIQUEI SEM QUERER PRA POSTAR, ARRUMEI UM NEGOCIO NA IMAGEM, NÃO OLHEM AKELE POST, OLHA ESSE !
é um sistema simples, mais eficiente, aki no forum tem um topico com a idéia para a ré, adaptei umas coisas para melhor compreenção !
Componentes: possui dois pinhoes com corrente (lado esquerdo) para que o giro do eixo continue o mesmo, e 2 engrenagens ( lado direito) para que o giro do eixo mude ( ré ). No disco do meio, poe-se 2 ( ou + ) parafusos, sendo que eles temque encaixar dentro de um buraco ( furar ) na engrenagem ou no pinhão. O disco do meio, é o unico componente "preso" no eixinho, sendo ke oque irá prender ele é um parafuso, pois ele temq ir de um lado para o outro, e o eixo possui um corte no meio para caber o parafuso. No eixo de sima, o pinhão e a engrenagem estarão "soutas" (ou sobre rolamentos). No de baixo, ambos estaram fixados no eixo.
Uma breve explicação:
com ré : levando o cambio para a direita, a peça ( disco ) do meio é levada para a direita, encaixando na engrenagem furada, que irá faser enverter o giro do eixo (ré).
sem ré, girando normal : levando o cambio para a esquerda, a peça ( disco ) do meio é levada para a esquerda, encaixando no pinhão furado, que irá rodar o outro pinhão através da corrente, sem enverter o giro do eixo.
bom, qualquer duvida to ae, lembrando, essa idéia não é minha, é de um nerd da 4x4, só adptei algumas coisas !