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  • #1

    Engesa esquentando




    Amigos ,

    Coloquei no meu Engesa um 6 cilindros 250S .
    Fui obrigado a manter o radiador original por absoluta falta de espaço .

    Ao contrario do que muitos disseram , esta adaptação não foi nada simples .

    Listei quase duas paginas de modificações que fui obrigado a fazer e além disto o motor ficou muito proximo da parede corta fogo .

    Como resultado negativo o interior do veiculo passou a se aquecer mais .

    O pior é que em trilhas a baixa velocidade ou subidas longas e fortes a temperatura do motor chega no vermelho .

    Alguma alma caridosa pode me dar umas dicas de possiveis soluções ???

    Sds

    Danilo

  • #2
    Usuário Avatar de Kim
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    Caro ddr54!

    Bem é o seguinte:

    Fiz a mesma modificação, tirei o GM 153 e coloquei o GM 4.1S álcool.
    Não foi tão complicado, pois eu mesmo fiz.
    A capa seca e embreagem forão as mesmas, só desparafusar uma e parafusar outra.
    Bomba do hidraulico e alternador usei o mesmo do 4cc;
    Arranque usei o mesmo do 4cc;
    Os suportes do coxim, háááá, os suportes...
    Bem, peguei um massarico, cortei os do chassí;
    Esmerilhei o chassí para dar acabento;
    Montei os coxins no motor e, baixei o motor no lugar, ponteei no lugar, soltei as porcas, retirei o motor aí então soldei bem fixo no lugar certo.
    Voltei o motor, e parti para o radiador.

    Radiador, a saga!

    Naquela travessa onde tem o suporte do radiador, eu a cortei e soldei do outro lado (para frente).
    O radiador não ficou bem no centro devido a caixa de direção.
    Precisei retirar a tampa do radiador para o capô fechar. ( a altura de minha carroceria e original)
    E para não esquentar, coloquei a hélice do BF 161, que são 6 pás, assim não esquenta nem com o condensador do ar.
    Tentei colocar ventoinha, mais as que consegui até o momento, o motor e muito comprido, acho que a do vectra (do ar) da certo com as pás do gol g3, assim ficará puchando o ar e antre o rad. e o mot.

    Bem, o que recomendaria, seria a hélice do JEEP, pois a furação é próxima como também o tamanho.
    No momento que for colocar, tenha em mãos uma lima de corrente de motosserra, para limar um pouco o buraco dos parafusos para o centro da peça. (limar um pouco cada buraco para não estragar a rosca do parafuso)

    Bem , qualquer dúvida é só teclar.

    Abraços.

    Kim.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Engesa esquentando-referco-coxim-do-motor-3.jpg   Engesa esquentando-erguido-2.jpg   Engesa esquentando-servico-pronto-por-outro-angulo.jpg   Engesa esquentando-6cc-de-frente.jpg   Engesa esquentando-corte-do-capo-ld.jpg  

  • #3
    Usuário Avatar de Kim
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    Mais umas...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Engesa esquentando-suporte-do-radidor-le.jpg   Engesa esquentando-suporte-radiador-embaixo.jpg   Engesa esquentando-suporte-radiador-ld.jpg  

  • #4

    Engesa esquentando

    Kim ,

    Onde você arrumou aquele copinho em cima do carburador ?
    Este é outro problema que tenho .

    Eu já estou com helice de 6 pás e agora instalei uma ventoinha eletrica de vectra na frente do radiador .

    Outra idéia seria colocar aquela proteção em volta da helice do radiador para melhor direcionar o fluxo atravé do radiador .

    Uns dizem que vai melhor muito , outros dizem que não adianta nada .

    Na loja de radiadores , eles dizem que instalando outro com haletas mais eficientes resolve , será ???

    Continuando na luta !

    Danilo

    Faleu pro cara , OK mas quero garantia .
    Se não resolver não pago .

  • #5
    Usuário Avatar de Kim
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    Ow, desculpe a demora!

    O copinho (mufla) veio no motor, pois o meu foi no 4cc.

    Feito em aço inox, com tubos, um maior na vertical com uma tampa soldada e um na horizontal, onde coloca-se a mangueira.

    O que fiz na minha hélice foi aumentar o ângulo das pás, deixando-a mais curva, portanto puxando mais ar.
    Também entortei levemente a ponta para parar de cortar a mangueira.
    O serviço é simples, mais requer paciência, pois tem que fazer, depois revisar para saber se não há uma mais curva que a outra, e ir acertando. Ficou excelante.

    Bem, no meu caso não há como colocar uma ventonhia na frente por causa do condensador do ar.

    Quanto a proteção, realmente melhora, pois direciona o fluxo de ar. Para vc ter uma idéia, tenho uns exaustores/extratores que tem aproximadamente 1,5m de diâmetro e, tem essa proteção, segundo o fabricante aumenta em 20% a eficiência.
    Só não coloco mais o original porque ficou fora de centro a hélice em relação ao radiador.

    Gostaria que postasse umas fotos de seu veículo para eu ter uma idéia de como ficou o radiador.

    Segue umas fotos...


    Abraços.

    Kim.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Engesa esquentando-dsc00149.jpg   Engesa esquentando-dsc00150.jpg   Engesa esquentando-dsc00153.jpg   Engesa esquentando-dsc00154.jpg   Engesa esquentando-dsc00155.jpg  

  • #6

    Engesa esquentado

    Kim ,

    Amanhã tiro as fotos e deixo aqui .
    Também aumentei o angulo das pás mas pelo jeito vou ter que aumentar mais .

    Tive uma idéia meio maluca que vou deixar por último antes de trocar radiador .

    A polia da bomba dágua e do ventilador é a mesma , então pensei em aumentar o diametro da polia do motor em 15% para aumentar a rotação da hélice e da bomba dágua .

    Vai ser a última tentativa !

    Sds

    Danilo

  • #7
    Usuário Avatar de Kim
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    Caro ddr54!

    Te aconselho a não mecher na polia do motor, pode complicar as coisas lá dentro, pense bem!

    Se for alterar, mecha na polia da bomba d'água, vá a um torneiro e faça o serviço. (ou pelo menos pida pre ele).

    Uma coisa que esqueci:
    Retire a bomba d'água do bloco e, veja o espaço do disco cetrífugo da carcaça da bomba, no 4cc que tinha estava afastado e sua eficiência não é total.
    Tem que ficar com no máximo 1mm entre as peças (entenda que é as "pasinhas" do disco).
    Para aproximar, coloque a bomba numa morsa/torniquete (se não possir prensa), onde o eixo fique na parte que aperta e, do lado do disco, coloque uma chave pito/cachimbo que o eixo entre sem problema (15mm ou 16mm).
    Vá apertando a morsa/torniquete até alcansar a folga desejada.
    Fica bom.

    Nas pás, retire da bomba, pegue um martelinho, uma bigorna, muita calma e, então "abra" a parte da frente para "colher" mais ar.
    Veja o desenho, é + ou - assim, abrir para colher mais.

    Abraços.

    Kim.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Engesa esquentando-dsc00156.jpg  

  • #8
    Usuário Avatar de CAVESO
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    Kim,

    Você chegou a andar no Brancão com motor original 4 cil? Era alcool?
    Qual era o consumo aproximado?

    Quanto à hélice, passei por uma epopeia parecida com a de vocês, já que a héllice original de meu fase II veio completamente empenada.

    Procurei em lojas de peças uma de outro veículo semelhante (deve ser a da C10), mas não encontrei, daí comprei a do opala de 5 pás (plástico).
    Encontrei a do BF mas achei muito pesada para rolamentos pequenos como a da bomba do opala.

    Não aconselho a mudar o ângulo das pás ou amassar as mesmas, pois irá desbalancear a hélice e daí os rolamentos da bomba d'agua irão para o espaço rapidinho.

    Falou?

  • #9

    Engesa esquentando

    Kim ,

    Estou postando as fotos .

    Sds

    Danilo
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Engesa esquentando-dscn7467.jpg   Engesa esquentando-dscn7469.jpg   Engesa esquentando-dscn7470.jpg   Engesa esquentando-dscn7471.jpg   Engesa esquentando-dscn7472.jpg  

  • #10

    Engesa esquentando

    A foto que faltou !

    Sds

    Danilo
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Engesa esquentando-dscn7473.jpg  

  • #11
    Usuário Avatar de Kim
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    Fiz uma resposta muito bem detalhada...

    dava ate gosto de ler...

    ai...

    deu uma mensagem de erro...

    e eu perdi tudo...

  • #12
    Usuário Avatar de Kim
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    Caro Carlos!

    Fique mais de um ano com o Brancão 4cc, não tinha o que reclamar, mais meu sonho de consumo sempre foi o 6cc e, como troquei elas por elas, não tive dúvida, troquei.

    O 4cc era álcool original, bura H34 SEIE solex, sendo que sua média ficava entre 4 na cidade e 5,5 na estrada na base de 100 a 110 km/h., agora com o 6cc, subiu a média em torno de 0,5 km/l, pois o pé fica mais leve para andar a mesma coisa.

    A hélice do meu era de 4 pás, de ferro, só que ela saiu pelo capô, como demonstra a foto com comparativo de tamanho, ai então coloquei a do opala com cinco pás, ficou bom até a troca do motor.

    Quanto ao peso da hélice do BF, não vejo problema, pois os rolamentos são semelhantes e, o opala usa polia dupla, onde a tensão é maior, principalmente se houver DH, onde a correia é bem tencionada.

    Concordo com vc! mudar o ângulo é complicado, passei uma tarde inteira fazendo isso.
    Bate-olha, entorta-olha, roda-olha, verifica, roda, bate, volta, bate (sempre de leve), bate novamente...
    O que posso dizer é que ficou bom, pois a temperatura, mesmo com o ar ligado fica no meio, e olha que na minha região a temperatura e em torno dos 42º, uma das maiores do Paraná.

    Caro Danilo!

    Notei que vc colocou o motor mais para trás, isso se fez necessário?
    Não teve que mecher muito?
    Como relatei, eu preticamente só coloquei.

    Abraços.

    Kim.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Engesa esquentando-dsc00157.jpg  

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