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  • #1

    Thumbs up Aquecimento interno e mecânico da Cherokee Sport




    Amigos, possuo uma Cherokee Sport 97/97, com 78.000 Km, muito boa. Até o momento, não acusou qualquer problema mecânico que a desabonasse. Estou muito satisfeito em relação a conforto, potência, espaço, dirigibilidade, etc. Nada a queixar. Entretanto, gostaria de compartilhar algumas dúvidas:
    1. quando o veículo se encontra já aquecido, com a temperatura normal, ou seja, não sei precisar no momento, mas sei que o ponteiro de temperatura fica no meio do mostrador, a cabine interna esquenta bastante, obrigando-me a abrir as janelas do motorista e passageiro, ou a ligar o ar condicionado. Pergunto: tal fato é típico da Cherokee sport ??? Há alguma maneira de diminuir a temperatura do motor???
    2. acho que um dos itens de segurança do veículo que deixa um pouco a desejar, são os freios. Recentemente, fui fazer uma revisão, e percebi que um dos discos estava trincado. Procedi à troca, e percebi que ao frear, há necessidade de se apertar o pedal com certa força para efetuar a frenagem. Pergunto novamente: O freio da Sport é realmente deficiente??? Há alguma forma de melhorá-lo??? Pastilhas/discos do mercado paralelo são de qualidade manifestamente inferior?, o que vem a contribuir para queda de qualidade???
    3. Finalmente, qual o melhor óleo para o motor da Sport???, ou seja, a viscosidade deve variar de 15 a 50, ou existe algum específico que melhora e abaixa a temperatura do motor.
    Antecipadamente, agradeço a quem puder ajudar. Vitor Martins

  • #2
    opa vitor....blz

    Tenho uma xj 98/98 e rodo no transito em sao paulo, na minha é impossivel ficar apenas com os vidros abertos, so se o dia tiver meio fresco........mas a minha esquenta muito, (o carro, nao a temperatura) acho que deve ser por causa da helice do motor que fica ventilando ar fervente pra dentro do compartimento do motor.

    Eu troquei o oleo hoje da minha, e filtro tbem.......coloquei 20w 50 mobil SM...superior ao SJ..MINERAL PURO..algumas marcas nem tem ainda......13 reais cada litro.....foram exatos 5,7 litros e o filtro FRAN PH9A de 20 reais.....saiu tudo a bagatela de 90 .......

    No quesito freio a minha freia bem, tem que apertar bem o pedal pois o carros é grande e pesado .

    Quanto as peças como disco e pastilha tbem tenho esta duvida, pois logo logo terei que trocar ...



    Um Abraço

    Guto XJ98

  • #3
    Se deixar a ventilação ligada acabar puxando ar quente do motor para a cabine. Assim ou desliga a ventilação ou liga o ar condicionado.
    O freio é bom, mas nada de poderoso e sobrando. As 97 não tem ABS, por isso as 98 em diante com ABS são mais indicadas.
    Eu uso o castrol Magnatec, que era o usado na autorizada.

  • #4
    1) ar condicionado direto
    2) deve ser por causa das pastilhas novas, mas tem que pisar mais do que um carro pequeno mesmo, afinal a XJ é um mini caminhão
    3) 20W50 ou 10W40 competition (esse é um pouco mais caro mas prefiro no inverno)

  • #5
    Felipe, a força que se faz no pedal do freio não tem nada a ver com o peso do veiculo, ou imagina a força que teria que fazer num caminhão grande.
    A minha RAM tem o pedal do freio bem mais leve que a XJ, mas isso não quer dizer que ela freia mais ou menos.
    É mais a caracteristica de cada veiculo.

  • #6
    Usuário Avatar de saabgrippen2
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    28/09/2006
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    Agradecimentos: 0
    Olá Vítor!
    Pelo que vc pode perceber, aquecimento do interior do veículo e ter que pisar com força no freio é característica de quase toda XJ. Você também vai perceber que a maioria dos defeitos mecânicos que aparecem também são comuns entre elas, como:
    *trepidação a 100km/h
    *partida na 3a. tentativa
    Vc pode ler mais sobre estes tópicos no Orkut, comunidade Cherokee Sport.
    Abraços
    Saab

  • #7
    Usuário Avatar de Sombra
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    18/07/2006
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    Agradecimento: 1

    Question Trepidação, partida na 3a.?

    Saab,

    Estamos mesmo falando do mesmo carro, digo Jeep? O meu, com 127.000 km (comprei com 120.000): partida (sempre) na primeira (e olha que a bateria que que veio é uma m...rda!) e eu nunca ouvi falar em trepidação, em qualquer velocidade - já andei alguns km a 170 km/h (no velocímetro) e não teve nada de mais, aliás, parece que vai levantar vôo de tão tranquilo ... sei não... a única coisa que trepidava era o diferencial traseiro porque estava com fluido de especificação incorreta - troquei, zerou. Sobre o calor interno, esquenta, mas abrindo os vidros dianteiros, fica bom. Os freios também, sem novidade e o ABS é f...da!!!

    Abraço.

    _________
    Fabio
    XJ 98 Auto

  • #8
    A minha e todas as que conheço ligam na primeira sem problemas.
    E nenhuma tem vibração seja qual for a velocidade.
    Saab, a sua certamente tem alguns problemas.

  • #9
    Oi Vítor Martins

    Olha só Vítor: Procure fazer uma limpeza total do seu sistema de freio trocando todo o fluído de freio em um oficina especializada em freios que possua um sistema de troca por meio de uma máquina que injeta o fluído novo no sistema à medida que o velho vai sendo empurrado pela pressão aplicada pela máquina. Existe uma possibilidade bem grande de você ficar surpreso com a quantidade de sujeira negra que irá sair do sistema. Nas trocas que fazemos "manualmente", do tipo "sangria" do sistema com um cara apertando o pedal do freio, esta sujeira normalmente não sai. Pior: se o seu sistema for ABS, você tem muitas chances de estragar o se ABS por meio da sangria à moda antiga. Evite fazer isto.
    Outra coisa que você deve fazer (e eu diria que você deve iniciar por esta), é pedir ao cara da loja para verificar o estado das suas pinças de freio. Peça ao cara para ver como estão os cursos dos êmbolos e se existe a necessidade de trocar os reparos ou mesmo se os êmbolos estão com o curso travado. Os êmbolos originais são feitos de material sintético ao passo que os que são fornecidos nos kits de reparo quase sempre são de metal (a meu ver piores, pois estão sujeitos a oxidação com o tempo).
    Uma verificação cuidadosa das pinças e a troca do fluido deverá deixar seu freio perfeito. O freios das 97 são ótimos para o que se propõem; Claro que o ABS das 98 em diante são mais seguros, mas todos dão conta do recado de uma maneira muito boa.

    Abrs

  • #10
    Minha Xj tbem pega na primeira, e o freio tbem tenho que apertar um pouco forte....mas freia bem

    a 120 / 130 nem respingo de trepidacao......so alegria e conforto !

    Regulem o freio de mao, se estiver regulado com uns 2 a 3 dentes ela vai frear muito melhor.....

  • #11
    Usuário Avatar de JrGurak
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    Citação Postado originalmente por gutoxj98 Ver Post
    Minha Xj tbem pega na primeira, e o freio tbem tenho que apertar um pouco forte....mas freia bema 120 / 130 nem respingo de trepidacao......so alegria e conforto !Regulem o freio de mao, se estiver regulado com uns 2 a 3 dentes ela vai frear muito melhor.....
    Pessoal,
    A minha (XJ97) não tem abs, mas o freio é muito bom, isso que ja vi que tenho que dar uma geral, regulei o freio de mão e ficou beleza.
    Minha bateria tbem é um fiasco, mas bateu pegou, não tem essa de 2,3 tentativas. E trepidação zero, ando em 130/140 e nem me dou conta.
    Esperei e pesquisei uns 6 meses para decidir e comprar a XJ, mas acho que levei sorte, ja esta com 100mil km, mas pra mim esta zerada.

  • #12
    Usuário Avatar de AG
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    Na minha cheroka 97, quando trepidava, o problema era disco empenado. Troquei por um novo de melhor qualidade e nao tive mais problema. Para melhorar o freio, notei que as lonas traseiras devem estar sempre reguladas, assim a distribuição melhora.
    Faça um teste : Puxe alguns dentes do freio de mao e freie. Se notar que melhorarou, peça ao mecanico para ajustar.
    Outro detalhe, é que a cheroka "come" muito freio. Tem que estar sempre revisando o sistema. Troque o fluido de freio por DOT 4 ou 5.
    AG - PU2-ROT
    AGUINALDO / JIMNY 2011

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