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  • #1
    Usuário Avatar de guidojunior
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    Blazer 2.8 - Óleo carter contaminado?




    Olá pessoal,

    Na Blazer 2000, motor 2.8 MWM, e tenho notado que o nivel do óleo está acima do maximo (foi trocado a 2k km). Será pode estar sofrendo alguma contaminação por Diesel? Não acredito que seja por agua, pois não há vestígios e o nivel da água não se altera...Alguma idéia?

  • #2
    Usuário Avatar de José Augusto
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    guidojunior,
    Quando vc trocou o óleo, trocou o filtro de óleo tb?
    Esperou um tempinho para baixar todo o óleo?
    O volume de óleo na troca correspondeu ao especificado no manual?
    Pois algum óleo especial ou foi um genérico?
    Como está a consistência e a cor?
    E a fumaça do escape está normal?
    O motor está funcionando normalmente, temperatura, rotação, barulho?

  • #3
    Usuário Avatar de guidojunior
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    José,
    Foi usado óleo mineral mesmo, SAE 15W40 , não lembro a marca, pois não acompanhei a troca. Foi trocado filtro tbem. O funcionamento dela está normal, sem fumaça branca. O nivel foi verificado com o motor frio, de manhã. Levei ela a uma mecanica especializada em diesel, onde conferiram algumas coisas... tá tudo normal, inclusive a consistência do óleo que está com boa viscosidade e coloração tipica. Lá, com o motor quente o nivel ficou no maximo. Eles falaram que quando camioneta estava inclinada para trás o nivel pode parecer maior do que o normal... vou ficar de olho... obrigado

  • #4
    Prezado eu sempre usei o BR TOP Turbo SAE 15W40, compro um frasco de 5 litros e uns tres de 1 litro. Tiro o filtro e deixo escorrer bem. Depois coloco o filtro e os 5 litros da um tempo mais 1 litro e verifico o nível mais um litro no máximo e giro o motor depois se precisar completo. Se colocar direto os 8 litros de consta no manual fica um excesso que sai por uma válvula que conecta a linha de admissão de ar e fica tudo no intercooler. Da um trabalhao danado limpar o mesmo dai sempre cuido na hora de completar o nível.
    Portanto pode ter sido este o teu caso.
    Sds

  • #5
    Usuário Avatar de guidojunior
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    Valeu pela dica Bianor... na ultima vez o óleo foi trocado na oficina pois mandei fazer bomba e bico, como tinha acabado de comprar a viatura mandei revisar tudo...na proxima vez vou fazer isso pois faz sentido, outro dia, ao trocar a mangueira do intercooler notei que a adminissão estava "melada" de óleo do motor, mas não cheguei a examinar o intercooler. E esse óleo no intercooler, pode reduzir a eficiência ou chegar a entupir?
    Pajero Full GLS 2008 v6 3.8
    Ex. Grand Vitara 4x4 2010, Touareg V8 - 2010, TR4 - 2008 - MT, Ranger 3.0 4x4 - 2009, Pajero Sport 2.8 - 2001

  • #6
    O aftercooler é um permutador ar/ar, logo se o interior estiver contaminado com óleo vai perder a eficiencia. Compre Quimox da Tapmatic retire o cooler encha com meio litro de quimox agite bem, depois lave com agua limpa, o outro meio litro passe na parte externa, lave tudo com agua e deixe escorrer.
    Verifique o estado das mangueiras e braçadeiras. Quanto a mangueira que sai da turbina compre uma braçadeira bem larga pois ela racha na ponta com facilidade e custa mais de R$500. A outra mangueira que sai do cooler em direção ao coletor de admissão sofre interferencia de parafusos da caixa de direção aproveite para colocar um calço de borracha nela. Lave tudo bem e depois monte com cuidado e aperte bem as braçadeiras. Eu troquei todas por de inox largas.
    Aproveite quando a turbina estiver fria e sem as duas mangueiras, pulverize com sabão neutro desses de lavar as mãos e depois pulverize com agua bem limpa sempres com ela girando em marcha lenta e fria de preferencia de um dia para o outro. Depois de montar tudo não faça a caca de deixar a placa em frente do aftercooler, coloque ela nos parafusos de baixo e empene o suporte o mais que puder para cima de forma que a frente fique livre.
    Sds

  • #7
    Usuário Avatar de guidojunior
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    Mais uma vez muito iteressante sua dica...é uma boa diversão pro fds... Tive que trocar a mangueira por um problema bem isquisito, ela estava raspando na correia do alternador, pois a carroceria estava baixa, em função de desgaste dos calços da cabine, que tbem foram trocados. No caso da mangueira até que consegui ela mais em "conta"....R$ 200, nova original. No caso do intercooler (after), tenho receio de que ele fique mais suscetível pancadas, em uma posição mais baixa, já que a Blazer/S10 não tem um angulo de ataque dos melhores.... Será? Vc fez na sua?
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  • #8
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    Guido, o Bianor fez umas proteções interessantes na Blazer dele, inclusive com o parachoque de impusão para proteção do intercooler, que é bem exposto.
    Estive pensando em algo parecido mas menor e mais baixo contornando a abertura original com alguns tubos mais finos ligando este contorno superior a parte inferior, dispostos na vertical.

  • #9

    Protetor do aftercooler

    Aqui vão algumas imagens do parachoque de impulsão keko reforçado com uma barra inferior.



    4X4 Brasil

  • #10
    Usuário Avatar de guidojunior
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    Proteção Intercooler

    Bianor, acho que não vou conseguir colocar o Intercooler abaixo da placa, pois ele já está próximo ao protetor do carter. Pela imagem dá pra ver tbem que o para-choque de impusão já defendeu alguma vez o bico da camionete. Vale a pena um reforço eim.
    José, a sua idéia era fazer mais ou menos o que este modelo da imagem?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -web.jpg  
    Imagens Anexas -pci.jpg 
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  • #11
    Usuário Avatar de José Augusto
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    Guido, seria parecido mas menos alto, algo como a figura abaixo.
    Imagens Anexas -impulsao.jpg 

  • #12
    Prezado Guido a placa tem que sair da frente do intercooler, aparafuse ela pela parte de baixo e empurre o suporte o mais para cima possível.
    No meu carro voce ve alguns arranhões mas é da epoca que não tinha parachoque de impulsão de 3" da keko. Observe qua a finalidade do mesmo é proteger a parte de baixo, por isso mandei fazer a barra que une os dois suportes inferiores, com certeza se der uma pancada numa duna ou num barranco com a parte inferior vai proteger mesmo.
    Quanto ao modelo que voce mostrou a parte de baixo parece mais enfeite e ainda atrapalha o fluxo de ar para o aftercooler. Acredito que seja Bepo.
    Sds

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