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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de Rones Jr
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    Puxada na frenagem




    Pessoal,

    O Shrek tá puxando muito pro lado esquerdo quando piso com força no freio, é bem nítido quando acima de 60km/h. Tive alguns sustos acima dos 100km/h.

    Bem, procurando o problema, fiz alinhamento em que tive que trocar 2 pivôs e uma ponteira. O Carro ficou ótimo, muito mais justo e com direção bem mais precisa.

    No entanto, a puxada em frenagem persiste. Lembro que troquei o sistema de servo/cilindro mestre pelo GM Kadett.

    Na troca aproveitei e troquei os flexíveis, já que o manual manda trocar invariavekmente aos 100.000 km.

    Bem, o cara do alinhamento disse que estas coisas acontecem por dois motivos: flexíveis (descartado por serem novos) ou reparos das pinças.

    Nesta semana vou desmontar as pinças. Alguém teve algo parecido? Alguma dica a mais?

    Lembro q só falta isto pra eu dizer que o sistema é novo, pois já troquei tudo nos últimos 5.000 km.

  • #2
    Rones,

    Certa vezes meu niva tinha este mesmo sintoma, conferi freio, alinhamento, mas meu problema era apenas calibragem de pneus.

    Pode ser buchas da suspensão também.

    Adriano - Niva Bandido

  • #3
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    Mate o fluxo cruzado, é isto que está fazendo o carro puxar. Aproveite a viagem para tirar o equalizador de freio traseiro, principalmente se seu carro estiver levantado...

  • #4
    Tive o mesmo problema no meu Kadett. Era uma pastilha de freio que estava quebrada e travou. Na primeira vez eu estava a 100km/h na Radial Leste (avenida em sp). Dei uma "meia volta" e parei de frente pra galera.
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  • #5
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    Citação Postado originalmente por Cavalcante
    Mate o fluxo cruzado, é isto que está fazendo o carro puxar. Aproveite a viagem para tirar o equalizador de freio traseiro, principalmente se seu carro estiver levantado...

    O carro tá com altura normal....mas, como assim matar o fluxo cruzado??

  • #6
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    Citação Postado originalmente por BANDIDO
    Rones,

    Certa vezes meu niva tinha este mesmo sintoma, conferi freio, alinhamento, mas meu problema era apenas calibragem de pneus.

    Pode ser buchas da suspensão também.

    Adriano - Niva Bandido
    Pois é...mandei alinhar o carro por conta disto, neste findi. Parou de puxar andando....mas freando....principalmente se enfiar o pé na jaca....freando progressivamente não é tão intensa a puxada.

  • #7
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    é mais ou menos por aí....se não tomar cuidado o Shrek dá meia volta...mas putz, minhas pastilhas não têm 5.000 km. De qualquer forma, qd desmontar as pinças vou verificar tudo.

  • #8
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    Rones, o problema não está nas pinças. É o sistema do freio do niva, que é de fluxo cruzado, que causa isto quando utilizado com o cilindro mestre do kadett. Elimine o fluxo cruzado (conectando um eixo em cada saída do cilindro mestre) e o carro passa a frenar por igual. E o equalizador do freio traseiro é um cilindrinho coberto por uma coifa de borracha na traseira do carro, lado direito, acionado por uma vareta que é presa ao eixo traseiro. Aquilo atua em curvas, fazendo com que as rodas traseiras freiem de modo diferente. Acontece que quando se levanta o carro, a vareta fica em posição diferente da original, e o sistema fica totalmente descompensado...

    Abraços

  • #9
    É isso aí, Rones. As minhas pastilhas não tinham nem 1000km. Acontece que na troca das pastilhas é necessária uma geral nas pinças. Lubrificação, limpeza, etc.

    Pois vc tira uma pastilha com espessura X e coloca outra com espessura 4x.
    A pinça estava trabalhando a mto tempo com curso reduzido e mais fechada. Qdo troca por uma nova, mais espessa por isso, a pinça "não tratada" começa a apertar a pinca contra o disco o tempo todo. Aquecimento, "vitrificação" (termo usado pelos mecânicos) e daí são duas opções: Perda da eficiência ou rachadura da pastilha.
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  • #10
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    resolvido

    Pessoal,

    era um daqueles problemas bestas....o retentor da roda do lado direito estourou e por algum motivo jogava graxa na disco pelo lado de dentro. Limpamos o sistema e principalmente as pastilhas...e a frenagem ficou ok, novamente.

    Valeu por todas as dicas!

    Citação Postado originalmente por fabioaguilera
    É isso aí, Rones. As minhas pastilhas não tinham nem 1000km. Acontece que na troca das pastilhas é necessária uma geral nas pinças. Lubrificação, limpeza, etc.

    Pois vc tira uma pastilha com espessura X e coloca outra com espessura 4x.
    A pinça estava trabalhando a mto tempo com curso reduzido e mais fechada. Qdo troca por uma nova, mais espessa por isso, a pinça "não tratada" começa a apertar a pinca contra o disco o tempo todo. Aquecimento, "vitrificação" (termo usado pelos mecânicos) e daí são duas opções: Perda da eficiência ou rachadura da pastilha.

  • #11
    Putz, ainda bem então.
    Mas não conheço esse retentor.... pode dizer algo sobre ele? Vc tirou fotos?
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  • #12
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    é o retentor que fika junto ao rolamento da roda. Quando tive problema no rolamento eu usei um retentor de Jeep Willys seguindo uma dica da net. Depois olhei no site da empresa e as medidas eram diferentes....parecidas, mas diferentes. Usei a original agora, que aliás foi até mais barato.

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