Salve mocada!
Entao, to postando esse topico pq era exatamente uma das coisas q eu gostaria d ter lido para me ajudar a fazer minha suspensao. Com isso, espero q ajude aos novatos como eu, q apesar da falta d experiencia, nao falta disposicao nem vontade pra aprender.
Minha meta era o seguinte: deixar o jeep mais macio e confortavel ao andar on road. Pesquisei pra caramba aq no site, aprendi muito com o relato dos companheiros e cheguei a conclusao de:
- Comprar 4 amortecedores traseiros de ranger 96;
- tirar algumas laminas do feixe;
- fazer o processo das tiras de raio X entre as laminas.
Obs.: Comprei um par de cavaletinhos a 30 conto cada (imprescindivel!!!)
Para os interessados, comprei o amortecedor Cofap turbogas a 187,00 o par (melhor preco q achei aq em BH/ MG).
Por causa da falta de tempo, ate agora so consegui fazer a frente. A traseira vai ficar pra proxima oportunidade.
Processo e minhas impressoes:
Levantei o jeep com o macaco dele mesmo (o melhor seria com um macaco daqueles tipo jacare)
apoiei o carro com os cavalets, um no chassi e outro apoiando o eixo pq se vc suspender sem apoiar o eixo, aos poucos a suspensao cede e a roda vai la pra baixo (ai fica uma merda pra mexer..)
retirei a roda e, primeiramente, comecei a soltar as porcas q travam aquela peca quadrada (nao sei o nome) de uns 15 por 15cm q amarra o feixe com o eixo e o amortecedor.
retirei o amortecedor (facil, so duas porcas, uma em cada ponta, apesar de que meu amortecedor, em baixo tava preso com uma gambiarra, somente um prego atravessado para trava-lo)
em seguida retirei a peca quadrada de 15/15 (ela tem quatro porcas e trava o eixo atraves de dois ganchos parecidos com um U de cabeca pra baixo) ai, o feixe fica solto no meio, mas continua seguro pelo parafuso do jumelo (para os leigos, a peca q articula as molas) e aquele suporte parecido com o jumelo so q fixo. Dai e so soltar estes dois parafusos e o feixe estara no chao.
Com o feixe solto, coloquei em uma bancada e soltei os parafusos que travam as laminas juntas.
Minha opcao foi limpar a graxa antiga com bastante jornal velho e depois dei uma lixada com uma lixa bem grossa e tbm usei uma lima.
Todas as laminas limpinhas, optei por retirar das 10 que haviam, 3, sendo que foram as menores e as que nao eram aquelas q tinham o parafuso q trava o feixe).
Bom, o feixe na frente ficaria com 7 laminas (opcao minha, vamo ver no q vai dar. tomara q tenha ficado muito enfraquecido e venha a quebrar..)
Em seguida, com muita chapa de raio X veia, cortei as tiras na largura da lamina e comecei o processo:
Lamina menor limpa -> bastante graxa -> tira de raio X
em cima da tira -> bastante graxa -> proxima lamina -> bastante graxa
proxima tira -> graxa, e assim por diante ate a ultima lamina.
Com o sanduiche pronto, travei todas as laminas juntas formando o feixe e voltei com ele pro lugar -> aparafusei no jumelo e no suporte parecido com uma mao francesa q fica na ponta do chassi, perto do parachoque)
Ai vem a parte da instalacao do amortecedor. SUPER facil, nao fosse a porra da bucha de baixo vir com um anelsinho de metal que estreita o orificio e impede o encaixe. tentei de tudo: no final das contas tive q meter a furadeira e ferrar (um pouco a bucha) pra conseguir retirar o anel de metal (tubinho). Optei por descartar a bucha antiga por ela aparentar ser meio froxa..
Com bastante forca e um poco de cuspe constituido de Boemia com churrasquim d gato o amortecedor encaixou ( o de cima eh plug and play mas o de baixo me fez bastante raiva

Depois do amortecedor fixado parti para recolocar a peca quadradinha das 4 porcas.
Impressao importante: por ter tirado 3 laminas o feixe ficou um pouco mais fino, com isso tive q colocar espassadores no parafuso em forma d U
pq senao o tamnho da rosca do parafuso nao seria suficiente para apertar tudo d novo (coloquei uma porca bem grossa em cada rosca para dar o tamnho d aperto)
Ai q vem a questao LEIGO E NOVATO: o conjunto nao ficou taaao apertado quanto antes, ficou uma folga leve: to achando q quanto a este aperto final vou recorrer ao meu mecanico para poder ficar um trabalho 100%...)
Roda d volta pro lugar e VUALÁ!!! esta pronto!
Mas:
* NUNCAAAAA colocando o corpo pra baixo da viatura pq vai q da um terremoto e nao quero perder nenhuma parte do meu corpo.
SEGURANCA EM PRIMEIRO LUGAR!

* Impossivel tal operacao SO usando o macado q vem no carro. PRECISA dos cavaletes.
* Da pra fazer o servico sozinho so q tem q ter RAÇA e um desingripante para as porcas mais garradas.
* Precisa ter um kitizinho razoavel de ferramentas senao pode ser q a coisa nao role.
* Trabalho de uma tarde inteira para cada feixe e amortecedor
(no meu caso q sou leigo e fiz sozinho)
* Tentei postar as fotos juntamente ao topico para ilustrar o conteudo, so q nao deu certo...

* Se prepare pra se lambrecar d graxa, mas nao eh nada q uns 6 meses nao possa levar praquela graxa dentro da unha poder sair eheheheh
(q frescura hein?!)
No momento nao lembro de mais nada, mas se for o caso depois coloco mais alguma coisa
Espero ter ajudado alguem nesta missao!
[]s confortaveis e macios