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Convex Datacenter
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  • #1

    GERAL NA SUPENSAO=AMORTECEDORES + FEIXES




    Salve mocada!

    Entao, to postando esse topico pq era exatamente uma das coisas q eu gostaria d ter lido para me ajudar a fazer minha suspensao. Com isso, espero q ajude aos novatos como eu, q apesar da falta d experiencia, nao falta disposicao nem vontade pra aprender.

    Minha meta era o seguinte: deixar o jeep mais macio e confortavel ao andar on road. Pesquisei pra caramba aq no site, aprendi muito com o relato dos companheiros e cheguei a conclusao de:

    - Comprar 4 amortecedores traseiros de ranger 96;
    - tirar algumas laminas do feixe;
    - fazer o processo das tiras de raio X entre as laminas.

    Obs.: Comprei um par de cavaletinhos a 30 conto cada (imprescindivel!!!)

    Para os interessados, comprei o amortecedor Cofap turbogas a 187,00 o par (melhor preco q achei aq em BH/ MG).

    Por causa da falta de tempo, ate agora so consegui fazer a frente. A traseira vai ficar pra proxima oportunidade.

    Processo e minhas impressoes:

    Levantei o jeep com o macaco dele mesmo (o melhor seria com um macaco daqueles tipo jacare)
    apoiei o carro com os cavalets, um no chassi e outro apoiando o eixo pq se vc suspender sem apoiar o eixo, aos poucos a suspensao cede e a roda vai la pra baixo (ai fica uma merda pra mexer..)
    retirei a roda e, primeiramente, comecei a soltar as porcas q travam aquela peca quadrada (nao sei o nome) de uns 15 por 15cm q amarra o feixe com o eixo e o amortecedor.
    retirei o amortecedor (facil, so duas porcas, uma em cada ponta, apesar de que meu amortecedor, em baixo tava preso com uma gambiarra, somente um prego atravessado para trava-lo)
    em seguida retirei a peca quadrada de 15/15 (ela tem quatro porcas e trava o eixo atraves de dois ganchos parecidos com um U de cabeca pra baixo) ai, o feixe fica solto no meio, mas continua seguro pelo parafuso do jumelo (para os leigos, a peca q articula as molas) e aquele suporte parecido com o jumelo so q fixo. Dai e so soltar estes dois parafusos e o feixe estara no chao.

    Com o feixe solto, coloquei em uma bancada e soltei os parafusos que travam as laminas juntas.
    Minha opcao foi limpar a graxa antiga com bastante jornal velho e depois dei uma lixada com uma lixa bem grossa e tbm usei uma lima.
    Todas as laminas limpinhas, optei por retirar das 10 que haviam, 3, sendo que foram as menores e as que nao eram aquelas q tinham o parafuso q trava o feixe).
    Bom, o feixe na frente ficaria com 7 laminas (opcao minha, vamo ver no q vai dar. tomara q tenha ficado muito enfraquecido e venha a quebrar..)

    Em seguida, com muita chapa de raio X veia, cortei as tiras na largura da lamina e comecei o processo:

    Lamina menor limpa -> bastante graxa -> tira de raio X
    em cima da tira -> bastante graxa -> proxima lamina -> bastante graxa
    proxima tira -> graxa, e assim por diante ate a ultima lamina.

    Com o sanduiche pronto, travei todas as laminas juntas formando o feixe e voltei com ele pro lugar -> aparafusei no jumelo e no suporte parecido com uma mao francesa q fica na ponta do chassi, perto do parachoque)

    Ai vem a parte da instalacao do amortecedor. SUPER facil, nao fosse a porra da bucha de baixo vir com um anelsinho de metal que estreita o orificio e impede o encaixe. tentei de tudo: no final das contas tive q meter a furadeira e ferrar (um pouco a bucha) pra conseguir retirar o anel de metal (tubinho). Optei por descartar a bucha antiga por ela aparentar ser meio froxa..

    Com bastante forca e um poco de cuspe constituido de Boemia com churrasquim d gato o amortecedor encaixou ( o de cima eh plug and play mas o de baixo me fez bastante raiva )

    Depois do amortecedor fixado parti para recolocar a peca quadradinha das 4 porcas.
    Impressao importante: por ter tirado 3 laminas o feixe ficou um pouco mais fino, com isso tive q colocar espassadores no parafuso em forma d U
    pq senao o tamnho da rosca do parafuso nao seria suficiente para apertar tudo d novo (coloquei uma porca bem grossa em cada rosca para dar o tamnho d aperto)
    Ai q vem a questao LEIGO E NOVATO: o conjunto nao ficou taaao apertado quanto antes, ficou uma folga leve: to achando q quanto a este aperto final vou recorrer ao meu mecanico para poder ficar um trabalho 100%...)

    Roda d volta pro lugar e VUALÁ!!! esta pronto!

    Mas:
    * NUNCAAAAA colocando o corpo pra baixo da viatura pq vai q da um terremoto e nao quero perder nenhuma parte do meu corpo.
    SEGURANCA EM PRIMEIRO LUGAR!

    * Impossivel tal operacao SO usando o macado q vem no carro. PRECISA dos cavaletes.

    * Da pra fazer o servico sozinho so q tem q ter RAÇA e um desingripante para as porcas mais garradas.

    * Precisa ter um kitizinho razoavel de ferramentas senao pode ser q a coisa nao role.

    * Trabalho de uma tarde inteira para cada feixe e amortecedor
    (no meu caso q sou leigo e fiz sozinho)

    * Tentei postar as fotos juntamente ao topico para ilustrar o conteudo, so q nao deu certo...

    * Se prepare pra se lambrecar d graxa, mas nao eh nada q uns 6 meses nao possa levar praquela graxa dentro da unha poder sair eheheheh
    (q frescura hein?!)

    No momento nao lembro de mais nada, mas se for o caso depois coloco mais alguma coisa

    Espero ter ajudado alguem nesta missao!

    []s confortaveis e macios

  • #2
    Usuário Avatar de Treme Terra
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    Eu não utilizaria graxa. Graxa com terra vira um exelente abrasivo...
    Junior
    Varginha-MG (Latitude: -21 34' 00,21092'' Longitude: -45 26' 46,34492'')
    www.equipeterra.com.br

  • #3
    Usuário Avatar de ortiz
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    Valeu pela iniciativa, sei que alguns podem não concordar com algumas coisas, mas ja serve de "guia"

  • #4
    Estou pensando em fazer o mesmo... Sobre a retirada dos feixes: não seria preciso colocar algum calço compensando a altura para não dar fim de curso no amortecedor no movimento de compressão?

    Marcos

  • #5
    Valeu pela iniciativa, sei que alguns podem não concordar com algumas coisas, mas ja serve de "guia"
    intao ortiz, longe d mim achar q estou perto d alguma verdade absoluta, a ideia eh essa mesmo, relatei aq e tenho certeza q alguns nao vao concordar e, ai q ta o pulo do gato, irao sugerir algo melhor a se fazer e com isso aprenderei tecnicas melhores!
    to a procura disso mesmo, luiz isso ai foi mal feito, tenta fazer assim ó..

    Estou pensando em fazer o mesmo... Sobre a retirada dos feixes: não seria preciso colocar algum calço compensando a altura para não dar fim de curso no amortecedor no movimento de compressão?

    Marcos
    Fala Marcos!
    ainda to em fase d testes com o servico q eu fiz. Ate me passou pela cabeca tentar compensar o espacinho q ficou com algum calco ou o q eles chamam aq d cunha... vamo ve.. talvez eu coloque mesmo. vc tem razao!

    Eu não utilizaria graxa. Graxa com terra vira um exelente abrasivo...
    _________________
    Quanto ao abrasivo Jr, eu tbm tinha lido aq sobre isso e realmente fiquei preocupado. quando desmontei o feixe percebi q entre algumas laminas tinha uma certa lubrificacao antiga (parecia oleo) e em outras tava ferro com ferro (e tbm ferrugem com ferrugem).
    Varias juntas earticulacoes d carros sao lubrificadas com graxa entao pensei em arriscar a usar o mesmo tipo de lub..
    tomara q nao dissolva minhas laminas tipo acido sulfurico... eheheh

    abracao ai galera

  • #6
    Usuário Avatar de José Augusto
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    luizhenriquecamarabh, 3 lâminas de 10 da frente (originalmente se não me engano variam de 11 a 13), houve uma redução de capacidade de carga à 70 % da situação anterior, vc tirou apoio de um ponto sobre o motor e que com o veículo carregado ou não, não altera muito a carga, sei não..., apesar de ser contra tal procedimento, as molas trazeiras são as que temos mais controle da carga.

    Guincho numa situaçào dessa nem pensar.

    O procedimento da graxa e chapa, Ok, fica muito bom e já muda bastante o comportamento.

    Para ficar mais macio o certo é molas mais compridas. 8)

    Dá uma procurada por "feixe" no forum vc vai achar bastante coisa.

  • #7
    Usuário Avatar de Cláudio Brasília
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    Boa noite...

    Poxa,
    Estava até achando legal este relato/guia, de como assassinar uma suspensão ; e pensando comigo mesmo : será que ninguém vai dizer nada contra? Tudo bem, uns gostam mais macio, para andar no asfalto, outros gostam mais resistente, para andar off-road e carregado (levando um monte de tralhas mais as latinhas e gelo), mas o fato é que, pelo menos penso eu, se o engenheiro, que calculou isto tudo, fez deste jeito, como poderei alterar isto, e para menos? Pessoal, não podemos esquecer, amortecedor não segura peso, o que segura peso é mola; o amortecedor é só para reduzir o movimento brusco da mola, a grosso modo e ele vai para o espaço rapidinho, perdendo a ação, se colocarmos peso para ele suportar. Mas toda experiência é válida e não se esqueça de postar aqui o andamento desta experiência. Um grande abraço e saudações.

  • #8
    Usuário Avatar de Zepi
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    Cláudio,
    Concordo com o que vc disse,que o jipe foi projetado de um jeito e tal...
    Mas só uma coisinha:Lembra pra quê o jipe foi projetado?Acho que foi para algo bem diferente do que andar no asfalto(nem existia asfalto na época,eu acho).
    E outra,naquéla época eles foram produzidos com uma grande margem de resistência,diferente dos veículos modernos que não aguentam muito além do que foram projetados.
    Lembro que ele falou em andar no asfalto,agora se vai usar em trilhas pesadas ou carregar peso,bem aí é outra conversa....

    Abraços.

  • #9
    Salve!

    intao, o claudio tem razao em certas coisas q ele disse, e considero muito os conselhos dos mais experientes, por enquanto ta tudo ok, macio, um pouco mais confortavel, diminuiu um poco o ruido interno, sem shimmy (eh assim q se escreve?)... peguei uma buraqueira ontem pra poder sentir q bicho ia dar e foi na boa...

    Em breve volto a postar aq pra dizer se resistiu ou se quebrou..

    Queria perguntar ao Claudio se ele achou q tirar 3 laminas foi muito ou se ele recomendaria nao tirar NENHUMA? Toda dica eh valida!

    abraco

  • #10
    Usuário
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    Ai galera tambem sou novato (to reformando meu primeiro jeep), mas achei interessante a ideia, ja pensei nisso tambem, só que eu iria tirar mais uma mola do feixe e colocar a mola aspiral para compensar, assim não perderia a resistencia.

  • #11
    Usuário Avatar de José Augusto
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    Citação Postado originalmente por pis
    Ai galera tambem sou novato (to reformando meu primeiro jeep), mas achei interessante a ideia, ja pensei nisso tambem, só que eu iria tirar mais uma mola do feixe e colocar a mola aspiral para compensar, assim não perderia a resistencia.
    Não faz isso, misturar molas, o veículo fica instável (capota mesmo), falo isto com experiência própria, quando comprei este CJ5 tinha uma configuração com 8 laminas mais estas mola helicoidais na frente, já sabia que era perigoso dos casos que colegas contaram, mas andei um tempo assim, foi no mínimo emocionante.
    Na primeira oportunidade retirei esta merd@ e voltei os feixes originais (atualmente 13 folhas, meu motor é pouco mais pesado e tenho guincho).

    O problema de ter menos folhas, está na capacidade de carga do jeep além de aspectos de durabilidade e segurança. Com menos folhas a durabilidade tende a ser menor, se vc carregar pode quebrar ou acabar cansando (desarqueando) os feixes.

  • #12
    Intao Jose Augusto,

    meu jeep ta com motor chevrolet 4 cilindros e nao tem pesos extras tipo guincho, motor pesado de 6 cilindros, etc. com isso, qq vc acha sobre tirar laminas?

    abraco

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