x
Convex Datacenter
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 26

Hybrid View

Usuário Avatar de ronairy
    Entrada
    21/03/2003
    Local
    Itatiba/SP
    Agradecimentos: 0

Alguém já experimentou desmontar tudo como relatado acima, trocar o amortecedor, jumelos originais e montar novamente pra ver como fica ?
    Essa receita + coxins no lugar dos calços de carroceria fica mais silencioso e macio que muito carro semi novo

[]´s
    CJ5 - 2.5L - 4uto - 37" - E-loker
    Amarok - HighLine - 13/14

Usuário Avatar de José Augusto
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Agradecimento: 1
    luizhenriquecamarabh, vc mesmo pode responder esta pergunta, como?
    Vou simplificar bastante para facilitar o entendimento, não considerarei a diferença das cargas entre os eixos (,o correto é fazer proporcional), alem de outros aspectos.
    A título de exemplo, vamos pegar o eixo dianteiro, dá para se ter uma ídeia :

1) Como vc esta alterando carga, vale a regra de 3 simples (,se estivesse alterando comprimento dos feixes aí não) :
    Quanto vc aliviou do peso original, 10%? (peso total com água, óleo e tanque cheio ... 1200 kg ou 1160 kg sem fluidos)
    Vc anda sozinho, leva pouca carga, quanto da capacidade de carga útil vc utiliza 70%? (capacidade 670 kg)

então 10% de 1160 kg = 116 kg e 30% de 670 kg = 201 kg, daí 116+201 = 317 de 1200+670 = 1870 isto dá 317/1870 = 0.19 ou 19 % na configuração original a diânteira são 12 folhas aí 12*0.19 = 2.28 ou 2 folhas, nessa configuração seriam 10 folhas.

Alem disso existe a escalonagem, para uma nova situação de esforço a escalonagem deveria mudar, simplificando e ficando a favor da segurança (para cobrir o diagrama de esforços), na situação acima poderiam ser retiradas apenas as laminas inferiores (as menores).

Como vc vê sempre a a possibilidade de mexer (quando se fazem algumas concessões) porem existe um mínimo de critério para isto.

Abraços.

Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por José Augusto
    luizhenriquecamarabh, vc mesmo pode responder esta pergunta, como?
    Vou simplificar bastante para facilitar o entendimento, não considerarei a diferença das cargas entre os eixos (,o correto é fazer proporcional), alem de outros aspectos.
    A título de exemplo, vamos pegar o eixo dianteiro, dá para se ter uma ídeia :

1) Como vc esta alterando carga, vale a regra de 3 simples (,se estivesse alterando comprimento dos feixes aí não) :
    Quanto vc aliviou do peso original, 10%? (peso total com água, óleo e tanque cheio ... 1200 kg ou 1160 kg sem fluidos)
    Vc anda sozinho, leva pouca carga, quanto da capacidade de carga útil vc utiliza 70%? (capacidade 670 kg)

então 10% de 1160 kg = 116 kg e 30% de 670 kg = 201 kg, daí 116+201 = 317 de 1200+670 = 1870 isto dá 317/1870 = 0.19 ou 19 % na configuração original a diânteira são 12 folhas aí 12*0.19 = 2.28 ou 2 folhas, nessa configuração seriam 10 folhas.

Alem disso existe a escalonagem, para uma nova situação de esforço a escalonagem deveria mudar, simplificando e ficando a favor da segurança (para cobrir o diagrama de esforços), na situação acima poderiam ser retiradas apenas as laminas inferiores (as menores).

Como vc vê sempre a a possibilidade de mexer (quando se fazem algumas concessões) porem existe um mínimo de critério para isto.

Abraços.
    isso se todas aslaminas tivessem a mesma capacidade e função.Como não tem ......

só tentativa e erro

[]'
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Lendo o comentário do Sergio me lembrei de mais um detalhe, muito comum em jeep's, normalmente os feixes por ser um veículo antigo e ter passado na mão de muitos proprietários, não se conhece a verdadeira condição dos feixes, muitas vezes já cansados (arqueados e desarquedos), desgastados com feixes de espessura diferente entre as folhas, muitas vezes troca-se apenas algumas lâminas.

Nesta condição concordo com o Sergio, não se sabe a capacidade de cada feixe e neste caso nem sei se dá para retirar algo.

No caso de feixes novos, onde todas as laminas tem mesma largura e espessura aí sim dá para se fazer uma estimativa.

Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Citação Postado originalmente por José Augusto
    No caso de feixes novos, onde todas as laminas tem mesma largura e espessura aí sim dá para se fazer uma estimativa.
    Nem assim Augusto, as laminas não tem o mesmo comprimento com isso a capacidade de carga é diferente.A lamina menor tem uma capacidade de carga e tb função bem diferente da lamina maior.Uma questão de alavanca.Elas tem tamanhos diferentes e distancias iguais entre as extremidades.

Eu já desmontei o meu feixe muitas vezes na procura de uma configuraçào ideal.Radiografia,graxa,tirei laminas maiores,tirei menores,misturei laminas traseiras com dianteiras, fiz muita coisa e tentei "n"opções até kit fess eu usei.

Acabei me convencendo que Cj pula e é duro.Eu, para o meu uso, achei como melhor configuração retirar a menor lamina e tb a quarta lamina , contando de cima pra baixo.Além disso trocar os amortecedores pelos traseiros da Ranger antiga, que foi o que melhorou mais.
    Todo o resto, como radiografias e graxa não senti quase diferença, sem contar a sujeira e que quando junta com lama fica pior.Calços de carroceria de borracha tb ajudam e principalmente um banco macio.

Vc nào pode retirar laminas indiscriminadamente, um dos maiores problemas, e que muita gente nào observa é o eixo rodar quando tracionado( axle wrap ).

[]'

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 50
    Citação Postado originalmente por Sergio Rocha
    um dos maiores problemas, e que muita gente nào observa é o eixo rodar quando tracionado( axle wrap ).
    Boa observação.
    Eu tava pensando nisso desde o começo do debate.

[]'s

Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Caro Sergio, não sou de chutar, posso de vez em quando pela experiência me abster de alguns cálculos mas normalmente sou balizado por eles, quando escrevi foi baseado e literatura específica da área.
    Já postei alguma coisa sobre o assunto aqui no forum :

http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...=258153#258153

Como escrevi é uma estimativa, me atentei apenas a carga vertical, alem disso o "axel warp" pode ser combatido por dispositivo específico, que não o próprio feixe (as vezes insuficiente), quem define a capacidade de carga de uma peça sujeita a flexão é a inercia da peça, que é dada pela seção transversal (b*h^3/12) e a tensão máxima admissível, como estamos falando de carga e força para limites elasticos lineares (não plasticos e de geometria linear) vale o principio da superposição de efeitos e também a proporcionalidade.
    Quando falo da possibilidade da retirada de folha (também sou contra, como vc pode ver em outros post's), fica implicito a diminuição do esforço a condição da retirada da menor lâmina está coberta por uma condição de excesso.

Apesar de não ser uma grande referência, para este tipo de questões, o manual de fórmulas técnicas de Gieck, atende bem, na seção de Elementos de máquinas (molas), página Q7, existe uma formulação para cálculo da força admissível :

Fadm= b0*h^2*Tadm/6/L

tendo : b0=b*z

onde: Fadm é a força admissível, b é a largura do feixe, z é o número de lâminas, h é a espessura da lâmina, Tadm é a tensão máxima admissível (útimo ponto da reta do limete de porporcionalidade do aço antes de entrar em regime plástico) e L a distância do apoio ao centro do feixe (metade co comprimento do feixe).

Se vc prestar atenção nada mais é que a simplificação da formula da tensão na fibra M/W de uma barra sujeita a flexão (momento atuante / módulo resistente).

Existe um pequeno furo na simplificação, pois desprezei o atrito entre as lâminas, mas este de acordo com "Merkblatt 394", edição de 1974, da "Beratungsstelle fur Stahlverwendung, Dusseldorf" varia entre 2% e 12%, neste caso perfeitamente dispensável pois os erros seguramente são maiores.

Abraços.

Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    José Augusto

Fantástica sua explanação.Pena que aqui no forum pouquíssimas pessoas tenham condições de entender.E eu não estou incluído nessa.

Se todas as molas tem a mesma capacidade se eu retirar a primeira ou a penúltima o resultado vai ser o mesmo ?

[]'

Agora fiquei um pouco preocupado
    no asfalto, a 50km/h, passo num puta buraco:

- costuma quebrar eh o feixe inteiro ou so algumas laminas?

- se quebrar o feixe inteiro, o eixo e a roda deve trepar pra tras e ferrar a lataria e outros certo?

- se for da frente: risco de capotagem pelo fato do jeep ser alto certo?

depois q eu mexi na suspencao, toda saida q eu dou d jeep, do um check por baixo pra ver se ocorreram algumas mudancas tipo: lamina trincada, laminas saindo da posicao, feix empenado, etc...

Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    'Luiz

basta quebrar uma lamina.A mestra.

[]'

Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Caro Sergio, quando digo para retirar primeiramente as inferiores é uma maneira simplificada de cobrir o diagrama de momentos fletores, com bastante folga (sobra na segurança), eu poderia desenvolver toda formulação a partir de conceitos básicos e demonstrar o porque de proceder desse jeito, mas como vc mesmo disse muitos não iriam entender, expus a formulação anterior pois a mesma já esta na forma simplificada e pode ajudar alguem.

Se todas as molas tem a mesma capacidade se eu retirar a primeira ou a penúltima o resultado vai ser o mesmo ?
    Não, pois apesar de todas terem a mesma capacidade, existe a questão geométrica de decalagem na cobertura do diagrama de esforço e retirando a penúltima, pode ser que parte do diagrama de esforços fique descoberto.

Ok?

Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    luizhenriquecamarabh, não querendo ser FDP mas eu avisei, tirar com critério 1 ou 2 laminas traseiras e talvez uma dianteira da situação original e feixes novos (12 ou 13 laminas) e dentro de alguns limites, Ok, vc já estava com 10 e tirou 3.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem