
Postado originalmente por
José Augusto
luizhenriquecamarabh, vc mesmo pode responder esta pergunta, como?
Vou simplificar bastante para facilitar o entendimento, não considerarei a diferença das cargas entre os eixos (,o correto é fazer proporcional), alem de outros aspectos.
A título de exemplo, vamos pegar o eixo dianteiro, dá para se ter uma ídeia :
1) Como vc esta alterando carga, vale a regra de 3 simples (,se estivesse alterando comprimento dos feixes aí não) :
Quanto vc aliviou do peso original, 10%? (peso total com água, óleo e tanque cheio ... 1200 kg ou 1160 kg sem fluidos)
Vc anda sozinho, leva pouca carga, quanto da capacidade de carga útil vc utiliza 70%? (capacidade 670 kg)
então 10% de 1160 kg = 116 kg e 30% de 670 kg = 201 kg, daí 116+201 = 317 de 1200+670 = 1870 isto dá 317/1870 = 0.19 ou 19 % na configuração original a diânteira são 12 folhas aí 12*0.19 = 2.28 ou 2 folhas, nessa configuração seriam 10 folhas.
Alem disso existe a escalonagem, para uma nova situação de esforço a escalonagem deveria mudar, simplificando e ficando a favor da segurança (para cobrir o diagrama de esforços), na situação acima poderiam ser retiradas apenas as laminas inferiores (as menores).
Como vc vê sempre a a possibilidade de mexer (quando se fazem algumas concessões) porem existe um mínimo de critério para isto.
Abraços.
