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  • #1
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    S-10 com óleo no fitro de ar e cabeçote




    Bom dia moçada!!
    Sou meio leigo com motores a diesel, então preciso esclarecer algumas dúvidas com vocês.
    Comprei uma S10 colina CS Diesel 2007/2008 4x4 em julho deste ano. Ela apresentava alguns vazamentos de óleo no cárter e diferencial, o qual mandei para o mecânico e foi resolvido.
    Ontem rodei aproximadamente 40 km na estrada, e depois de algumas horas que cheguei em casa, notei uma gota de óleo no chão (em baixo do cárter). Eu dei umas apertadas nela durante o percurso, e acho estranho que ela não rende depois dos 3.000 rpm (sempre foi assim desde que comprei). Hoje cedo fui dar uma olhada no motor, e tinha uma um pouco de óleo escorrido no cabeçote. Tirei o filtro de ar e verifiquei a presença de óleo (um pouco no filtro e em maior quantidade no cano que vem da turbina). Primeira vez que tirei o filtro para dar uma olhada desde que comprei. Medi o óleo e ele não baixou (verifico todo mês e não muda o nível dele). O antigo proprietário fez o motor dela, que está aproximadamente com 30.000 km rodados. Ela não ta passando de 10,5 km/l mesmo andando a maior parte na estrada a 110/120 km/h. Fiz uma viagem de 700 km em outubro, andando a 120/130 km/h e ela fez por volta de 11,5 km/l A questão é:
    Esse óleo que pingou no chão pode ser o mesmo que está escorrendo do cabeçote?
    Qual o motivo de vazar óleo no cabeçote?
    Esse óleo no filtro de ar, significa que a turbina foi pro pau, podendo aumentar o consumo?

  • #2
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    Rodolfo,

    Tentando esclarecer...

    Se o óleo que pingou do chão é do cabeçote é difícil responder. Mas o principal motivo de vazamento de óleo no cabeçote é vedação deficiente entre o bloco e o cabeçote. Verifique se nessa região você encontra pontos de óleo escorrendo.

    Com relação ao filtro de ar sujo com óleo, dou duas dicas:

    1 - Verifique se o nível de óleo lubrificante não ultrapassou a marca máxima da vareta
    2 - Verifique se o respiro do carter está entupido.

    Tente aí e me conta!

    Abraços!!

  • #3
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    1. O lubrificante está mais ou menos na metade da marca da vareta, pouca coisa à cima do meio.
    2. Como faço para verificar o respiro?. Onde fica e como faço esse teste?

    Esqueci de mencionar, o vazamento é na tampa do cabeçote. Em volta da tampa que coloca o óleo e tambem naqueles parafuros em cima do cabeçote.

  • #4
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    Citação Postado originalmente por RodolfoGrosso Ver Post
    Respondendo:
    1. O lubrificante está mais ou menos na metade da marca da vareta, pouca coisa à cima do meio.
    2. Como faço para verificar o respiro?. Onde fica e como faço esse teste?

    Esqueci de mencionar, o vazamento é na tampa do cabeçote. Em volta da tampa que coloca o óleo e tambem naqueles parafuros em cima do cabeçote.
    Respondendo:

    1 - Ok. Não é problema no nível do óleo!
    2 - Leia aqui mesmo no fórum (tem imagens) http://www.4x4brasil.com.br/forum/la...do-carter.html (Limpeza do respiro do cárter.)

    Este problema de vazamento em volta da tampa do bocal de enchimento de óleo é causado por ressecamento do elemento de vedação da tampa. Se está escorrendo por alí, vc pode fazer um simples teste. Limpe bem a região do bocal e verifique se após algum tempo volta a sujar de óleo. Se sim, troque a tampa.

    Com relação ao vazamento nos parafusos que prendem o cabeçote ao bloco, apostaria minhas fichas na junta de vedação. Substitua a mesma.

    Só existem duas maneiras de vazar óleo nesta região de união entre o cabeçote e o bloco. A principal delas é a deficiência na vedação, causada pelo desgaste natural do elemento de vedação (junta). A menos comum, mas que também acontece, é o empeno do cabeçote. Devido a diferenças de dilatação entre os materiais do cabeçote e bloco, a deficiência na refrigeração desta região pode causar pequenos empenos e estes geram vazamentos.

    Abraços!

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