Bom dia moçada!!
Sou meio leigo com motores a diesel, então preciso esclarecer algumas dúvidas com vocês.
Comprei uma S10 colina CS Diesel 2007/2008 4x4 em julho deste ano. Ela apresentava alguns vazamentos de óleo no cárter e diferencial, o qual mandei para o mecânico e foi resolvido.
Ontem rodei aproximadamente 40 km na estrada, e depois de algumas horas que cheguei em casa, notei uma gota de óleo no chão (em baixo do cárter). Eu dei umas apertadas nela durante o percurso, e acho estranho que ela não rende depois dos 3.000 rpm (sempre foi assim desde que comprei). Hoje cedo fui dar uma olhada no motor, e tinha uma um pouco de óleo escorrido no cabeçote. Tirei o filtro de ar e verifiquei a presença de óleo (um pouco no filtro e em maior quantidade no cano que vem da turbina). Primeira vez que tirei o filtro para dar uma olhada desde que comprei. Medi o óleo e ele não baixou (verifico todo mês e não muda o nível dele). O antigo proprietário fez o motor dela, que está aproximadamente com 30.000 km rodados. Ela não ta passando de 10,5 km/l mesmo andando a maior parte na estrada a 110/120 km/h. Fiz uma viagem de 700 km em outubro, andando a 120/130 km/h e ela fez por volta de 11,5 km/l A questão é:
Esse óleo que pingou no chão pode ser o mesmo que está escorrendo do cabeçote?
Qual o motivo de vazar óleo no cabeçote?
Esse óleo no filtro de ar, significa que a turbina foi pro pau, podendo aumentar o consumo?