Estou com o seguinte problema : - Sportage diesel com 170 mil km, cujo cabeçote teve de ser substituído. Fervia muito. Motor foi para retífica e cabeçote não prestou (trinca abissal), sendo substituído por novo. Ademais, ventoinha nova gel original, radiador reformado e expandido em 50%, sistema de refrigeração recebeu recipiente de expansão do Fiat Siena, tampa radiador nova 0,9 bar com eliminação do 1o. estágio, termostática do Opala 75o. com furo de 4 mm adicional, óleo 20W50 Top Turbo.
Rodando há cerca de 1 semana. Não baixa mais água, tampouco ferve na cidade. Confiável.
Porém : (1) - Tem dificuldade de manter a lenta ao ligar com motor frio; (2) - Muita fumaça branca na ignição, que se mantém nas acelerações, na lenta e em estrada, porém menos; (3) - Motor fora do ponto, segundo o bombista; (4) - Motor aquecendo, ponteiro passando da metade até 3/4 acima de 80 km/h; (5) - Ventoinha não está puxando ar, mas empurrando contra o radiador; (6) - Vertendo fumaça branca e um pouco de óleo pelo tubo da vareta; (7) - Motor é conduzido na "maciota", com som "gostoso", mas é percebida alguma falta de força.
Fumaça branca, pelo que andei apurando, poderia ser uma tal válvula PCV (Ventilação Positiva do Cárter) entupida ? É existente essa válvula nesse motor Mazda RT 2.0 ?
Agradeço por informações.