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  • #1
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    Cabeçote novo, fumaça branca, óleo pela vareta e aquecendo acima de 80 km/h




    Estou com o seguinte problema : - Sportage diesel com 170 mil km, cujo cabeçote teve de ser substituído. Fervia muito. Motor foi para retífica e cabeçote não prestou (trinca abissal), sendo substituído por novo. Ademais, ventoinha nova gel original, radiador reformado e expandido em 50%, sistema de refrigeração recebeu recipiente de expansão do Fiat Siena, tampa radiador nova 0,9 bar com eliminação do 1o. estágio, termostática do Opala 75o. com furo de 4 mm adicional, óleo 20W50 Top Turbo.

    Rodando há cerca de 1 semana. Não baixa mais água, tampouco ferve na cidade. Confiável.

    Porém : (1) - Tem dificuldade de manter a lenta ao ligar com motor frio; (2) - Muita fumaça branca na ignição, que se mantém nas acelerações, na lenta e em estrada, porém menos; (3) - Motor fora do ponto, segundo o bombista; (4) - Motor aquecendo, ponteiro passando da metade até 3/4 acima de 80 km/h; (5) - Ventoinha não está puxando ar, mas empurrando contra o radiador; (6) - Vertendo fumaça branca e um pouco de óleo pelo tubo da vareta; (7) - Motor é conduzido na "maciota", com som "gostoso", mas é percebida alguma falta de força.

    Fumaça branca, pelo que andei apurando, poderia ser uma tal válvula PCV (Ventilação Positiva do Cárter) entupida ? É existente essa válvula nesse motor Mazda RT 2.0 ?

    Agradeço por informações.

  • #2
    Usuário Avatar de mfdomingues
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    Fez a bomba injetora e testou os bivos na retifica do motor?
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #3
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    Recorri a um bombista. Fumaça branca, se o problema for bomba, geralmente indica que há fluxo demasiado de ar, e pouco combustível.

    Este indicou-me que, por motor apresentar, na lenta, por vezes, uma falha de cilindro, que estaria "fora do ponto". Que motor é muito bom, porém requer regulagem a nível "centesimal". Que havendo essa diferença "centesimal", seria inútil mexer na bomba. E que por isso, talvez, estivesse aí todo o problema da fumaça e do aquecimento acima dos 80 km/h. Então pediu retorno ao mecânico, antes de tudo.

    Obs. : O aquecimento acima dos 80 km/h sobe lentamente (até 3/4), com o maior giro e esforço do motor; Mas o retorno do ponteiro para antes da metade ocorre em velocidade mais rápida.

  • #4
    Usuário Avatar de Djalma colombo
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    Óleo saindo pela vareta é porque ta passando pressão pra parte de baixo do motor, a helice ta invertida, por isso ta aquecendo rápido, o correto é corrigir a hélice, medir a pressão dos cilindros e ver se não esta indo água pra admissão passando pela junta do cabeçote!
    Jabiraca 97, mrdi atualmente sem lift!

  • #5
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    Djalma Colombo, exatamente, foi o que o bombista, bastante técnico, indicou-me.

    Quanto à helice, foi ponto de discussão diversas vezes com o mecânico, que montou-a conforme saiu da caixa (disposição de montagem das pás da hélice e engrenagem viscosa).

    Da forma como está montada, está "empurrando" vento (sentido anti-horário, ponto de vista do motor para o radiador).

    Comentei-lhe se haveria possibilidade de inversão da hélice, "puxando" vento (sentido horário, ponto de vista do motor para o radiador), e este ficou em dúvida.

    Verificarei, no retorno, na próxima semana, a possibilidade dessa inversão. Se possível, o farei.

    A dúvida é se não acabarei invertendo o problema, isto é, resolvendo o fluxo de ar pelo radiador na estrada, acima de 80 km/h, e acabando por complicar o resfriamento em uso urbano (anda e pára e marcha lenta).

    Verificarei a questão da água para a admissão, já que tenho ouvido som hidráulico na parte direita do painel (tubulação aquecimento interno da cabine). Se confirmado, explicaria a fumaça branca (vapor de água misturado com CO2).

    Obrigado pela dica.

  • #6
    Usuário Avatar de Djalma colombo
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    Mas inverta o lado da hélice, ela tem que puxar o ar pelo radiador contra o motor, e não como esta!
    Jabiraca 97, mrdi atualmente sem lift!

  • #7
    Usuário Avatar de Glaicon
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    "Forças opostas, iguais, se anulam".
    Se você andar na rodovia em determinada velocidade, recebendo vento "de frente", e a ventoinha fazendo força contrária, empurrando vento do motor para o radiador, você estará teoricamente zerando a ventilação do radiador.
    Troque a ventoinha e o mecânico!

  • #8
    Usuário Avatar de EDuarte
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    Srs, não tem como inverter o sentido do fluxo de ar se não inverter a rotação do motor, não importa o lado que a helice esta, o fluxo de ar sempre será de fora pra dentro, que é o correto.
    Do jeito que esta a helice do amigo a força do vento é pouca coisa menor e fica mais silencioso, só isso.
    Com relação a aquecer em situações extremas, se vc manter o giro na casa dos 3.000 rpm por muito tempo ou em uma longa subida com o pé em baixo, é normal a temperatura subir um pouco desde que ela baixe qdo voltar a situação normal.
    Soprando oleo pela vareta indica que esta passando compressão pro carter, isso é folga entre os aneis e camisa.
    Não sei se o amigo ja teve carro diesel como esse, mas a pegada desses motores é diferente dos a gasolina, tem torque em baixa rotação, ou seja, é carro pra andar na maciota, velocidade de cruzeiro entre 90 e 100 km/h, tem quem anda a 120 km/h constante, mas com motor em ordem, a cima disso por muito tempo aquece mesmo, só em ultrapassagens.
    Ps. Se o mecanico não sabe o lado correto do fluxo de ar, que é basico, acho melhor procurar outro.

    []s
    (DU)
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  • #9
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    Citação Postado originalmente por EDuarte Ver Post
    Srs, não tem como inverter o sentido do fluxo de ar se não inverter a rotação do motor, não importa o lado que a helice esta, o fluxo de ar sempre será de fora pra dentro, que é o correto.
    (DU)
    Mas o sentido das pás ficará invertido, não tendo força de captar o ar e jogar para trás, certo?

  • #10
    Usuário Avatar de EDuarte
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    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Mas o sentido das pás ficará invertido, não tendo força de captar o ar e jogar para trás, certo?
    Não, o sentido das pás continua o mesmo, o que muda é a curvatura que fica mais suave, por isso diminui o barulho e a força do vento, mas continua puxando o ar de fora pra dentro.

    []s
    (DU)
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  • #11
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    Citação Postado originalmente por EDuarte Ver Post
    Não, o sentido das pás continua o mesmo, o que muda é a curvatura que fica mais suave, por isso diminui o barulho e a força do vento, mas continua puxando o ar de fora pra dentro.

    []s
    (DU)
    EDuarte, deu trabalho, mas fui lá desmontar um ventilador e inverter as pás.
    Resumindo, quanta diferença!
    Olhando as fotos se observa o ângulo côncavo das pás, ou seja, elas possuem um formato fechado, que permite colher melhor o ar e empurrá-lo pra frente, conforme o giro da hélice.
    Invertendo-se a hélice, realmente, ela ainda empurra o ar pra frente, mas como uma redução enorme da força.
    Com tranquilidade, posso dizer que o fluxo de ar é reduzido em aproximados 70%.
    Veja ainda pelas fotos que, no lado errado o ângulo das pás fica convexo, ou seja, com uma barriga à frente, dispersando o ar pela sua curvatura para os lados de fora (acima e abaixo).
    Veja a diferença da bolsa vazia à frente do ventilador com a hélice no modo certo e invertido.
    No lado correto da hélice tinha até dificuldade de deixar a bolsa totalmente exposta, pois se dobrava com a força do vento.
    E se vocês olharem as ventoinhas dos veículos, elas também possuem ângulo côncavo nas hélices, exatamente viradas para o motor, ou seja, encaixando o ar e empurrando para o mesmo, sugando o ar que passa pelo radiador.
    Por isso, repetindo o dito nos posts anteriores, o veículo em debate deverá rever a possibilidade de estar com a hélice invertida.
    E não adiantará o radiador ter sete ou 12 litros de capacidade, se não houver fluxo de água eficiente (bomba d´água boa) e fluxo de ar também eficiente, pois o calor exagerado se dá dentro do motor, e não no radiador.
    As fotos, pela ordem, é a hélice instalada no modo correto (desligada e soprando o objeto). Depois, no modo invertido e, finalizando com duas fotos de hélice de Sportage retiradas da internet.
    Por último, Eduarte, manifesto todo o meu respeito e admiração pelo teu trabalho, pois és um dos papas das Sportages, e que mantém o fórum vivo, mas me permita discordar de ti esta vez.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -img_20170930_090113687_hdr.jpg   -img_20170930_090105722.jpg   -img_20170930_090149501.jpg   -img_20170930_090201138_hdr.jpg   -img_20170930_090018539.jpg   -img_20170930_090009868.jpg   -img_20170930_085908321_hdr.jpg   -img_20170930_085856946.jpg   -ventoinha-sportage2.jpg   -ventoinha-sportage.jpg  

    4X4 Brasil

  • #12
    Usuário Avatar de EDuarte
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    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    EDuarte, deu trabalho, mas fui lá desmontar um ventilador e inverter as pás...mas me permita discordar de ti esta vez.
    Glaicon, o forum é pra isso, discordarmos qdo necessário e debatermos o assunto.
    Sua explicação esta corretíssima, mas por favor me diga onde errei, o que vc postou foi o mesmo que postei só que resumi bem.

    Não importa o lado da helice, "o sentido das pás continua o mesmo, o que muda é a curvatura que fica mais suave, por isso diminui o barulho e a força do vento, mas continua puxando o ar de fora pra dentro".

    []s
    (DU)
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