Boa tarde Pessoal,

gostaria de pedir a ajuda de vocês com relação a dois problemas. Tenho uma Freelander 2 versão SE, ano 2007, estou com ela desde 2014, peguei com 78.000 kms e agora está com 102.000 kms, em excelente estado de conservação.

1) Falhas no câmbio automático mas sem patinar nem apresentar mensagem de erro
Está com o seguinte sintoma: Na partida fria, até que alcance a temperatura normal, não apresenta nenhuma falha. Depois de rodar alguns kms já quanto está quente, apresenta pequenos trancos quando passo para a ré, e quando está em baixa velocidade, entre 1 e 2 marcha. Não chega a patinar e nem a subir os giros, só dá alguns trancos sutis, mas suficiente para me incomodar e já preocupar, tratando-se deste carro. Até agora não apresentou nenhuma mensagem de erro no computador de bordo, somente estes sintomas de leves trancos. Pedi para checarem na oficina que costumo levar, esperamos de um dia para outro (fria) e checamos a qualidade do óleo do câmbio, que estava no nível certo, sem cheiro de queimado, sem coloração queimada e nem vestígios de lima. Daí em diante, venho pesquisando e já escutei de tudo. Tentei começar pela troca de óleo do câmbio. Uns falam que é "vitalício" e não se troca "até dar pau", outros falam que tem que se trocar a cada 40\50.000 kms. Recebi também a orientação de não trocar o óleo e começar pelo teste e\ou substituição do kit de válvulas solenóides, mas está difícil encontrar para este carro e por aqui é muito caro. Afinal é um kit de 9 válvulas ou de apenas três? Se puderem me ajudar no geral com relação a este sintoma, ficarei muito agradecido.

2) Alto consumo de gasolina
No primeiro ano, esse carro costumava consumir em média 6\6,5 por litro. De alguns meses para cá o consumo aumentou e está fazendo em média 4,5 km\l e chega a fazer 3,9! É esse mesmo o consumo médio dessa versão desse ano? Pedi para a oficina checar, como ela estava com um sintoma de apagar logo em seguida de dar partida de maneira intermitente, substituímos o sensor da flauta da injeção. Após essa troca, a falha nas partidas foi resolvida mas o consumo não. Os filtros e óleo de motor estão em dia. Alguma dica?

Desde já, muito obrigado!