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  • #1
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    Lightbulb Perda de potencia em alta no 3.0




    Bom dia a todos! depois de um tour em quase todas oficinas da minha cidade sigo com um problema estranho no meu troller 2007!! tenho a pouco mais de 3 meses, com 140.000km,! na primeira viagem que fiz o carro perdia potencia a 100, 110 km, comparado a um corte de combustivel mas não entrava em modo segurança e nem apagava (semelhante a uma falha)! troquei todos os filtros, inlclusive do diesel que ja era novo, troquei de posto e combustivel e tbm nada, passado scaner apresentou falha no 3º bico, foi trocado e todos foram aferidos, mas novamente fui testar e o carro falha (somente em alta), dentro da cidade não cinto diferença apenas demora na partida que pelo que acompanho é normal no 3.0!
    Li bastante sobre a valvula PCV e bomba d"agua! poderia ter alguma relação? att.

  • #2
    Usuário Avatar de Walter da Camper
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    Demora na partida não é normal no 3.0, se a bateria estiver boa e as conexões elétricas (principalmente o terra da bateria) não estiverem oxidadas.

    É preciso ter cuidado com as indicações no scanner. Essa central tem o mau hábito de informar códigos errados de falha.
    O meu, acusa falha no injetor nº 3 quando eu desligo o sensor T-Map que fica no coletor de admissão.

    No seu caso, se não acende a luz de anomalia na injeção, é provável que seja a PCV mesmo. Para fazer um diagnóstico correto, é preciso andar com o scanner no modo leitura contínua e ver o que acontece no momento da falha.

    É impressionante a quantidade de mecânicos que não sabe sequer fazer uma análise racional dos parâmetros de funcionamento do motor, mesmo tendo um bom scanner na mão. Eles se limitam a olhar os códigos de falha e não fazem teste de rodagem monitorando a pressão do rail, o tempo de abertura dos bicos (duração do pulso), avanço da injeção e tantos outros parâmetros que o scanner possibilita.

    Peça para um mecânico andar com o scanner medindo a pressão do rail. Acelerando progressivamente ela tem que ir subindo gradativamente, controlada pela PCV. Ao atingir 3.500 RPM com o acelerador no máximo, tem que chegar a 1600BAR.

    Depois volte aqui para nos contar o resultado.

  • #3
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    16/06/2016
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    Ok! ja realizamos o scaneamento em movimento onde acusou problema no 3º bico mas como disse foi trocado e não resolveu!! vamos realizar novamente! tem algum teste possível em relação a válvula PCV ou somente através do scaner mesmo?? a finalidade desta válvula é somente para alta? att.

  • #4
    Usuário Avatar de Walter da Camper
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    A PCV efetua o controle da pressão do rail (pressão de injeção e, consequentemente a quantidade de combustível injetado) desde a marcha lenta (220BAR) até a rotação máxima do motor (1600BAR).

    Quando digo escanear em movimento, significa monitorar a evolução dos parâmetros (nesse caso a pressão) e não somente os códigos de falha que, inclusive levam a erro de diagnóstico, induzindo a troca desnecessária de peças, como foi o seu caso, que acabou trocando um bico sem necessidade.

    A central eletrônica não consegue monitorar tudo na parte mecânica, exceto se um componente deixar de funcionar.

    No caso da válvula PCV, só haverá registro de erro se ela parar de funcionar (circuito aberto ou em curto) e nesse caso o motor nem pegará. O defeito mais comum na PCV é o desgaste interno e isso só pode ser diagnosticado através do comportamento do motor (pressão do rail), pois não há um código de erro específico para esse defeito.

  • #5
    Citação Postado originalmente por FernandoT4 Ver Post
    Bom dia a todos! depois de um tour em quase todas oficinas da minha cidade sigo com um problema estranho no meu troller 2007!! tenho a pouco mais de 3 meses, com 140.000km,! na primeira viagem que fiz o carro perdia potencia a 100, 110 km, comparado a um corte de combustivel mas não entrava em modo segurança e nem apagava (semelhante a uma falha)! troquei todos os filtros, inlclusive do diesel que ja era novo, troquei de posto e combustivel e tbm nada, passado scaner apresentou falha no 3º bico, foi trocado e todos foram aferidos, mas novamente fui testar e o carro falha (somente em alta), dentro da cidade não cinto diferença apenas demora na partida que pelo que acompanho é normal no 3.0!
    Li bastante sobre a valvula PCV e bomba d"agua! poderia ter alguma relação? att.
    Esse problema semelhante a uma falha e somente em alta rotação está parecendo bomba d'água, ocorreu o mesmo comigo, fiz a troca da peça e 100% novamente. É relativamente simples e barato trocar a bomba d'água, aproveite e troque por completo o líquido de arrefecimento.

  • #6
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    Citação Postado originalmente por Bernardo Hoelz Ver Post
    Esse problema semelhante a uma falha e somente em alta rotação está parecendo bomba d'água, ocorreu o mesmo comigo, fiz a troca da peça e 100% novamente. É relativamente simples e barato trocar a bomba d'água, aproveite e troque por completo o líquido de arrefecimento.
    Ele não teria de entrar em modo de segurança, o que aconteceu no seu? como verifico se é a bomba de água? baixa no reservatório ou teria que retirar? att.

  • #7
    Usuário Avatar de Walter da Camper
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    A bomba d'agua quando está com as palhetas de plástico quebradas faz entrar em modo de segurança e limita a rotação.
    Como ele disse que não entrou em modo de segurança, estou apostando no sistema de alimentação.

  • #8
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    vamos na rodovia agora a tarde com scaner novamente!!

  • #9
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    A bomba d'agua quando está com as palhetas de plástico quebradas faz entrar em modo de segurança e limita a rotação.
    Como ele disse que não entrou em modo de segurança, estou apostando no sistema de alimentação.
    Quando troquei minha bomba d'água com as paletas quebradas o troller não entrou em modo de segurança, e aconteceu o mesmo problema descrito. Na época que troquei houve um tópico aqui onde um forista apresentou falhas no carro, já havia trocado um monte de peças e o Jipeiro MT deu uma explicação bem plausível, a bomba d'água quebrada em alta rotação 'falha' não refrigerando direito e o motor corta a rotação para evitar aquecer.

  • #10
    Usuário Avatar de Walter da Camper
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    Bernardo, esse comportamento de limitar a rotação eu entendo que seja o "modo de segurança". No caso de aquecimento nem acende a luz de anomalia (MIL), já que não foi detectada nenhuma falha e tão logo a temperatura abaixe, o módulo deixa de limitar a rotação e volta ao estado normal.

    Esse negócio de modo de segurança nunca foi bem explicado e sequer o scanner tem algum status específico para dizer se está ou não nesse modo. A única forma de saber é pela limitação da rotação.

    Nas simulações de falha que andei fazendo com o scanner, teve situação que limitou em 2000rpm e teve outras que a limitação ficou em 3000.

    Gostaria de ter acesso à literatura técnica da Siemens para saber os critérios em que a ECU foi programada.



    Citação Postado originalmente por Bernardo Hoelz Ver Post
    Quando troquei minha bomba d'água com as paletas quebradas o troller não entrou em modo de segurança, e aconteceu o mesmo problema descrito. Na época que troquei houve um tópico aqui onde um forista apresentou falhas no carro, já havia trocado um monte de peças e o Jipeiro MT deu uma explicação bem plausível, a bomba d'água quebrada em alta rotação 'falha' não refrigerando direito e o motor corta a rotação para evitar aquecer.

  • #11
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Bernardo, esse comportamento de limitar a rotação eu entendo que seja o "modo de segurança". No caso de aquecimento nem acende a luz de anomalia (MIL), já que não foi detectada nenhuma falha e tão logo a temperatura abaixe, o módulo deixa de limitar a rotação e volta ao estado normal.

    Esse negócio de modo de segurança nunca foi bem explicado e sequer o scanner tem algum status específico para dizer se está ou não nesse modo. A única forma de saber é pela limitação da rotação.

    Nas simulações de falha que andei fazendo com o scanner, teve situação que limitou em 2000rpm e teve outras que a limitação ficou em 3000.

    Gostaria de ter acesso à literatura técnica da Siemens para saber os critérios em que a ECU foi programada.
    Verdade Walter, estava relacionando modo de segurança do motor somente quando a luz de anomalia acendia e cortava a rotação.

  • #12
    Usuário Avatar de PAULO CARECA
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    Fernando........ Se ainda não retirou a bb dágua, faça o seguinte teste, desconete o plug do sensor de temperatura da agua, fica na ou proximo da valvula termostatica, (não é aquele que manda sinal para o marcador do painel) (é o que manda para a centralina), faça com o motor já quente, perdendo potencia, bota para rodar novamente e veja se ainda vai cortar potencia, mas seja rapido para não ter um super aquecimento, se não perder potencia, é a bb dágua. Ou coloque em alto giro e veja se está retornando agua suficiente para o reservatorio, retira a mangueira de retorno no reservatorio e veja. Sds......
    TROLLER 2006

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